COLUNA DO JAECI

Neymar deveria pedir dispensa da Seleção

Não o vejo em condições de continuar treinando e jogando pela Seleção. Não acho que saindo da Seleção ele estará assumindo a culpa

postado em 05/06/2019 12:00 / atualizado em 05/06/2019 09:59

<i>(Foto: Lucas Figueiredo/CBF)</i>
A situação de Neymar se complica a cada dia. Mesmo com o primeiro advogado da mulher que o acusa de estupro dizendo que ela alegou agressões, e não estupro, a denunciante entregou laudos e provas das agressões.

Entre quatro paredes, somente os dois sabem o que aconteceu. E alguém está mentindo no caso. Se ela estiver querendo se aproveitar da situação para ganhar dinheiro, mentindo, deve levar um processo do tamanho do mundo, pois prejudicou e arranhou a imagem de Neymar publicamente.

Se o mentiroso for ele, deve pagar com os rigores da lei, se bem que a denúncia foi feita no Brasil, onde os milionários são protegidos e sempre arrumam uma brecha para escapar. No nosso país, celebridades parecem ser intocáveis, acima do bem e do mal. Nos Estados Unidos, é diferente.

A lei é aplicada para todos: ricos, pobres, milionários, atores de cinema e por aí afora. A única diferença é que os ricos podem pagar advogados mais caros e tentam reduzir suas penas. No Brasil, além de pagarem os advogados mais famosos, os milionários ou celebridades sempre conseguem se safar.

A situação de Neymar é grave, a partir do momento em que o povo brasileiro julga e condena antes mesmo da Justiça. Temo que ele entre em campo na Copa América e o torcedor comece a chamá-lo de estuprador.

Já vimos esse filme repetido várias vezes. Atletas que mataram no trânsito sendo chamado de assassinos, outros, pegos no doping de cocaína, sendo chamados de drogados. O torcedor é cruel. Seria melhor que Neymar se preservasse até que o caso seja esclarecido e definido pela Justiça. A verdade é que, se houve estupro, é gravíssimo.

Se houve espancamento, é grave também. Neymar está entre a cruz e a espada. Quando o cara se relaciona com alguém via WhatsApp, sem saber quem é ou que origem tem, está sujeito a tudo. Um erro grave, que pode custar a carreira dele, ou mesmo a sua liberdade. Não julgo, pois não sou juiz, mas é preciso que tudo seja esclarecido.

O caso mais emblemático aconteceu há alguns anos, no Rio de Janeiro. Ronaldo Fenômeno foi para o motel com quatro travestis que, segundo ele, queriam extorqui-lo. Amigos do Fenômeno dizem que não houve relação com os travestis, e que o objetivo era outro. Um deles foi preso com drogas. O caso nunca foi esclarecido totalmente, mas Ronaldo, que teve sua imagem arranhada, conseguiu dar a volta por cima.

Não sei se Neymar terá estrutura para tal, pois seu caso é muito mais grave. Não o vejo em condições de continuar treinando e jogando pela Seleção. Ele não tem cabeça para isso. Fora da Seleção, com seus advogados e sua família, poderia trabalhar sua estratégia de defesa. Não acho que saindo da Seleção ele estará assumindo a culpa, como dizem alguns. Só sei que o diálogo entre ele e a mulher é de muito baixo nível.

O que passa pela cabeça desses jovens nos dias de hoje? Onde estão os valores morais e de família? Tem gente que acha que o dinheiro compra tudo. Ledo engano. Dinheiro é bom para ter conforto, mas o berço e a educação que nossos pais nos dão é o que levamos por toda a vida.

Tomara que tudo seja esclarecido e que os culpados paguem por seus crimes. Vocês viram a entrevista de Tite na segunda-feira? Dezoito das 25 perguntas dos jornalistas na coletiva foram sobre a acusação do suposto estupro cometido por Neymar. Por isso, reafirmo: é melhor que Neymar peça dispensa da Seleção.

A Copa América é uma competição que não tem apelo para o brasileiro. Ficamos 40 anos sem ganhá-la e nunca nos importamos. E, com Neymar ou sem ele, temos a obrigação de ganhar. As seleções vizinhas estão tão debilitadas quanto a nossa. Repercussão No mundo inteiro, a repercussão do suposto estupro cometido por Neymar é muito negativa para o craque. Ele não deu certo no PSG e é questionado por torcedores e dirigentes.

Odiado pelos companheiros de profissão, com atuações pífias. Neymar chegou ao PSG com o sonho de ser protagonista e o melhor jogador do mundo. Até agora, porém, tem sido um fracasso em todos os aspectos. Pior que isso: envolvido em acusações graves, que poderão acabar com a sua carreira precocemente.

<i>(Foto: Lucas Figueiredo/CBF)</i>
 

Tags: interiormg selefut atleticomg cruzeiroec americamg futnacional seriea futinternacional