América

30ª RODADA

'Visitante indigesto', América vira sobre o Sport e fica mais perto do G-4 da Série B

Destaque da partida foi o armador Bady, que fez dois gols no fim do segundo tempo

postado em 15/10/2013 21:22 / atualizado em 16/10/2013 14:52

Carlos Cruz/América FC

No primeiro jogo da breve sequência na Região Nordeste, o América provou porque é um dos melhores visitantes da Série B. Nesta terça-feira, na Ilha do Retiro, o time apresentou um bom futebol, não tomou conhecimento do Sport e aplicou 3 a 1, pela 30ª rodada do campeonato. A vitória veio de virada, já que Marcos Aurélio colocou os mandantes em vantagem e Elsinho empatou para o Coelho. Na etapa complementar, Bady assumiu a responsabilidade de camisa 10 e marcou duas vezes.

O América alcançou a oitava vitória como visitante e a 12ª na Série B. Agora, o time ocupa a sétima colocação, com 47 pontos. De qualquer forma, a distância para o G-4 do campeonato diminuiu de três para dois pontos. Na próxima sexta-feira, o Coelho fechará sua passagem pelo Nordeste diante do Ceará, na Arena Castelão, em Fortaleza, às 21h50. Será mais um duelo direto pelo acesso à elite nacional.

Já o Sport, que não conseguiu se vingar da goleada de 5 a 0 sofrida pelo rival no dia 30 de julho, em Belo Horizonte, volta suas atenções para o jogo de sábado contra a Chapecoense, na Arena Condá, em Chapecó (SC). O Leão é o terceiro colocado na tabela, com 49 pontos.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DA SÉRIE B DO BRASILEIRO

Empate justo no primeiro tempo


Ao contrário dos jogos no Independência, o América entrou em campo com mais tranquilidade e sem sentir a pressão. O Sport, por sua vez, correu no embalo da torcida e tentou impor seu ritmo no início da partida. Assim, as equipes protagonizaram um primeiro tempo muito equilibrado na Ilha do Retiro.

Logo aos dois minutos, Neto Baiano cobrou falta com muito perigo no canto esquerdo de Matheus. A bola tirou tinta da trave. Na sequência, Willians partiu em velocidade pela ponta e finalizou. Gabriel chegou na hora exata do chute e fez corte providencial, evitando o primeiro gol no Recife.

O jogo “lá e cá” teve prosseguimento. Aos 13, Nikão soltou a bomba na entrada da área e Magrão colocou a bola para escanteio. No lance seguinte, o Sport abriu o placar na Ilha com gol do artilheiro Marcos Aurélio. Ele iniciou a jogada individual, contou com falhas sucessivas da defesa do América e bateu de voleio na saída de Matheus: 1 a 0.

Apesar de ter saído em desvantagem, o América não ficou abatido e permaneceu com maior posse de bola durante boa parte da etapa inicial. Só que os erros excessivos no último passe eram prejudiciais à equipe. Já o Sport aguardava o momento certo para encaixar algum contra-ataque. Marcos Aurélio teve mais uma boa chance, porém parou em Matheus.

Pelo que apresentaram as duas equipes, o empate era o resultado mais justo no primeiro tempo. E ele aconteceu aos 37 minutos, quando Nikão cruzou com muita categoria e o lateral-direito Elsinho apareceu como um “atacante” quase na pequena área. Ele deu leve toque de pé esquerdo e a bola morreu no fundo das redes de Magrão: 1 a 1.

Bernardo Dantas/DP/D.A Press


VEJA COMO FOI O TEMPO REAL DA PARTIDA NA ILHA DO RETIRO

Camisa 10 decide a favor do América

As equipes diminuíram o ritmo no segundo tempo e passaram a insistir um pouco mais em chutes de longa distância. O América até levou perigo nesse tipo de jogada. Após boa troca de passes na entrada da área do Sport, o volante Andrei Girotto soltou a bomba e exigiu grande defesa de Magrão, aos 16 minutos.

Pressionado pela impaciência da torcida, o Sport equilibrou a posse de bola e tentou sufocar o Coelho na defesa. Só que a criatividade do time de Geninho não era a ideal e os lances se resumiam a “chuveirinhos” na área e passes malsucedidos. Chance clara mesmo só aos 29 minutos, quando Nunes escorou cruzamento de Lucas Lima para fora.

E o América provou porque é o segundo melhor visitante da Série B. Bady puxou contra-ataque e serviu a Alessandro, que entrara na partida há poucos minutos. O atacante deu belo corte em Aílson, porém bateu em cima de Magrão. Na sobra, o próprio camisa 10 alviverde tocou para o fundo das redes: 2 a 1.

Ainda deu tempo para Bady fazer seu segundo gol na partida e o terceiro do Coelho. Na jogada ensaiada com Danilo, o meia soltou a bomba em cobrança de falta e colocou a bola no canto direito de Magrão: 3 a 1. Resultado muito merecido para uma equipe que, apesar de ser bastante inconstante no Independência, apresenta muita tranquilidade longe de seus domínios.

SPORT 1X3 AMÉRICA

SPORT
Magrão; Patric (Felipe Azevedo, aos 28 do 2ºT), Aílson, Gabriel e Marcelo Cordeiro; Anderson Pedra, Rithely, Ailton (Chumacero, aos 10 do 2ºT) e Lucas Lima; Marcos Aurélio e Neto Baiano (Nunes, aos 20 do 2ºT)
Técnico: Geninho

AMÉRICA
Matheus; Elsinho, Jaílton, Vitor Hugo e Danilo; Gualberto (Marcelo Rosa, aos 16 do 2ºT), Andrei Girotto, Elvis, Bady e Willians (Kleber, aos 27 do 2ºT); Nikão (Alessandro, aos 24 do 2ºT)
Técnico: Silas

Motivo: 30ª rodada da Série B do Brasileiro
Local: Ilha do Retiro, no Recife (PE)
Data: terça-feira, dia 15 de outubro de 2013
Gols: Marcos Aurélio, aos 13, e Elsinho, aos 37 do 1ºT; Bady aos 34 e 40 do 2ºT
Árbitro: Flávio Rodrigues Guerra (SP)
Assistentes: Lorival Cândido das Flores (RN) e Ubiratan Bruno Viana (RN)
Cartões amarelos: Willians, aos 42 do 1ºT; Elvis, aos 4, Andrei Girotto, aos 6, Matheus, aos 31, e Felipe Azevedo, aos 37 do 2ºT
Público e renda: 18.737 e R$ 243.065,00

Tags: elsinho vitória américa sport g-4 recife virada bady série b