
No primeiro jogo da breve sequência na Região Nordeste, o América provou porque é um dos melhores visitantes da Série B. Nesta terça-feira, na Ilha do Retiro, o time apresentou um bom futebol, não tomou conhecimento do Sport e aplicou 3 a 1, pela 30ª rodada do campeonato. A vitória veio de virada, já que Marcos Aurélio colocou os mandantes em vantagem e Elsinho empatou para o Coelho. Na etapa complementar, Bady assumiu a responsabilidade de camisa 10 e marcou duas vezes.
O América alcançou a oitava vitória como visitante e a 12ª na Série B. Agora, o time ocupa a sétima colocação, com 47 pontos. De qualquer forma, a distância para o G-4 do campeonato diminuiu de três para dois pontos. Na próxima sexta-feira, o Coelho fechará sua passagem pelo Nordeste diante do Ceará, na Arena Castelão, em Fortaleza, às 21h50. Será mais um duelo direto pelo acesso à elite nacional.
Já o Sport, que não conseguiu se vingar da goleada de 5 a 0 sofrida pelo rival no dia 30 de julho, em Belo Horizonte, volta suas atenções para o jogo de sábado contra a Chapecoense, na Arena Condá, em Chapecó (SC). O Leão é o terceiro colocado na tabela, com 49 pontos.
CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DA SÉRIE B DO BRASILEIRO
Empate justo no primeiro tempo
Ao contrário dos jogos no Independência, o América entrou em campo com mais tranquilidade e sem sentir a pressão. O Sport, por sua vez, correu no embalo da torcida e tentou impor seu ritmo no início da partida. Assim, as equipes protagonizaram um primeiro tempo muito equilibrado na Ilha do Retiro.
Saiba mais
Imagens de Sport x América Silas destaca força de grupo do América na virada sobre o Sport: 'Jogo estava para nós' Herói do jogo, Bady diz que América teve calma contra o Sport: 'Não nos abatemos' Geninho vê erros da defesa e do ataque e cobra recuperação em Chapecó Lucas Lima critica: "Um time que quer ganhar não pode jogar desorganizado"
O jogo “lá e cá” teve prosseguimento. Aos 13, Nikão soltou a bomba na entrada da área e Magrão colocou a bola para escanteio. No lance seguinte, o Sport abriu o placar na Ilha com gol do artilheiro Marcos Aurélio. Ele iniciou a jogada individual, contou com falhas sucessivas da defesa do América e bateu de voleio na saída de Matheus: 1 a 0.
Apesar de ter saído em desvantagem, o América não ficou abatido e permaneceu com maior posse de bola durante boa parte da etapa inicial. Só que os erros excessivos no último passe eram prejudiciais à equipe. Já o Sport aguardava o momento certo para encaixar algum contra-ataque. Marcos Aurélio teve mais uma boa chance, porém parou em Matheus.
Pelo que apresentaram as duas equipes, o empate era o resultado mais justo no primeiro tempo. E ele aconteceu aos 37 minutos, quando Nikão cruzou com muita categoria e o lateral-direito Elsinho apareceu como um “atacante” quase na pequena área. Ele deu leve toque de pé esquerdo e a bola morreu no fundo das redes de Magrão: 1 a 1.

VEJA COMO FOI O TEMPO REAL DA PARTIDA NA ILHA DO RETIRO
As equipes diminuíram o ritmo no segundo tempo e passaram a insistir um pouco mais em chutes de longa distância. O América até levou perigo nesse tipo de jogada. Após boa troca de passes na entrada da área do Sport, o volante Andrei Girotto soltou a bomba e exigiu grande defesa de Magrão, aos 16 minutos.
Pressionado pela impaciência da torcida, o Sport equilibrou a posse de bola e tentou sufocar o Coelho na defesa. Só que a criatividade do time de Geninho não era a ideal e os lances se resumiam a “chuveirinhos” na área e passes malsucedidos. Chance clara mesmo só aos 29 minutos, quando Nunes escorou cruzamento de Lucas Lima para fora.
E o América provou porque é o segundo melhor visitante da Série B. Bady puxou contra-ataque e serviu a Alessandro, que entrara na partida há poucos minutos. O atacante deu belo corte em Aílson, porém bateu em cima de Magrão. Na sobra, o próprio camisa 10 alviverde tocou para o fundo das redes: 2 a 1.
Ainda deu tempo para Bady fazer seu segundo gol na partida e o terceiro do Coelho. Na jogada ensaiada com Danilo, o meia soltou a bomba em cobrança de falta e colocou a bola no canto direito de Magrão: 3 a 1. Resultado muito merecido para uma equipe que, apesar de ser bastante inconstante no Independência, apresenta muita tranquilidade longe de seus domínios.
SPORT 1X3 AMÉRICA
SPORT
Magrão; Patric (Felipe Azevedo, aos 28 do 2ºT), Aílson, Gabriel e Marcelo Cordeiro; Anderson Pedra, Rithely, Ailton (Chumacero, aos 10 do 2ºT) e Lucas Lima; Marcos Aurélio e Neto Baiano (Nunes, aos 20 do 2ºT)
Técnico: Geninho
AMÉRICA
Matheus; Elsinho, Jaílton, Vitor Hugo e Danilo; Gualberto (Marcelo Rosa, aos 16 do 2ºT), Andrei Girotto, Elvis, Bady e Willians (Kleber, aos 27 do 2ºT); Nikão (Alessandro, aos 24 do 2ºT)
Técnico: Silas
Motivo: 30ª rodada da Série B do Brasileiro
Local: Ilha do Retiro, no Recife (PE)
Data: terça-feira, dia 15 de outubro de 2013
Gols: Marcos Aurélio, aos 13, e Elsinho, aos 37 do 1ºT; Bady aos 34 e 40 do 2ºT
Árbitro: Flávio Rodrigues Guerra (SP)
Assistentes: Lorival Cândido das Flores (RN) e Ubiratan Bruno Viana (RN)
Cartões amarelos: Willians, aos 42 do 1ºT; Elvis, aos 4, Andrei Girotto, aos 6, Matheus, aos 31, e Felipe Azevedo, aos 37 do 2ºT
Público e renda: 18.737 e R$ 243.065,00