América

CAMPEONATO BRASILEIRO

Por '100%' em casa e meta antes da Copa, América tenta bater o Náutico em Muriaé

Equipes duelam no Estádio Soares Azevedo, neste sábado, às 16h20, pela 9ª rodada

postado em 31/05/2014 06:00 / atualizado em 31/05/2014 00:58

Rafael Arruda /Superesportes

Carlos Cruz/América FC

Três jogos e nove pontos. Eis um breve resumo da campanha do América como mandante nesta Série B. Diferentemente do ano passado, quando sentiu dificuldades para atuar em casa, o Coelho se mostra muito forte na condição de anfitrião até o momento. As vitórias sobre Ceará (3 a 0), Vila Nova (2 a 0) e Joinville (3 a 1) assombram as equipes de fora. E os comandados de Moacir Júnior pretendem manter os 100% de aproveitamento antes da parada da Copa do Mundo. Em Muriaé, eles enfrentam o Náutico neste sábado, às 16h20, pela nona rodada. Um triunfo mantém o time americano na liderança da competição.

Dentro de seus domínios, o América marcou oito gols e sofreu apenas um. A conta poderia ter sido maior se não fossem os arqueiros adversários. Assim, a equipe tende a exercer pressão sobre o desesperado Náutico, que briga para deixar a 16ª posição na tabela. “É importante manter essa força dentro de casa. Isso ajuda muito em competições longas. Desta forma, queremos manter a liderança e buscar o maior número possível de pontos antes da parada da Copa do Mundo”, comenta o volante Andrei Girotto, um dos artilheiros do time na competição, com três tentos.

O Coelho quer manter o ímpeto como mandante e assegurar o objetivo inicial estabelecido por Moacir Júnior. A obrigação do clube é conquistar pelo menos 19 pontos em 30 possíveis antes do Mundial. Ou seja, a vitória em Muriaé garantirá a realização desta missão. “Respeitamos muito o Náutico, mas aqui estamos em casa. A torcida está nos apoiando e a receita é o padrão América de novo. Precisamos voltar a ser um time dinâmico, ofensivo e com atenção total em campo. Esse foi o nosso êxito até o momento do campeonato”, diz o armador Mancini.

O Estádio Soares de Azevedo será palco de América x Náutico pelo fato de Mineirão, Independência e Arena do Jacaré estarem entregues à Fifa como campos de jogo e treino da Copa. Na Zona da Mata, os atletas já sentem o calor da torcida. “Quero retribuir o carinho do torcedor fazendo gols. Para mim, que sou atacante, o que mais quero é fazer gols. Ainda mais agora, com essa receptividade maravilhosa que estamos recebendo aqui”, frisa o atacante Obina. Ele ainda alerta para os possíveis perigos do adversário. “Na Série B todos os jogos são complicados. Então temos que jogar muita dedicação para fazer o resultado e alegrar a torcida que estará nos apoiando”, acrescenta.

Com exceção a Tchô, que segue de fora por conta de lesão no tornozelo, o América tem força máxima para enfrentar o Náutico. Tanto que Moacir Júnior carrega dúvida na lateral direita, cogitando deslocar Pablo no lugar de Elsinho, e Willians ao lado de Mancini no meio-campo. O técnico alviverde tem aquele “problema” que todos gostariam: um leque recheado de opções para formar a equipe titular. Para a reserva também estão relacionados o goleiro Igor Rayan, o zagueiro Renato Santos, o lateral-esquerdo Carlos Renato, os volantes Thiago Santos, Doriva e Júnior Lemos, o meia Diney e o atacante Júnior Negão.

Adversário do Coelho, o Náutico tenta se recuperar no Campeonato Brasileiro e deixar a incômoda 16ª posição. O time pernambucano passa por algumas turbulências internas e enfrenta problemas com atraso de salários. Recentemente, cinco jogadores foram dispensados pela diretoria alvirrubra. Por outro lado, chegaram o zagueiro Edvânio, o lateral Roberto e os volantes Gilmak e Paulinho. Todos estrearão em Muriaé. “Sei que não estou chegando num momento muito bom. O time está numa situação delicada, mas com trabalho, dedicação e aplicação nos jogos, vamos conseguir estas vitórias para melhorar nossa condição”, destacou Gilmak.

AMÉRICA X NÁUTICO

AMÉRICA
Matheus; Elsinho (Willians), André, Vitor Hugo (Renato Santos) e Gilson; Leandro Guerreiro, Pablo, Andrei Girotto e Mancini; Ricardinho e Obina
Técnico: Moacir Júnior

NÁUTICO
Alessandro; Rafael Cruz, Edvânio, William Alves e Roberto; Gilmak, Elicarlos, Paulinho, Raí e Leleu; Vinícius
Técnico: Sidney Moraes

Motivo: nona rodada da Série B do Brasileiro
Local: Estádio Soares Azevedo, em Muriaé (MG)
Data: sábado, 31 de maio de 2014, às 16h20
Árbitro: Vinícius Furlan (SP)
Assistentes: Carlos Augusto Nogueira Júnior (SP) e Daniel Luis Marques (SP)

Tags: américa náutico série b