América

AMÉRICA

Torcedores do América regravam música tradicional alusiva ao clube, em nova versão

Músicos adaptaram a letra para os dias atuais, mudando algumas palavras

postado em 21/11/2017 13:45 / atualizado em 21/11/2017 13:56

Divulgação
A boa campanha do América na Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro tem inspirado até os músicos que torcem pelo clube. Renato Amado e André Guimarães, ambos torcedores e conselheiros do clube, resgataram uma antiga música, alusiva ao Coelho, e fizeram uma nova versão. Originalmente batizada de ‘Coelhinho Barra Limpa’, a nova versão ganhou o nome de ‘Coelhão Barra Limpa’.

Mas essa não foi a única alteração. A nova versão é mais pesada, com riffs de guitarra e uma bateria bem rock’n’roll. Renato, aliás, já é conhecido entre a torcida americana. Ele, que integra a dupla Ritmos da Noite (com o guitarrista Sandro Oliveira), é o autor da versão rock do hino do América, amplamente tocada em rádios e homenagens ao clube.

Rena, como é conhecido, se divide entre a veterinária e a música, e explica como surgiu a ideia da música. “A ideia de gravar foi do André. Surgtiu pelo momento do América, que está galgando, além da Série A, que já está garantida, o posto de campeão. Eu e o André já havíamos tocado esta música em festas do América. A música é muito conhecida da torcida, principalmte do pessoal da velha guarda, e achamos que ela, por ser muito simples, encaixaria no momento do América. Além de ser uma música bem diferente”, frisou.

Barra Limpa era uma expressão muito usada nos anos 70, que significa que ou quem é honesto, confiável, simpático. Foi, inclusive, adotada pelo ex-goleiro, que se tornou comentarita, Kafunga, nas transmissões da Rádio Guarani. Depois de um gol, ele sempre dizia: “Não tem coré-coré! Gol barra limpa”, referindo-se à legalidade do gol.

Mas, segundo Rena, a letra também foi adaptada. “Nada como adaptar uma música em uma nova versão, trazendo para o momento atual. O André deu a ideia de mudar o Coelhinho por Coelhão. Tem a parte que fala do Indepedência, ou calando o Mineirão, onde a gente normalmente está em menor número. Mas fizemos algumas adpatações para cair mesmo no gosto da torcida. Essa música está simbolizando este momento, a nossa resistência. Somos pequenos em número, mas não pequenos em equipe. A ideia suergiu de fazer essas alusões, e uma música divertida, para diversificar. Porque a versão rock já tem 10 anos. Então está na hora de colocar mais uma música para presentaer a torcida nesta semana tão bacana, da ‘decisão’ da Série B”, explicou.

E a ideia foi justamente simplificar. “A gente quis fazer um rock básico, estilo punk, com três acordes. Sem inventar nada. Guitarra distorcida, bateria socada e cantada em uníssono. Facilmente assimilada por qualquer pessoa que queira cantar”, disse André, que diviu com Renato as guitarras e os vocais, e a nova versão já caiu nas graças da torcida americana.


Ouça a nova versão de Coelhão Barra Limpa:

Ouça a versão rock do Hino do América:

Ouça a versão remix do hino do América:

Tags: música nacional serieb americamg