América

AMÉRICA

Para manter embalo no Brasileirão, América enfrenta o Bahia na Fonte Nova

Jogo deste sábado, em Salvador, marca reencontro do Coelho com Enderson

postado em 11/08/2018 06:30 / atualizado em 10/08/2018 20:21

Edesio Ferreira/EM/D.A. Press
Em confronto de equipes com o objetivo de se manter na Série A do Campeonato Brasileiro, Bahia e América se enfrentam neste sábado, às 19h, na Fonte Nova, pela 18ª rodada do Brasileirão. O Coelho busca a vitória para confirmar o bom momento atual e também para bater um “adversário direto” na briga pela manutenção.

O América é o 10º colocado na Série A, com 21 pontos. Já o Bahia, do ex-técnico alviverde Enderson Moreira, é o 16º na tabela, com 18.

América

O América vive um bom momento após a contratação de Adilson Batista. Nos três jogos anteriores, todos sob comando do novo treinador, o Coelho venceu em duas oportunidades (Internacional e Santos, por 1 a 0) e empatou no último (em 0 a 0, com o Palmeiras). Se o Coelho superar o Bahia, o comandante chegará à sua terceira vitória em quatro jogos, feito que nenhum técnico conseguiu em um começo de trabalho no clube nesta década.

Entretanto, o América tem um novo problema para o jogo com o Bahia. O lateral-direito Aderlan está suspenso, e como o outro jogador da função (Norberto) está em trabalho de transição física, Adilson Batista terá de improvisar um atleta no setor. A tendência é que Juninho entre como titular na posição.

Ao longo da semana, Juninho se colocou à disposição para atuar no setor: “Temos opções no grupo. Temos algumas ausências por lesão ou cartão, caso do Aderlan. Mas já atuei na lateral direita. Temos alguns dias ainda pela frente, mas tenho certeza de que quem for escolhido pelo professor Adilson dará conta do recado. Precisamos estar todos preparados, pois estamos vivendo um bom momento no campeonato. Nosso grupo é forte e tem jogadores para suprir e manter a boa fase”.

O restante da equipe deve ser a mesma que empatou com o Palmeiras em 0 a 0, no último domingo, pela 17ª rodada da Série A, no Independência. No banco de reservas, Adilson Batista terá à disposição Fernando Leal, Paulão, Mateus Sabino, David, Matheusinho, Renan Oliveira, Judivan, Robinho e Wesley Pacheco.

Bahia

O Bahia passa por um momento conturbado no Campeonato Brasileiro. Na 16ª posição, com 18 pontos, é o primeiro integrante do Z4. Porém, o clube de Salvador tem um jogo a menos que os concorrentes mais próximos. Nos últimos dois jogos no torneio, o Tricolor empatou com o Fluminense por 1 a 1, no Maracanã, e com o Atlético, por 2 a 2, na Fonte Nova. A última vitória foi sobre o Vitória, por 4 a 1, em casa.
 
O último jogo disputado pelo “Tricolor do Aço” foi contra o Cerro, do Uruguai, na segunda fase da Copa Sul-Americana. O duelo terminou com empate em 1 a 1, que culminou na classificação baiana. Dessa maneira, o time comandado por Enderson Moreira deve estar mais desgastado que o América. O clube mineiro teve toda a semana para se preparar. 
 
Para o confronto, Enderson não poderá contar com o volante Grégore, suspenso por levar o terceiro cartão amarelo. Para seu lugar, as principais opções são Nilton, Flávio e Edson. Entretanto, o treinador preferiu não confirmar sua decisão. “Eu vou avaliar ainda, ver quem pode ser a melhor opção. São três ótimos jogadores, cada um com característica um pouco diferente. Vou avaliar ainda para tomar a decisão. Não temos tempo para treinar, montar a equipe, fazer testes. Vou mais em cima daquilo que acho que possa encaixar melhor com nossa forma de jogar”.
 
Anunciado nessa sexta-feira, o atacante Clayton, ex-Atlético, já foi regularizado e está apto para estrear. Para o duelo contra o América, o Bahia voltar a contar com Nino Paraíba, recuperado de contusão. O meia argentino Allione retornou de empréstimo ao Racing e também participou do treino, mas não deve ser relacionado. Dessa forma, o Bahia deve manter a mesma base que enfrentou o Fluminense, na 17ª rodada do Brasileirão

Reencontro

A partida entre Bahia e América marca o reencontro entre o técnico Enderson Moreira, do “Tricolor de Aço”, e a equipe alviverde. No clube mineiro, entre julho de 2016 e junho deste ano, Enderson conquistou a Série B 2017 e, por consequência, o acesso à Série A. Foram 111 partidas à frente do América, com 43 vitórias, 32 empates e 36 derrotas. No período, o time fez 112 gols e sofreu 110.

Durante a semana, Enderson comentou o primeiro reencontro com o ex-clube: "Nós temos um jogo extremamente difícil (contra o América). Espero que o torcedor possa entender.Eu conheço bem a equipe do América. Marcam muito. Sabem, muito bem, fechar os corredores”.

Enderson está no comando do Bahia há 11 jogos. Na Copa do Brasil, ele eliminou o Vasco nas oitavas de final e segurou o empate por 0 a 0 com o Palmeiras, em Salvador, no duelo de ida das quartas. Na Copa do Nordeste, bateu o Ceará nas semifinais e perdeu o título para o Sampaio Corrêa-MA. Na Copa Sul-Americana, a equipe avançou às oitavas ao passar pelo Cerro, do Uruguai. Já no Brasileiro, em quatro jogos, conseguiu uma vitória e três empates.

BAHIA X AMÉRICA
 
Bahia
Anderson; Bruno (Nino Paraíba), Tiago, Lucas Fonseca e Léo; Nilton (Flávio, Edson), Elton, Zé Rafael, Vinícius e Edigar Junio; Gilberto.
Técnico: Enderson Moreira
 
América
João Ricardo; Juninho (Wesley), Messias, Matheus Ferraz e Carlinhos; Leandro Donizete, Wesley (Juninho) e Gerson Magrão; Marquinhos, Ruy e Giovanni.
Técnico: Adilson Batista
 
Motivo: 18ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador-BA
Data e hora: sábado, 11 de agosto, às 19h
 
Árbitro: Péricles Bassols Cortez (PE)
Assistentes: Clovis Amaral da Silva (PE) e Cleberson do Nascimento Leite (PE)

Tags: americamg bahiaba interiormg futnacional seriea