América

CAMPEONATO BRASILEIRO

América e Fluminense se enfrentam em confronto direto pelo Campeonato Brasileiro

Duelo no Independência servirá como chance de recuperação para os times

postado em 19/08/2018 06:00 / atualizado em 18/08/2018 17:13

Mourão Panda/América
América e Fluminense se enfrentam neste domingo, às 19h, no Estádio Independência, com objetivos bem semelhantes na última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro: precisam se recuperar das respectivas derrotas sofridas no fim de semana passado.

O América visitou, no sábado passado, o Bahia, na Arena Fonte Nova, em partida válida pela 18ª rodada. O Coelho voltou para Belo Horizonte com uma amarga derrota por 1 a 0, que quebrou a sequência de três jogos de invencibilidade do técnico Adilson Batista no comando do time. O Flu, por sua vez, foi goleado pelo Internacional, em pleno Maracanã, por 3 a 0.

Além disso, as duas equipes estão próximas na tabela de classificação. O América está na 11ª posição, com 21 pontos, enquanto o Fluminense ocupa a nona colocação, com um ponto a mais que o Coelho. Ou seja, caso vença, o time alviverde poderá ganhar duas posições ao término da 19ª rodada, mas precisa que o Botafogo, em décimo lugar, perca para o Atlético, também neste domingo, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

Para o duelo deste domingo, Adilson Batista deve alterar o esquema do América. Na derrota para o Bahia, o treinador optou pela escalação com três zagueiros (Paulão, Messias e Matheus Ferraz). Contra o Fluminense, a tendência é que Paulão seja sacado, com Messias e Matheus Ferraz formando a dupla de zaga.

O ataque também deve contar com novidades. Fora do time desde o dia 7 de junho por uma lesão grau 3 na coxa esquerda, Luan é cotado para iniciar a partida como segundo atacante, ao lado do centroavante Rafael Moura, que também ficou fora da titularidade nas últimas partidas do Coelho.

O América chega ao duelo com mais tempo de descanso e preparo do que o adversário. Na última quinta-feira, o Fluminense venceu o Defensor-URU pela Copa Sul-Americana, em Montevidéu, e avançou às oitavas de final. O tricolor retornou ao Rio na sexta, e já viajou para Belo Horizonte no dia seguinte. Mesmo com a sequência pesada dos cariocas, Adilson Batista prega cautela para enfrentar o Flu.

“O Bahia vinha de cinco jogos, então a intenção era bloquear, neutralizar e ir criando um desespero no adversário. Às vezes, se pode induzir o adversário a abrir mais espaços para os contragolpes. Então, essas foram algumas das ideias para o jogo contra o Bahia. Mas nós perdemos. Então, o Fluminense vivencia uma sequência de jogos semelhante à deles. O Fluminense tem um bom elenco, tem um grande treinador, que é o Marcelo, de quem gosto muito. Acima de tudo, nós precisamos ter muita atenção”, afirmou o comandante americano.

Adilson não contará com o lateral-esquerdo Giovanni, que é titular e também atua no ataque, e o atacante Robinho, por pertencerem justamente ao Fluminense. Um acordo impede que o América os escale contra os cariocas.

Fluminense

Apesar de ter perdido na rodada passada do Brasileiro, o Flu chega para o duelo com o moral elevado pela vitória na Copa Sul-Americana, além da convocação do atacante Pedro para a Seleção Brasileira. O centroavante de 21 anos, autor do gol da vitória tricolor no Uruguai, é a principal esperança para os cariocas nesta tarde.

A tendência é que o técnico Marcelo Oliveira mantenha o esquema de três zagueiros para o duelo no Independência. Na derrota para o Internacional, por exemplo, o treinador utilizou o tradicional 4-4-2.  

O principal desfalque fica por conta do volante Airton, com dores musculares na coxa esquerda. O atacante Luciano também permaneceu no Rio de Janeiro tratando de estiramento muscular.

AMÉRICA X FLUMINENSE

América: João Ricardo; Aderlan, Messias, Matheus Ferraz e Carlinhos; Leandro Donizete, Juninho e Wesley; Ruy; Luan e Rafael Moura. Técnico: Adilson Batista.

Fluminense: Julio Cesar, Ibañez, Gum e Digão; Gilberto, Richard, Jadson, Sornoza e Ayrton Lucas; Matheus Alessandro e Pedro. Técnico: Marcelo Oliveira.

Motivo: 19ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: estádio Independência, em Belo Horizonte
Data e horário: 19 de agosto de 2018, domingo, às 19h

Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Jean Marcio dos Santos (RN) e Vinicius Melo de Lima (RN)

Tags: seriea futnacional fluminenserj americamg