América

CAMPEONATO BRASILEIRO

América empata sem gols com o Fluminense, mas sobe na tabela do Campeonato Brasileiro

Coelho criou chances no primeiro tempo, mas pouco produziu na etapa final

postado em 19/08/2018 20:52 / atualizado em 19/08/2018 21:00

Leandro Couri/EM/D.A Press
América e Fluminense ficaram no empate sem gols, na noite deste domingo, no estádio Independência, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os times tiveram dois tempos distintos: enquanto o Coelho pressionou o tricolor na primeira etapa, o time carioca é quem deu trabalho para a equipe alviverde na outra metade do confronto. Os mineiros ainda viram o lateral Aderlan ser expulso na reta final da partida.

Apesar do empate, o América ganhou uma posição na tabela do Brasileiro. O Coelho, que iniciou a rodada na 11ª posição, agora é o décimo colocado, com 22 pontos. O ponto conquistado no Independência fez o time alviverde empatar com o Botafogo, que perdeu para o Atlético, no Rio. Entretanto, a equipe de Adilson Batista leva vantagem no número de vitórias (6 a 5). O Fluminense, por outro lado, permaneceu em nono lugar, com 23 pontos.

O América volta a campo na próxima quarta-feira, às 21h, quando visita o Sport, na Ilha do Retiro. No mesmo dia, às 21h45, o Fluminense recebe o Corinthians, no Maracanã.

O jogo

O técnico Adilson Batista desfez o esquema de três zagueiros utilizado na derrota para o Bahia, na semana passada. Além disso, ele promoveu os retornos do lateral-direito Aderlan, que cumpriu suspensão, e dos atacantes Luan, recuperado de lesão, e Rafael Moura, à titularidade. 

Os times começaram a partida errando muitos passes. Após os primeiros dez minutos, o América passou a tomar conta do campo de ataque, pressionando o Fluminense, que contava apenas com Pedro no campo oposto. Aos 21’, Rafael Moura recebeu grande passe de Luan, saindo cara a cara com o goleiro Julio Cesar. Entretanto, o centroavante alviverde mandou para fora.

O Fluminense, então, adiantou a marcação e chegou a colocar sete jogadores para abafar a saída de bola do América. Ainda sim, o time alviverde encontrou espaço para criar mais uma chance clara de abrir o placar: aos 28’, Messias achou Luan na esquerda, que inverteu para Juninho na direita, cruzando na área. Ibãnez afastou mal, mas Juninho não aproveitou e, na frente do gol, acabou mandando por cima.

Até os 42’, João Ricardo era mero espectador da partida. O goleiro do América só trabalhou quando Pedro arriscou de fora da área. Era a primeira finalização do Fluminense, que sofria com a criação praticamente nula. O centroavante tricolor voltou a rondar o gol alviverde cobrando falta próxima da área, mas errou o alvo mandando por cima.

Para o segundo tempo, Adilson Batista substituiu Luan por Ademir, uma vez que o camisa 11 estava retornando de lesão e não aguentaria atuar os 90 minutos. O Fluminense, por sua vez, não teve alterações, mas voltou acuando o América, algo que não aconteceu na primeira etapa. 

Prova disso é que o tricolor quase abriu o placar aos 19’ em duas oportunidades: na primeira, Matheus Alessandro recebeu dentro da área, pela direita, batendo firme, mas parando na defesa de João Ricardo. Na segunda, o goleiro do América voltou a aparecer, fazendo milagre, quando Gilberto recebeu de Pedro e bateu à queima-roupa no camisa 1 alviverde.

Adilson Batista e Marcelo Oliveira fizeram uma guerra tática. O técnico do América chegou a deixar o time sem centroavante, com a saída do Rafael Moura para a entrada de Matheusinho, mas logo depois colocou Wesley Pacheco no lugar de Leandro Donizete, abrindo o time. Já o treinador do Flu chegou a ponto de deixar quatro atacantes em campo: Pedro, Marcos Júnior, Matheus Alessandro e Everaldo.

Três deles estiveram envolvidos na jogada que quase resultou no gol do Fluminense, aos 36’: Marcos Júnior tocou para Pedro, que bateu prensado. O próprio Marcos recebeu a sobra e tocou para trás. A bola se ofereceu para entrar, mas Matheus Alessandro chegou atrasado na jogada, isolando a bola.

O América ainda viu Aderlan ser expulso aos 44’. O lateral-direito desferiu um chute em Everaldo, no chão, e acabou recebendo o cartão vermelho. 

AMÉRICA 0 X 0 FLUMINENSE

América: João Ricardo; Aderlan, Messias, Matheus Ferraz e Carlinhos; Leandro Donizete (Wesley Pacheco), Juninho e Wesley; Ruy; Luan (Ademir) e Rafael Moura (Matheusinho). Técnico: Adilson Batista.

Fluminense: Julio Cesar, Ibañez (Marcos Júnior), Gum e Digão; Gilberto, Richard, Jadson (Dodi), Sornoza (Everaldo) e Ayrton Lucas; Matheus Alessandro e Pedro. Técnico: Marcelo Oliveira.

Motivo: 19ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Independência
Data: domingo, 19 de agosto de 2018
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Jean Marcio dos Santos (RN) e Vinicius Melo de Lima (RN)
Cartões amarelos: Aderlan e Carlinhos (AME)
Cartão vermelho: Aderlan (AME)
Público pagante: 4.851
Renda: R$ 32.872,00

Tags: americamg futnacional seriea fluminenserj