América

AMÉRICA

Do 4-6-0 ao 4-3-3: mudanças táticas ajudam América a buscar empate com São Paulo

Atacantes entraram no segundo tempo e fizeram a diferença para o Coelho

postado em 22/09/2018 19:47 / atualizado em 23/09/2018 10:54

Daniel Hott / América
No jogo contra o líder São Paulo, neste sábado, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, o América tinha inicialmente uma proposta defensiva. Tanto que escalou quatro volantes – Leandro Donizete, Juninho, Zé Ricardo e David –, além de atribuir aos meias Ruy e Gérson Magrão as obrigações ofensivas. No 4-6-0, o time conseguiu sustentar a pressão são-paulina até os 46min do primeiro tempo, quando Diego Souza completou o cruzamento de Nenê e abriu o placar no Morumbi: 1 a 0. No segundo tempo, o técnico Adilson Batista mudou o esquema tático do Coelho, trocando David pelo atacante Wesley Pacheco. Depois, colocou os atacantes Robinho e Matheusinho nas vagas de Ruy e Juninho. No 4-3-3, a equipe ganhou confiança, aumentou o volume de jogo e empatou aos 35min da etapa complementar, em finalização de Matheusinho: 1 a 1.

“Com a entrada do Matheusinho e do Robinho tivemos outra dinâmica. Era um jogo seguro e controlado. Fomos merecedores do resultado e até merecíamos sorte melhor, se encaixássemos o contra-ataque no fim do jogo”, analisou Adilson Batista, em coletiva depois da partida.

Durante a etapa inicial, o América não finalizou uma vez sequer. O São Paulo teve sete chances, porém apenas uma em direção ao gol – justamente a bola que entrou. Na posse, segundo o Footstats, o Tricolor ficou em vantagem (57% a 43%). Já no quesito passes certos, os mineiros levaram a melhor: 209 a 198. Para Adilson Batista, a estratégia de permanecer na defesa só caiu por terra a partir do momento em que os donos da casa balançaram a rede, nos acréscimos do primeiro tempo. Foi necessário, então, mudar o propósito para os últimos 45 minutos.

“O São Paulo criou algumas situações pelo lado direito, mas estava controlado o jogo. Não tivemos sufoco no primeiro tempo. Mas, com o gol, a gente tem que mudar. Tem que se expor um pouco mais, e foi o que aconteceu. Os que entraram – Matheusinho, Robinho e Wesley –, deram outra vida, foram importantes e colaboraram com os demais no primeiro tempo. Houve entrega, dedicação, personalidade de quem entrou. Não nos intimidamos, trabalhamos bem a bola e saímos organizados”.

Na etapa complementar, o América finalizou seis vezes, sendo três em direção à meta do goleiro Sidão. Além do gol de Matheusinho, o Coelho quase marcou o segundo, com o atacante Wesley Pacheco, após contra-ataque puxado pelo lateral-direito Aderlan. A bola chutada de dentro da área acabou subindo muito.

Tabu

Pela segunda vez como visitante, o América conseguiu empatar com o São Paulo em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. A última igualdade havia sido em 5 de setembro de 1971, quando as equipes duelaram no Pacaembu: 1 a 1. Depois, o Tricolor ganhou seis vezes do Coelho atuando em casa. Já na condição de mandante, o time mineiro só triunfou em uma ocasião: 1 a 0, no Independência, pela 33ª rodada do Brasileiro de 2016.

O América subiu provisoriamente para o 10º lugar, com 31 pontos, mas pode perder quatro posições no encerramento da 26ª rodada. No próximo sábado, às 19h, o desafio da equipe será contra o Corinthians, no Independência.

Tags: Adilson Batista análise tática saopaulosp interiormg seriea futnacional américa