América

AMÉRICA

Em última vitória sobre o Grêmio, América teve que superar Ronaldinho Gaúcho, Tinga e Tite

Clube mineiro não conquista vitória sobre Tricolor gaúcho há mais de 17 anos

postado em 19/10/2018 06:30 / atualizado em 19/10/2018 16:12

Auremar de Castro/Estado de Minas
O América segue na luta pela permanência na Série A do Campeonato Brasileiro. Para se aproximar do objetivo, o clube precisa vencer o Grêmio neste sábado, às 16h, no Independência, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Além da missão de se manter fora da zona de rebaixamento, o alviverde pretende encerrar um tabu de 17 anos sem vitórias sobre o adversário.

Na última vez em que venceu o Grêmio, o América, comandado à época por Procópio Cardoso, superou um rival recheado de destaques, casos de Ronaldinho Gaúcho, Tinga, Zinho e Anderson Polga. O comandante do Tricolor gaúcho era Tite, atual técnico da Seleção Brasileira.

Contradizendo as expectativas, o América venceu o Grêmio por 4 a 3, no Independência, pela Copa Sul-Minas de 2001. Os gols foram marcados por Alessandro, Moacir, Ruy e Flávio Galvão. Wellington Paulo (contra), Warley e Anderson Polga descontaram para os visitantes. 

Na vitória americana, as equipes disputavam a terceira rodada do Grupo 1 da extinta Copa Sul-Minas. Diferentemente dos mineiros, eliminados ainda na primeira fase, o Grêmio conseguiu seguir até a semifinal, quando foi superado pelo Coritiba por 3 a 2 no placar agregado. Depois do triunfo sobre os gremistas, o América voltou a enfrentá-los em outros nove jogos, com cinco derrotas e quatro empates. 

Estrelas do Grêmio
 
O principal destaque do tricolor naquele ano era o jovem Ronaldinho Gaúcho, com apenas 21 anos. Mais tarde, o meio-campista se transferiu para o futebol europeu onde construiu uma trajetória de conquistas como a Liga dos Campeões, além de diversos títulos nacionais pelo Barcelona. Pela Seleção Brasileira, Ronaldinho conquistou o pentacampeonato da Copa do Mundo, em 2002. 
 
Além do ídolo do Barcelona, o Grêmio contava com outros jovens promissores: o meia Tinga, com apenas 23 anos, e o zagueiro Anderson Polga, de 22, viriam a se destacar internacionalmente na sequência de suas carreiras. Na Europa, Tinga teve boa passagem pelo Borussia Dortmund, da Alemanha, enquanto Polga ficou por muitos anos no Sporting de Portugal. O defensor ainda representou a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2002.
 
 
Situação atual do América
 
Voltar a vencer o Grêmio pode ser um passo importante para o América na luta contra o Z4. O clube mineiro terá nove partidas pela frente para tentar alcançar os pontos necessários para afastá-lo da degola. 

Segundo os cálculos do Departamento de Matemática da UFMG, um clube que somar 45 pontos terá apenas 1,147% de chances de ser rebaixado. O Coelho, portanto, necessita de 12 pontos em 27 possíveis (quatro vitórias). No momento, os comandados de Adilson Batista estão em 15º, com 33 pontos, a dois do 17º, Ceará, que soma 31.

Tags: Ronaldinho Gaúcho futnacional seriea tite gremiors interiormg americamg