América

AMÉRICA

América tira jovens da base do Lanna Drumond e promete regularizar CT em 15 dias

Centro de treinamento do América está sem alvarás da prefeitura de Contagem e laudo técnico exigido pelo Corpo de Bombeiros

postado em 15/02/2019 19:55 / atualizado em 15/02/2019 22:35

<i>(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D. A Press)</i>
O América decidiu hospedar em um hotel de Belo Horizonte os 48 jogadores de suas categorias de base que viviam nos alojamentos do Centro de Treinamento Lanna Drumond, na Pampulha. A medida se deveu a irregularidades no local. Em 13 de fevereiro, o clube foi notificado pela prefeitura de Contagem por falta dos alvarás de licença de localização e funcionamento. Foram dados 15 dias de prazo para regularização. No mesmo dia, o Corpo de Bombeiros constatou ausência de registro do projeto técnico do local.

A informação sobre a transferência dos jovens para um hotel foi dada nesta sexta-feira por Anderson Racilan, membro do conselho de administração do América. Ele recebeu a imprensa nos alojamentos do CT Lanna Drumond e explicou as providências que serão tomadas pelo clube para a legalização do espaço.

<i>(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D. A Press)</i>
Todos os clubes do país passaram a ser alvo de vistorias em seus centros de treinamentos após a tragédia ocorrida no Ninho do Urubu, do Flamengo, há exatamente uma semana. Um incêndio em contêineres que abrigavam atletas deixou dez mortos e três feridos. 

Na Grande Belo Horizonte, foram encontradas irregularidades no CT do América e nas Tocas da Raposa I e II, centros de treinamento da base e dos profissionais do Cruzeiro, respectivamente.

“A gente, de fato, não esperava um acidente (relacionado ao Flamengo). Foi um acidente lamentável. A gente já vinha tomando algumas precauções e prevenções no nosso CT. Mas, depois do acontecido, outras medidas foram tomadas. Em poucos dias, toda situação de CT será regularizada, no máximo dez, 15 dias. A partir de sexta-feira (dia 8/2), nós desmobilizamos o CT e tiramos todos os atletas, que estão alojados em um hotel três estrelas. Eles vêm e vão ao clube de ônibus, também levaremos para a escola. Isso é uma questão geral de segurança, para que a gente apresente um projeto ao Corpo de Bombeiros para que levemos a eles aquilo que temos como certeza e com a segurança que nosso CT tem”, disse Anderson Racilan durante visita aos alojamentos com os jornalistas.

<i>(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D. A Press)</i>
O alojamento do Lanna Drumond tem capacidade para abrigar cerca de 60 jogadores, segundo o clube. O número não é exato porque alguns se hospedavam no local temporariamente, enquanto faziam testes. Há uma estrutura de alvenaria, chamada Casa do Atleta, com dez quartos, cada um deles com capacidade para seis jovens. Durante a visita, a casa cheirava à tinta. No chão, havia resquícios de pintura fresca. O clube fez ajustes estruturais para instalação das diretrizes apontadas no projeto de prevenção de incêndio. Além disso, houve instalação de placas de fuga e a perfuração de paredes. Os retoques foram feitos para dar acabamento nessas mudanças.

<i>(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D. A Press)</i>
No mesmo terreno da casa, há também quatro contêineres habitáveis. A capacidade deles não foi informada. Segundo a direção do América, essa estrutura temporária foi usada para receber jovens em testes até o fim de 2018, ano em que o clube integrou as categorias Sub-14, 15, 17 e 20 no CT Lanna Drumond. Este ano, o espaço foi desativado e passou a ser usado como depósito, não mais como dormitórios.

<i>(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D. A Press)</i>
“Temos quatro contêineres aqui, mas não são mais utilizados pelos atletas desde o fim do ano passado para a base. Hoje, eles são utilizados como almoxarifado, para guardar material de limpeza e de capina. Quando utilizado, ele era destinado para suprimir alguma falta de alojamento para meninos que vinham fazer teste. Era eventual, eles ficavam três, dois dias, unicamente para testes. Os jogadores da nossa base são alojados na Casa do Atleta”, explicou o dirigente. Os contêineres tinham fiação elétrica exposta e janelas com grade.

<i>(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D. A Press)</i>
O América já havia sido notificado pelo descumprimento das normas em 2015. Em 2017, o clube fez uma consulta prévia ao município acerca do alvará de licença de localização e funcionamento do centro esportivo, mas não deu prosseguimento ao processo.

<i>(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D. A Press)</i>
Na última terça-feira, uma equipe de fiscalização da prefeitura esteve no Lanna Drumond, mas não pôde acessar o local. A não autorização para a entrada do corpo fiscal se configura como irregularidade passível de multa. Anderson Racilan explicou que o clube ainda não foi multado e admitiu os erros negligenciais.
 
“Não temos multa, não há nada irregular aqui no CT cabível de multa. O CT está em perfeitas condições, mas, obviamente, a gente precisa regularizar aquilo que falta. Acredito que não teremos multa. Tem coisa que não temos que ficar justificando, quando você está errado, temos que dar a mão à palmatória e falar que, realmente, não cumprimos. Mas, agora, o América vai cumprir, com certeza, e teremos outro encontro para apresentar a vocês o laudo dos Bombeiros, o alvará, e a gente da diretoria agora não abre mão de regularizar toda situação. Infelizmente, na terça, no momento que a fiscalização esteve no CT, não tinha ninguém responsável para recebê-los, e o porteiro, infelizmente, por infelicidade, não os recebeu. Mas tudo isso já está superado, estivemos na Prefeitura falando com os responsáveis. É inadmissível não permitir que uma autoridade entre, o porteiro cometeu o equívoco, mas o CT está de portas abertas para qualquer entidade que quiser fiscalizar”, explicitou Anderson Racilan.

“Sobre o alvará de localização, que também está em tratativa com a Prefeitura, na próxima semana a gente deve resolver isso. Sobre o laudo (técnico), estamos fazendo um projeto. Contratamos uma empresa, e ela deve nos dar o projeto para apresentarmos em dez, 15 dias aos Bombeiros”, acrescentou o dirigente.
 
Uma nova visita dos fiscais da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros será marcada. “Ainda não tivemos exigência nem da Prefeitura e nem dos Bombeiros. Vamos receber a visita, nos próximos dias, tanto dos fiscais da Prefeitura quanto do Corpo de Bombeiros, para que eles façam uma vistoria no CT e nos passem o que precisa, e se precisa (de alteração)”, finalizou Racilan.

Nota da Prefeitura de Contagem

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, informa que o América Futebol Clube não tem Alvará de Licença de Localização e Funcionamento para o Centro Esportivo e Alojamento localizado na rua Bom Retiro, nº 13, bairro Tijuco.

A Subsecretaria de Licenciamento e Fiscalização Urbana ressalta que não há registro no órgão municipal de solicitação do Alvará pelo clube, embora o América tenha sido notificado em 2015 pelo descumprimento da norma.

Em 2017, o América Futebol Clube fez uma consulta prévia ao Município acerca do Alvará de Licença de Localização e Funcionamento do Centro Esportivo, mas não deu prosseguimento ao processo.

Na última terça-feira, 12 de fevereiro de 2019, uma equipe de fiscalização da Prefeitura de Contagem esteve no endereço citado, mas não teve o acesso autorizado. Diante disso, foi lavrado o auto de notificação ao clube com os seguintes termos:

- A empresa tem prazo de 15 (quinze) dias para providenciar o Alvará de Licença e Localização e Funcionamento, como determina a Lei;

- A empresa fica notificada a apresentar em 48 (quarenta e oito) horas o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. O prazo vence às 15 horas do dia 14 de fevereiro de 2019.

A Prefeitura ressalta que se os dispositivos citados acima não forem cumpridos, o América Futebol Clube fica sujeito à multa, embargo e interdição do Centro Esportivo e Alojamento.

Por fim, a Prefeitura destaca que a não autorização para a entrada do Corpo Fiscal no local, no último dia 12 de fevereiro, se configura como irregularidade passível de multa.

Nota do Corpo de Bombeiros 

Não houve registro de projeto técnico do Centro de Treinamento do América, em Contagem, junto ao CBMMG. Portanto, a edificação se encontra irregular em relação às medidas contra incêndio e pânico e também já foi devidamente notificado pelo CBMMG.

Nota do América 

O América confirma que recebeu uma notificação da Prefeitura de Contagem, nesta semana, e que está providenciando todos os ajustes solicitados.

O Clube destaca que, antes mesmo da notificação, já havia contratado uma empresa especializada em prevenção e combate a incêndio, a fim de verificar as condições de segurança do centro de treinamentos.

Com base nisso, um novo projeto contendo todas as modificações necessárias será apresentado ao Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e submetido à aprovação.

O América está plenamente empenhado em atender todas as medidas necessárias para garantir a segurança de seus atletas e colaboradores.

Tags: americamg serieb futnacional interiormg