América

AMÉRICA

América avalia opções para suprir ausência de Matheusinho em jogo contra o Guarani

Expulso contra o Atlético, meia será desfalque nesta quarta-feira

postado em 18/03/2019 18:00 / atualizado em 18/03/2019 20:11

<i>(Foto: Mourão Panda / América)</i>
O técnico Givanildo Oliveira analisa as alternativas no elenco do América para substituir o meia Matheusinho, expulso na derrota por 3 a 2 para o Atlético, domingo, no Mineirão, por acertar com a sola da chuteira a canela do meia Cazares. O time alviverde enfrentará o Guarani nesta quarta-feira, às 21h30, no Independência, pela 11ª rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro.

O mais cotado para a vaga de Matheusinho é o atacante França, que tem sido bastante acionado nas partidas do Coelho no Estadual. Sua melhor atuação foi contra o Boa, em 24 de fevereiro, quando marcou os dois gols americanos na vitória por 2 a 1. Numa eventual entrada de França, Marcelo Toscano poderia ser deslocado para a função de armador.

O experiente Neto Berola, de 31 anos, é outra opção, porém esbarra no condicionamento físico. Em 2019, ele não conseguiu jogar uma partida na íntegra, ficando em campo no máximo até os 19 minutos do segundo tempo, nos jogos contra Villa Nova (3 a 0, no Independência) e São Raimundo-RR (0 a 0, em Boa Vista, pela primeira fase da Copa do Brasil).

Quando esteve em ação, Berola mostrou qualidade em jogadas de velocidade, drible e movimentação. Ele marcou dois gols na vitória por 3 a 1 sobre a URT, no Independência, pela sexta rodada do Estadual. A terceira via seria Ademir, que acumulou apenas 44 minutos em campo, mas ainda assim conseguiu balançar a rede na goleada diante do Tupi por 5 a 0, no Horto.

Ao analisar a ausência de Matheusinho, Givanildo Oliveira afirmou que o substituto terá condições de corresponder à altura. “Às vezes ficamos sem alguns jogadores na competição, isso é natural. Pode ser o Matheusinho, como vai ser, porque ele foi expulso, como qualquer outro jogador. Eu, como treinador, fico torcendo para não ter expulsão e nem contusão, pois é uma rota da competição e você começa a perder muitos jogadores. Nós até que estamos em uma situação de contusão boa, não tem acontecido. Mas aí aconteceu com Matheusinho (expulsão). Tem gente para entrar no lugar dele e corresponder”.

Felipe Azevedo, por sua vez, dispôs-se a cumprir a função de armador. “Quando o Matheusinho não pôde jogar, o Givanildo colocou o Marcelo Toscano no meio-campo e o França mais aberto. Porém, se precisar, faço essa função também. No começo do ano, jogava assim. Mas, caso jogue nessa posição, serei um meio-campista mais de infiltração e carregar a bola. Vamos aguardar para ver o que o Givanildo vai definir. Acredito que não fuja muito disso. O Toscano sabe fazer muito bem essa função”.

Terceiro colocado no Mineiro, com 21 pontos, o América precisa vencer o Guarani e torcer por tropeço do Cruzeiro (2º, com 22) contra a Caldense para terminar a fase de pontos corridos na vice-liderança. Nas quartas de final, haverá jogo único na casa da equipe mais bem colocada na primeira fase. Em caso de empate, a vaga será decidida nos pênaltis. Na semifinal e na final, o time de melhor campanha terá vantagem de jogar por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols.

Tags: cartão vermelho guarani matheusinho américa futnacional interiormg desfalque