América

SÉRIE B

Com meta de voltar à elite, América visita ascendente Operário-PR em estreia na Série B

Clubes se enfrentam pela primeira rodada, em Ponta Grossa, no Paraná

postado em 26/04/2019 06:30 / atualizado em 26/04/2019 14:15

<i>(Foto: Estevão Germano / América)</i>
O América visita o Operário no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa, nesta sexta, às 19h15, pela primeira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Rebaixado da elite do futebol nacional na temporada passada, o clube mineiro busca fazer uma boa campanha na Segunda Divisão para terminar entre os quatro primeiros e retornar à Série A. 
Em 2018, o América não conseguiu escapar da degola ao encerrar o Brasileiro com 40 pontos na 18ª colocação. Ao longo da competição, o clube teve três treinadores: Enderson Moreira, que se transferiu para o Bahia em junho; Adilson Batista, demitido em novembro após resultados negativos; e, por fim, Givanildo Oliveira, que retornou ao Coelho com a missão de permanecer na Série A, mas sem êxito. 

Mantido no comando do América, Givanildo Oliveira levou o clube até as semifinais do Campeonato Mineiro. O Coelho foi eliminado por 6 a 2 no placar agregado diante do Cruzeiro (3 a 2 na ida, no Independência, e 3 a 0 na volta, no Mineirão). Após a derrota, o elenco fez uma intertemporada de 18 dias visando a estreia na Série B.

Ao Superesportes, o atacante Júnior Viçosa falou sobre as semanas de preparação para a Série B. O jogador ressaltou a briga do América pelo retorno à Série A. 

“Tivemos duas semanas para trabalhar. Treinamos forte durante esse período, como uma pré-temporada para podermos começar bem a Série B. Nosso objetivo é tentar pontuar ao máximo nesses oito jogos antes da parada da Copa América (em junho e julho) para depois voltarmos fortes. O objetivo do América é conquistar o acesso, já que sempre que disputa a Série B entra brigando por vaga”, afirmou. 

E no jogo de abertura da Série B, Viçosa não terá ao lado um de seus parceiros do ataque. Marcelo Toscano sentiu dores na coxa direita e ficou em Belo Horizonte. Além do camisa 7, o América também não contará com o atacante Neto Berola, com uma lesão no adutor da coxa esquerda; o zagueiro Pedrão, com uma entorse leve no joelho direito; e o zagueiro Lima, em transição física. 

Por outro lado, o América ganhou o reforço do volante Juninho. O jogador se recuperou totalmente de uma fadiga acumulada na coxa esquerda que o deixou fora dos gramados por um mês. 

O América deve entrar em campo nesta sexta-feira com Fernando Leal; Leandro Silva, Diego Jussani, Paulão e João Paulo; Juninho, Zé Ricardo, Felipe Azevedo, Matheusinho e Jonatas Belusso; Júnior Viçosa.

Operário-PR


O Operário-PR conta com dois trunfos para começar bem a Série B do Campeonato Brasileiro: o trabalho longevo do técnico Gerson Gusmão, desde março de 2016 no clube, e a permanência das principais peças que participaram das conquistas nacionais mais recentes da equipe: a Série D, em 2017, e a Série C, em 2018.

Após eliminação no Campeonato Paranaense, o Operário ganhou 27 dias para se preparar para a Série B. Dessa forma, o clube atuou em dois jogos-treinos: vitória por 1 a 0 sobre o Paraná e goleada por 5 a 1 sobre o Sub-20 do Athletico. 

O técnico Gerson Gusmão deve mandar a campo o mesmo time que goleou o Athletico com: Simão; Léo, Lázaro (Alisson), Sosa e Allan Vieira; Chicão, Índio e Xuxa; Uilliam, Felipe Augusto e Bruno Batata.

O único desfalque deve ser o meia Cleyton, que se recupera de entorse no tornozelo esquerdo. 

OPERÁRIO-PR x AMÉRICA 

Motivo: primeira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Data: sexta-feira, 26 de abril
Horário: 19h15
Local: Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa
Árbitro: William Machado Steffen (SC)
Auxiliares: Eder Alexandre e Thiaggo Americano Labes (ambos de Santa Catarina)

OPERÁRIO-PR
Simão; Léo, Lázaro (Alisson), Sosa e Allan Vieira; Chicão, Índio e Xuxa; Uilliam, Felipe Augusto e Bruno Batata.
Técnico: Gerson Gusmão

AMÉRICA
Fernando Leal; Leandro Silva, Diego Jussani, Paulão e João Paulo; Juninho, Zé Ricardo, Felipe Azevedo, Matheusinho e Jonatas Belusso; Júnior Viçosa
Técnico: Givanildo Oliveira


Tags: americamg interiormg serieb futnacional operário