América

AMÉRICA

Fernando Leal acerta rescisão de contrato com América e avalia se continuará jogando ou encerrará carreira

Goleiro de 37 anos estava no Coelho desde julho de 2014

postado em 09/10/2019 20:17 / atualizado em 10/10/2019 17:43

<i>(Foto: Mourão Panda/América)</i>
O goleiro Fernando Leal acertou nesta quarta-feira sua saída do América. A rescisão contratual, que será assinada nos próximos dias, ocorreu de forma amigável. Tanto o jogador de 37 anos quanto o diretor de futebol Paulo Bracks confirmaram ao Superesportes a informação divulgada pela Rádio Itatiaia.

Nos últimos dias, Leal procurou Paulo Bracks e pediu para ser desligado, já que não vinha sendo aproveitado na equipe de Felipe Conceição e cogitava até mesmo encerrar a carreira. Por causa de sua saída e da lesão de Jori, então titular, o clube fechou a contratação de Léo Lang, de 21 anos, que estava no Inter de Minas, de Itaúna.

Procurado pela reportagem, Fernando explicou que ainda não definiu se vai ou não parar de jogar futebol. Segundo ele, existem sondagens de clubes de São Paulo e do Rio de Janeiro. 
“Realmente na entrevista que havia dado a vocês a ideia era aquela. Mas agora estou pensando em continuar. Tive sondagens de equipes de São Paulo e do Rio de Janeiro, então vou analisar com calma. Há tanto a possibilidade de parar quanto a de continuar. Diria, neste momento, que a chance de seguir jogando é maior”.

Ao mesmo tempo em que cogita seguir nos gramados, o experiente goleiro já debate com familiares o projeto de abrir uma empresa em Belo Horizonte. Ele está adaptado à cidade ao lado da esposa, Nathália, e dos filhos Matheus, de 15 anos, e Ana Clara, de 12.

Fernando Leal estava no Coelho desde julho de 2014, quando foi contratado para substituir Matheus, negociado com o Braga, de Portugal, por 2,4 milhões de euros (R$ 7,2 milhões). À época, ele mostrou alto nível em suas defesas e colaborou para que time terminasse o turno da Série B em terceiro lugar, com 33 pontos. Uma lesão muscular na coxa direita, porém, abriu espaço para a concorrência. E João Ricardo, inicialmente reserva, tornou-se titular definitivo, tendo disputado 214 partidas até sua saída do Lanna Drumond, em dezembro de 2018.

Ao todo, Leal fez 42 jogos com a camisa americana. Em 2019, ele começou a temporada como titular, em razão da transferência de João Ricardo para a Chapecoense, e emplacou o maior número de partidas em um ano: 17. Foram 13 no Campeonato Mineiro, duas na Copa do Brasil e duas na Série B. A última aparição do camisa 1 ocorreu em 30 de abril, no revés para o Botafogo-SP, por 1 a 0, no Independência, pela segunda rodada da Série B.

Mineiro de Uberaba e revelado pelo Cruzeiro em 1999, Fernando Leal teve passagens ainda por Ipatinga, Criciúma, Icasa-CE, River-PI, Bahia, Mirassol-SP, Vitória, Grêmio Barueri-SP, Oeste-SP e Fortaleza. No momento, o titular do América é Airton. Os outros goleiros do clube são Thiago, Léo Lang, Robson e Jori, em recuperação de cirurgia no menisco do joelho direito.

Fernando Leal no América:

17 jogos em 2019

1 jogo em 2018 (chegou a ser emprestado ao Mirassol-SP no Paulista)

6 jogos
em 2017

3 jogos
em 2016

2 jogos
em 2015

13 jogos
em 2014

Total: 42 jogos

Tags: Fernando Leal goleiro interiormg futnacional mercadobola serieb americamg