América

AMÉRICA

América relembra 'história de resistência' e se manifesta nas redes sociais contra racismo

Clube alviverde homenageou os ídolos Juca Show, Jaburu e Juninho

postado em 01/06/2020 18:11 / atualizado em 01/06/2020 18:56

(Foto: Mourão Panda/América)
América utilizou as redes sociais para apoiar a luta contra o racismo. Nesta segunda-feira, o clube fez uma publicação em que exaltou os ídolos negros de sua história, como Juca Show, Jaburu e Juninho

“Nossa história é de luta e de resistência. E temos muito orgulho de ter um negro entre nossos fundadores, além de ídolos eternos como Juca Show, Jaburu e Juninho”, escreveu o clube.
 
 

Os três citados têm trajetórias marcantes pelo América. Juca Show fez 71 partidas com a camisa alviverde, entre 1971 e 1974, e marcou nove gols. Ele teve o pé imortalizado na calçada da fama do Mineirão, ainda em 2010. 

O atacante Jaburu também escreveu seu nome na história americana. Apesar da curta passagem pelo clube, o jogador ficou marcado pelo faro de gol e por ter sido peça-chave na campanha do América no Campeonato Mineiro de 1956.

Juninho é outro ídolo americano. Ainda em atividade no clube, o volante coleciona o títulodo de campeão da Série B do Campeonato Brasileiro 2017. Até o momento, ele fez 175 partidas pela equipe alviverde, com 12 gols marcados.

As campanhas antirracismo vêm ganhando mais voz após o assassinato do norte-americano George Floyd  pelo policial branco Derek Chauvin nos Estados Unidos.
 
No Brasil, a maioria dos clubes também se posicionou da mesma forma. Alguns jogadores, como Gabigol e Gerson, do Flamengo, e Igor Julião, do Fluminense, fizeram defesas em seus perfis pessoais.

Além deles, os jogadores Thuram e Sancho protestaram durante jogos do Campeonato Alemão. O piloto de Fórmula-1 Lewis Hamilton também se manifestou.

Tags: juninho serieb jaburu americamg interiormg juca show