América

AMÉRICA

América posta texto de ex-zagueiro do clube em apoio à luta contra racismo

Clube já havia relembrado a 'história de resistência' e homenageado três ídolos negros

postado em 03/06/2020 07:00 / atualizado em 03/06/2020 09:01

(Foto: Divulgação/América)

América segue se manifestando em prol da luta contra o racismo. Após a homenagem aos ídolos negros do clube, o Coelho utilizou as redes sociais para postar um relato do zagueiro Rafael Lima

O ex-capitão alviverde e campeão da Série B do Campeonato Brasileiro 2017 se manifestou contra o racismo e comentou o assassinato do norte-americano George Floyd pelo policial branco Derek Chauvin nos Estados Unidos.
 
“Olhando essa imagem (George Floyd sendo morto pelo policial), eu fiquei pensando que, ao longo da minha vida, tentaram pisar no meu pescoço inúmeras vezes. Sim, sou NEGRO, nascido e criado em uma comunidade carente. Graças ao Bondoso Deus e à minha profissão, tenho podido frequentar lugares da chamada ALTA SOCIEDADE, ir a lugares que eu não imaginava quando era pequeno! Mas mesmo tendo condições, até hoje quando entro com minha linda esposa NEGRA e nossa princesa em lugares mais SELECIONADOS, sinto esse pisão no pescoço. Mas nunca me apequenei, sou NEGRO, tenho orgulho.
%u2800
E pra você que é NEGRO também, e muitas vezes quando vê ou passa por um momento constrangedor e de preconceito e diz: ‘ISSO NUNCA VAI MUDAR’! Nós, NEGROS, não podemos mudar a cabeça das pessoas más. O que nós podemos é buscar conhecimento, educação, não nos contentarmos em nascer, crescer e morrer numa comunidade carente. Nós PODEMOS muito mais, ao invés de ficarmos implorando chega de RACISMO, vamos à LUTA, vamos buscar o há de melhor, pra que não sejamos pisoteados dia após dia! #NegroÉARaizDaLiberdade”, escreveu Rafael Lima.
 
Ver essa foto no Instagram

#VidasNegrasImportam %u270A%uD83C%uDFFF %u2800 Rafael Lima, capitão do nosso bicampeonato da Série B, publicou um texto que trazemos a vocês. %u2800 Um relato forte, de coragem e feito por um negro. Um relato que escancara o racismo estrutural e nos provoca reflexões. Mudar esse cenário depende de todos nós! %u2800 Texto de Rafael Lima %uD83D%uDC47%uD83C%uDFFF %u201COlhando essa imagem (Geoger Floyd sendo morto pelo policial), eu fiquei pensando que, ao longo da minha vida, tentaram pisar no meu pescoço inúmeras vezes. Sim, sou NEGRO, nascido e criado em uma comunidade carente. Graças ao Bondoso Deus e à minha profissão, tenho podido frequentar lugares da chamada ALTA SOCIEDADE, ir a lugares que eu não imaginava quando era pequeno! Mas mesmo tendo condições, até hoje quando entro com minha linda esposa NEGRA e nossa princesa em lugares mais SELECIONADOS, sinto esse pisão no pescoço. Mas nunca me apequenei, sou NEGRO, tenho orgulho. %u2800 E pra você que é NEGRO também, e muitas vezes quando vê ou passa por um momento constrangedor e de preconceito e diz: %u2018ISSO NUNCA VAI MUDAR%u2019! Nós, NEGROS, não podemos mudar a cabeça das pessoas más. O que nós podemos é buscar conhecimento, educação, não nos contentarmos em nascer, crescer e morrer numa comunidade carente. Nós PODEMOS muito mais, ao invés de ficarmos implorando chega de RACISMO, vamos à LUTA, vamos buscar o há de melhor, pra que não sejamos pisoteados dia após dia! #NegroÉARaizDaLiberdade%u201D

Uma publicação compartilhada por América Futebol Clube %u270A%uD83C%uDFFF (@america_mg) em

 

Elenco atual também se manifestou

Os jogadores do elenco atual também utilizaram as redes sociais para se manifestarem contra o racismo. 

“Cada dia surge uma atitude inaceitável diferente… até quando?”,  escreveu Eduardo Bauermann

Já o volante Zé Ricardo escreveu: “Somos todos iguais. Diga não ao racismo”.

Lucas Kal, Carlos Alberto e Diego Ferreira repostaram a mensagem divulgada pelo perfil oficial do clube.

Tags: racismo serieb americamg interiormg rafael lima george floyd