América

CAMPEONATO BRASILEIRO

América visita Athletico-PR no início da luta por permanência na Série A

Times se enfrentam neste domingo, a partir das 18h15, na Arena da Baixada

postado em 30/05/2021 04:00 / atualizado em 29/05/2021 16:08

(Foto: João Zebral/América)

O América começa o Campeonato Brasileiro de 2021 com o objetivo de fazer história. A meta é clara: adquirir o direito de jogar a Série A pelo segundo ano consecutivo, o que nunca ocorreu desde que os pontos corridos foram adotados como formato de disputa, em 2003. E o adversário na estreia é o Athletico-PR, em Curitiba. A bola rola às 18h15 deste domingo, na Arena da Baixada.

Será a quarta do América na elite do futebol nacional desde o fim da fórmula com mata-mata. Em 2011, 2016 e 2018, não conseguiu evitar o rebaixamento à Série B. Em 2021, o clube manteve a comissão técnica e a base do time vice-campeão da Segunda Divisão e semifinalista da Copa do Brasil na temporada 2020.


O bom início de ano dá esperança de que a tão sonhada permanência seja, enfim, assegurada. Internamente, o discurso é de que a meta de ficar na Série A pode até ser mais ousada, a depender do desempenho da equipe.

“Todos os jogos que fizemos na temporada passada nos deram essa credibilidade para poder sonhar com algo a mais. Neste ano, acredito que vamos colher tudo aquilo que a gente plantou na temporada passada. Então, vamos almejar coisas maiores (vaga na Copa Sul-Americana), nosso grupo tem totais condições para isso”, projetou o zagueiro Anderson.

Quem joga?



O técnico Lisca comandou, na tarde desse sábado, o último treinamento antes da estreia no Paraná. A tendência é que o comandante mantenha a maior parte da escalação que utilizou no empate sem gols com o Atlético, há uma semana, no Mineirão, pela final do Campeonato Mineiro.

São duas as incógnitas na formação do vice-campeão estadual. Na lateral esquerda, o titular João Paulo ainda não está liberado para voltar após sentir incômodo na panturrilha direita. Marlon, utilizado nas decisões do Mineiro, agora tem a concorrência do recém-contratado Alan Ruschel. No ataque, Ademir e Bruno Nazário disputam posição.

O adversário

(Foto: José Tramontin/athletico.com.br)
O Athletico-PR vive momento de ascensão na temporada, embora receba críticas de parte da torcida e da imprensa local sobre o desempenho do time comandado pelo técnico António Oliveira. São quatro vitórias consecutivas, em série que classificou à equipe às oitavas de final da Copa Sul-Americana e encaminhou vaga na semifinal do Campeonato Paranaense.

Foram três contratações para a temporada: o lateral-direito Marcinho, o atacante Matheus Babi, ambos ex-Botafogo, e o meia uruguaio David Terans, vendido pelo Atlético. Mas, assim como em anos anteriores, a principal referência técnica é o meia-atacante Nikão.

A escalação será muito parecida com a utilizada na goleada da última quinta-feira por 4 a 0 sobre o Aucas-EQU, pela Sul-Americana. As mudanças serão as entradas de Thiago Heleno e Christian nas vagas de Zé Ivaldo e do aposentado Lucho González, respectivamente.

ATHLETICO-PR X AMÉRICA


Athletico-PR
Santos; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Richard, Christian e Jadson; Vitinho, Nikão e Renato Kayzer
Técnico: António Oliveira

América
Matheus Cavichioli, Diego Ferreira, Anderson Jesus, Eduardo Bauermann e Marlon (Alan Ruschel); Zé Ricardo, Juninho e Alê; Ademir (Bruno Nazário), Felipe Azevedo e Rodolfo
Técnico: Lisca

Motivo: 1ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data e horário: domingo, 30 de maio de 2021, às 18h15 (de Brasília)

Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa/GO) e Cristhian Passos Sorence (GO)
VAR: Elmo Alves Resende Cunha (GO)