América

SÉRIE A

Zárate estreia? América recebe Athletico-PR e pode contar com nome de peso

No retorno do Campeonato Brasileiro, Coelho pode ser reforçado por estrela argentina e busca vitória para 'colar' no Bahia

postado em 11/09/2021 06:00 / atualizado em 10/09/2021 20:56

(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

Em um sábado que pode marcar a estreia de sua principal contratação na temporada, o América recebe o Athletico-PR às 16h, em partida válida pela 20ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. No Independência, em Belo Horizonte, o Coelho buscará sua segunda vitória consecutiva na competição e pode ter o reforço do argentino Mauro Zárate, novo nome de peso do elenco alviverde.

Ainda que não tenha convertido as boas atuações recentes em muitas vitórias, dentro de campo, o time de Vagner Mancini vem em evolução. Das últimas seis partidas, o Coelho perdeu apenas uma (diante do RB Bragantino), venceu duas (contra Fluminense e Ceará) e empatou três (contra Grêmio, Atlético-GO e Chapecoense).

O América é o 17° colocado do Brasileirão, com 18 pontos em 18 jogos - quatro vitórias, seis empates e oito derrotas. Ainda que supere o Athletico, a equipe não sairá da zona de rebaixamento nesta rodada, já que o Bahia, 16° colocado, tem 21 pontos - mas leva vantagem por ter seis vitórias.


Cara nova?


Para enfrentar o Athletico, o América pode contar com a estreia do atacante argentino Mauro Zárate, de 34 anos. Durante a paralisação do Brasileirão para a Data Fifa, o experiente atleta acertou com o Coelho até o fim da temporada 2021.

Em entrevista de apresentação, Zárate, que não atua desde abril, surpreendeu a todos ao garantir que estaria apto para estrear diante do Furacão. O América, no entanto, enfrentou burocracias para registrá-lo rapidamente no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Na última quinta-feira (9), o alívio para os torcedores americanos: o nome de Zárate foi publicado no BID e o jogador está apto a entrar em campo neste sábado. Resta saber se o atleta terá condições para iniciar a partida como titular ou se entrará no decorrer do jogo.
 
 

Momento do rival


Próximo rival do América no Campeonato Brasileiro, o Athletico-PR passa por uma má fase. Após a eliminação para o FC Cascavel nas semifinais do Campeonato Paranaense, nesta quarta-feira (8), o técnico português António Oliveira pediu demissão do clube. O anúncio foi feito nas redes sociais do profissional.

O Furacão também enfrenta dificuldades no Campeonato Brasileiro. São seis partidas sem vitórias. A equipe perdeu para Atlético (2 a 0), São Paulo (1 a 2), Cuiabá (1 a 0), Corinthians (0 a 1), Palmeiras (2 a 1) e empatou com o Sport em 0 a 0.

Os resultados ruins fizeram com que a equipe do Paraná caísse três posições na tabela nas últimas seis rodadas, saindo do quinto para o nono lugar, com 24 pontos.  A 'crise' se agravou com a derrota por 2 a 1 para o Cascavel, time da Série D, fora de casa, que contava apenas com 14 jogadores à disposição por causa de lesões, suspensões, COVID-19 e atletas emprestados. 
 
 

Apesar dos resultados ruins no estadual e no Brasileiro, o Athletico está nas quartas de final da Copa do Brasil e nas semifinais da Copa Sul-Americana. Entre os jogos sem vitórias na Série A, o Furacão empatou com o Atlético-GO e venceu o Santos na Copa do Brasil, perdeu uma e venceu outra contra a LDU, do Equador. 

António Oliveira deixou o Furacão após 40 jogos, com 21 vitórias, sete empates e 12 empates. Ele teve um aproveitamento de 58,3%.

Baixa e dúvidas


A única baixa do América para o confronto é o lateral-direito Eduardo, que segue em recuperação após cirurgia por lesão na tíbia. Há dúvidas na formação americana para enfrentar o Furacão. Com vários nomes recuperados após surto de COVID-19, a disputa está aberta na escalação do técnico Vagner Mancini.

Patric, que torceu o tornozelo esquerdo durante treinamento na quinta-feira (9), deve estar à disposição para atuar. Caso seja preservado, Diego Ferreira deve assumir a vaga na lateral direita.

 

Na zaga, a dúvida está em quem será o companheiro de Eduardo Bauermann: Ricardo Silva ou Anderson. Outro zagueiro também pode ser acionado: Lucas Kal. Mas, assim como diante do Ceará, se escalado, deve atuar como volante. Ramon, Juninho e Alê disputam a outra vaga no meio-campo.

No ataque, os quatro nomes mais prováveis são Felipe Azevedo, Ademir, Fabrício Daniel e Ribamar. No entanto, é possível que um deles dê lugar a Mauro Zárate - estreante da tarde.
 
 

América


Matheus Cavichioli; Patric (Diego Ferreira), Eduardo Bauermann, Ricardo Silva (Anderson) e Marlon; Lucas Kal (Ramon) e Juninho (Alê); Felipe Azevedo (Zárate), Ademir, Fabrício Daniel e Ribamar.
Técnico: Vagner Mancini

Athletico Paranaense


Santos (Bento); Marcinho, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Richard, Christian e Erick (Terans); Jader (Canesin), Pedro Rocha e Bissoli.
Técnico: Paulo Autuori

Motivo: 20ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: sábado, 11 de setembro de 2021, às 16h
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte
Árbitro: Marielson Alves Silva (BA)
Assistentes: Elicarlos Franco de Oliveira (BA) e Edevan de Oliveira Pereira (BA)
VAR: Rodrigo Dalonso Ferreira (SC)
Transmissão: canais internacionais e tempo real do Superesportes

Tags: estreia americamg interiormg futnacional atleticopr seriea athletico zarate nome de peso