América

SÉRIE A

América visita RB Bragantino para manter vivo o sonho da Libertadores

Após empate em casa e derrota fora, Coelho quer dar resposta na Série A do Campeonato Brasileiro diante do Massa Bruta

(Foto: Marina Almeida/América)

Para manter vivo o sonho de disputar a Copa Libertadores da América em 2022, o América visita o RB Bragantino neste sábado (27), às 19h30, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. A partida, válida pela 36ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, representa uma oportunidade para que o Coelho retome a 9ª colocação na tabela.


A conta é simples: para ultrapassar o Internacional, atual 9° colocado, o América precisa vencer o RB Bragantino. Isso porque o time mineiro, 10° lugar, tem 45 pontos, enquanto os gaúchos têm 47.

Um triunfo diante do Massa Bruta significaria a possibilidade de seguir sonhando com a Libertadores. A tendência é que o G6 se transforme em G8 e, consequentemente, o Campeonato Brasileiro ofereça oito vagas para o principal torneio do continente. Neste momento, o 8° colocado do Brasileirão é o Ceará, com 49 pontos.

De olho em voos maiores, segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, o América tem 78,9% de chances de se classificar à próxima edição da Copa Sul-Americana. Já para a Libertadores, ainda segundo a UFMG, há 20,4% de chance.
 
 

Momento do rival


Entre todos os times comprados pela empresa de energéticos austríaca Red Bull, o Bragantino foi o que esteve mais próximo de uma conquista internacional. O Massa Bruta perdeu a final da Copa Sul-Americana no último sábado (20), para o Athlético-PR, por 1 a 0. A partida foi disputada no estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai.

Caso vencesse a competição, o RB Bragantino conseguiria vaga direta à Copa Libertadores da próxima temporada. Com o vice-campeonato, a equipe de Bragança Paulista terá de se classificar para a maior competição do continente pelo Campeonato Brasileiro.

 

 


O primeiro confronto do Massa Bruta em busca da vaga para a Libertadores de 2022 será contra o América, concorrente que também almeja se classificar ao torneio. Sete pontos diferem os times na tabela de classificação. O RB Bragantino, com 52, encontra-se na 6ª posição. Já o Coelho, com 45 pontos, está na 10ª colocação. Para garantir vaga direta à Libertadores, as equipes terão de alcançar o Corinthians, 4º colocado, com 53 pontos.

Mandante em boa fase


O RB Bragantino tem quatro vitórias em seus últimos cinco jogos como mandante, o que corresponde a 80% de aproveitamento.
 

Em sua última partida em casa, no dia 13 de novembro, o Massa Bruta ganhou do Fortaleza por 3 a 0. Neste período, o time também venceu Sport, São Paulo e Atlético-GO. A única derrota na série foi para o Athletico-PR, por 2 a 0. 

 

 


Ao todo, eles têm seis vitórias como mandantes. Em casa, também derrotaram Palmeiras e Grêmio, no primeiro turno do Brasileiro. Jogando no Nabi Abi Chedid, o RB Bragantino conquistou 50,98% dos pontos disputados. São seis vitórias, oito empates e três derrotas em 17 jogos.

Retornos, baixas e dúvidas


O Coelho segue com as mesmas baixas. No departamento médico do clube, o lateral-direito Eduardo e o atacante Berrío seguem em tratamento de lesões. Em relação à lista de relacionados na derrota para o Fluminense, as novidades são as saídas de Airton, Diego Ferreira e Ribamar para as entradas de Jori, Geovane e Rodolfo.

O América tem um alerta para enfrentar o Massa Bruta. Ao todo, sete jogadores do time titular estão pendurados e podem perder o confronto contra a Chapecoense se receberem o terceiro cartão amarelo. São eles: os zagueiros Eduardo Bauermann e Ricardo Silva, o lateral-esquerdo Marlon, os meio-campistas Juninho e Alê, além dos atacantes Zárate e Ademir.
 
 

Já o RB Bragantino, que havia poupado jogadores na última rodada, contra o Grêmio, contará com o retorno de peças importantes. O goleiro Cleiton e o volante Jadsom voltam de suspensão, e o atacante Jan Hurtado retorna da Seleção Venezuelana.

Como desfalque, Maurício Barbieri terá o zagueiro Natan, que está suspenso após receber o terceiro cartão amarelo. Além dele, os volantes Eric Ramires e Raul, o lateral-esquerdo Luan Cândido, o meia Lucas Evangelista e o atacante Bruno Tubarão estão fora por lesão.

RB Bragantino

Cleiton; Aderlan, Fabrício Bruno, Léo Ortiz e Edimar; Jadsom, Cuello e Praxedes; Artur, Helinho e Ytalo.
Técnico: Maurício Barbieri

América

Matheus Cavichioli; Patric, Eduardo Bauermann, Ricardo Silva e Marlon; Lucas Kal, Alê e Juninho; Ademir, Felipe Azevedo e Zárate.
Técnico: Marquinhos Santos

Motivo: 36ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: sábado, 27 de novembro, às 19h30
Local: Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista
Árbitro: Anderson Daronco (RS) 
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Rodrigo Dalonso Ferreira (SC)
Transmissão: Premiere

Tags: desfalques sonho transmissao americamg interiormg futnacional seriea bragantinosp escalacoes libertadores2021