Atlético

ATLÉTICO

Quarteto do Galo afiado para a reta final

Oswaldo de Oliveira conta com Otero, Valdívia, Cazares e Luan para cumprirem função tática importante nos últimos jogos do Galo no Brasileiro

postado em 21/11/2017 06:30 / atualizado em 21/11/2017 08:08

Bruno Cantini/Atlético

O técnico do Atlético, Oswaldo de Oliveira, deve ter à disposição, nas últimas duas rodadas do Campeonato Brasileiro, os quatro principais jogadores responsáveis por uma das funções mais desgastantes do futebol atual: a de ponta. Com Otero, Valdívia, Cazares e Luan, o comandante alvinegro terá opções para manter uma das estratégias de sua passagem pelo clube. Desde que chegou, ele tem optado por substituir, em quase todo jogo, os atletas que atuam na posição, por causa da intensidade que precisam imprimir em campo – eles têm a obrigação de auxiliar na recomposição defensiva e participar das ações ofensivas.

No Atlético, Oswaldo adotou o 4-2-3-1 como esquema tático. Pelos lados, Valdívia, Cazares e Otero se revezaram na titularidade. Foram poucas as oportunidades em um deles não foi substituído. E quando saem, deixam o campo extenuados. Já Luan, que voltou de lesão recentemente, tem sido preservado e entrado apenas durante as partidas.

Do quarteto, Valdívia é quem mais tem atuado com o treinador. Dos 12 jogos sob o comando de Oswaldo, ele foi escalado em 11 como titular (e substituído em todos) e uma vez como reserva. O treinador já fez diversos elogios à disposição tática do meia-atacante, que vem recuperando o futebol que o fez ganhar projeção no Internacional.

O maior revezamento na posição tem sido entre Cazares e Otero. O equatoriano vinha tendo mais oportunidades, mas acabou se machucando após o confronto com o Atlético-GO, abrindo passagem para o venezuelano, que teve boas atuações na sequência, inclusive diante do Coritiba, quando marcou dois belos gols, um deles do meio-campo, e ajudou o Galo a garantir a vitória por 3 a 0. O resultado deixou o time ainda mais perto do G-7 do Brasileiro.

Mas engana-se quem pensa que treinador já tem os titulares definidos. Apesar de o alvinegro ter se mostrado bem encaixado com Otero e Valdívia pelos lados, Oswaldo não crava que essa formação seja mantida para as duas partidas restantes do Nacional, contra Corinthians e Cruzeiro.

“Não está definido. O Cazares vem de lesão no tornozelo e ainda está em recuperação, não está 100%. Nós o utilizamos contra o Coritiba para que ele não perdesse ritmo. Quando Valdívia e Otero cansam, eu sempre procuro mudar. Agora tenho o Luan também, que é um jogador elétrico. Ele faz o time crescer toda vez que entra, transmite isso aos companheiros. É mais um que posso usar naquela função”, disse Oswaldo.

Testes

O treinador também fez experiências com outros jogadores na função. Marlone entrou em uma partida. Clayton, que está contundido, atuou algumas vezes. Os volantes Gustavo Blanco e Elias já foram adiantados para atuar na posição em momentos de necessidade.

Em 12 jogos com Oswaldo

Cazares
Titular em 7
Substituído em 6
Saiu do banco em 3

Otero
Titular em 7
Substituído em 5
Saiu do banco em 3

Valdívia
Titular em 11
Substituído em 11
Saiu do banco em 1

Luan
Saiu do banco em 4

Tags: atlético galo interiormg seriea otero valdívia cazares luan brasileirão