Atlético

ATLÉTICO

Filosofia de trabalho de Oswaldo funciona, e Atlético cresce em reta final da temporada

Sem grandes mudanças táticas, técnico alvinegro conseguiu melhorar o rendimento da equipe trabalhando o aspecto emocional de atletas importantes

postado em 22/11/2017 06:30 / atualizado em 22/11/2017 08:39

Bruno Cantini/Atlético

Ele chegou ao Atlético em meio a um ambiente de desconfiança da torcida e crise na equipe, com eliminações em sequência e resultados negativos que tiraram a confiança do grupo de jogadores. Mas, depois de quase dois meses de trabalho, o técnico Oswaldo de Oliveira conseguiu não somente tirar o time de qualquer risco de rebaixamento como ajudou atletas experientes a recuperarem a boa fase e alimentar as esperanças de o Galo disputar a Libertadores pelo sexto ano consecutivo. Sem tempo suficiente para consolidar um estilo de jogo, as mudanças desde a chegada do novo treinador foram mais no aspecto emocional do que táticas. E ele tenta manter o grupo embalado para terminar o Campeonato Brasileiro com duas vitórias – contra Corinthians e Grêmio – para atingir sua meta.

O novo treinador procurou mexer o mínimo possível no esquema de jogo, mas sua equipe cresceu de rendimento na competição nacional (ele atingiu 57,5% de aproveitamento), voltando a ter atuações seguras em casa, como no 1 a 0 sobre o São Paulo e nos 3 a 0 sobre o Coritiba. A mudança de postura se deve a uma característica peculiar de Oswaldo, usada com frequência em toda sua carreira: a de motivar os atletas e mantê-los com a confiança em alta. Em praticamente todos os treinos, é comum o comandante conversar por longo tempo com os atletas antes e durante as atividades, sempre com discursos otimistas.

A partir disso, Robinho e Fred, que vinham em baixa com Rogério Micale, voltaram a marcar e a ter boas atuações. O camisa 7 já anotou seis gols em 10 jogos desde que o novo treinador assumiu a equipe. E Fred balançou as redes quatro vezes nas últimas sete partidas. Outros que cresceram de rendimento com Oswaldo foram o volante Yago e o armador Otero, destaques contra o Coritiba, além de Valdívia.

Para o técnico, os jogadores voltaram a ter autoestima em alta e consequentemente conseguiram render mais: “Nossa equipe está crescendo e ganhando confiança. Nossa estrutura como time tem crescido e os jogadores têm reagido bem aos jogos, por mais que eles sejam difíceis. Sem tempo para treinar, estamos insistindo muito nos erros e acertos, dar exemplos, recuperar imagens dos nossos últimos jogos. Queremos conscientizar a todos que cumpram com aquilo que a parte coletiva precisa. Todos têm criatividade, mas é preciso ter organização”

O goleiro Victor vê pontos positivos com a vinda de Oswaldo: “Cada treinador tem sua filosofia de trabalho, sua metodologia. Oswaldo é um técnico experiente, que procura trabalhar cada detalhe de um jogo, posicionamento, bolas paradas, laterais, faltas. Ele é minucioso em suas análises e cobra bastante do grupo. É isso que temos procurado fazer nos jogos que nos restam para conseguir a classificação para a Libertadores”.

Continuidade

Com o crescimento da equipe no Brasileiro, aumentam as chances de Oswaldo permanecer no clube em 2018. Apesar de o contrato do treinador expirar somente em dezembro do ano que vem, sua continuidade vai depender do resultado das eleições do clube no mês que vem. A tendência é de que ele permaneça, já que Sérgio Sette Câmara, candidato da situação, tem grandes chances de ser o escolhido. O comandante teria, inclusive, participado de reuniões com a diretoria a respeito do ano que vem.

Tags: oswaldo de oliveira seriea interiormg galo atlético