Atlético

ATLÉTICO

De Parreira a Arrigo Sacchi: Thiago Larghi elege inspirações e despista sobre possibilidade de virar técnico do Atlético

Auxiliar técnico alvinegro comandará equipe na partida contra o América

postado em 16/02/2018 16:49 / atualizado em 17/02/2018 09:23

Bruno Cantini/Atlético
Quem inspira Thiago Larghi? Responsável por comandar o Atlético no clássico contra o América, o auxiliar se apresentou à torcida alvinegra e citou cinco treinadores em que se espelha. Entre eles, estão os dois finalistas da Copa do Mundo de 1994: Carlos Alberto Parreira (Brasil) e Arrigo Sacchi (Itália).

“Estudioso do futebol, o Thiago é um rapaz que sempre procurou entender bem o jogo. Desde o surgimento do Guardiola (no Barcelona), mas também equipes defensivas, mas organizadas, como o Milan de Arrigo Sacchi. Foi uma equipe que eu procurei estudar bastante, apesar de ter visto pouco ao vivo. E, é claro, o Carlos Alberto Parreira, que organizou o futebol brasileiro em dado momento; o Felipão, que também teve uma enorme contribuição em 2002”, disse o comandante interino do Atlético.

A principal inspiração de Larghi - nas palavras do próprio auxiliar - é Pep Guardiola. O atleticano, inclusive, estagiou no Bayern de Munique na época em que o clube alemão era treinado pelo espanhol.

“O Guardiola, em especial, com o futebol ofensivo que o Barcelona apresentou. Essa é minha linha, em que tento pegar os princípios. Hoje, também não posso deixar de falar do Tite, com o trabalho competitivo na Seleção - que é um modelo que o Fábio Carille também segue no Corinthians”, completou.

Futuro

Neste domingo, Thiago Larghi comandará o time do Atlético pela segunda partida consecutiva. Na ‘estreia’, derrota por 2 a 1 para a Caldense. A expectativa é reverter a situação contra o América para, quem sabe, confirmar a confiança depositada pela diretoria e pelos jogadores no auxiliar.

Há a possibilidade, inclusive, de o Atlético manter Thiago Larghi no cargo de treinador. Internamente, a diretoria alvinegra mudou o discurso, que antes era de pressa, e agora prega paciência na busca por um substituto para Oswaldo de Oliveira.

Questionado sobre o tema, Thiago Larghi desconversou. O auxiliar valorizou o cargo que ocupa atualmente e fugiu de perguntas sobre a possibilidade de aceitar um eventual convite para assumir de vez o comando do time. Segundo ele, o foco total é na partida do Independência.

“Agradeço ao Elias e ao Róger Guedes (que o elogiaram nessa quinta-feira). A gente está desenvolvendo trabalho que, mesmo com percalços, está evoluindo. Meu momento é de estar técnico, não de ser o técnico. É um trabalho ainda como auxiliar. O que foi pedido foi para comandar este jogo. Meu foco é estritamente no próximo, domingo”, despistou.

Questionado novamente sobre se aceitaria ou não o convite para se manter no cargo de treinador, Larghi foi seguro e repetiu a resposta anterior.

“O momento é de pensar no jogo de domingo. Por enquanto, o foco é esse. É um jogo que exige muito. O América tem um time de qualidade. Nosso foco está em vencer a partida no domingo”, disse.

A tendência é que, a depender do resultado contra o América, Thiago Larghi siga no comando do time na próxima quarta-feira (21). A equipe alvinegra tem a segunda decisão da temporada. Após eliminar o Atlético-AC na primeira fase, a equipe volta a campo para mais um jogo da Copa do Brasil.

O duelo - que será definido em partida única - será contra o Botafogo-PB, em João Pessoa. Quem vencer o jogo, marcado para 21h45, no Almeidão, avança. Empate leva a decisão para os pênaltis.

Tags: futnacional seriea interiormg atleticomg