Atlético

ATLÉTICO

Atlético reencontra Chapecoense na Copa do Brasil após oito anos: último duelo no torneio teve goleada e grave lesão de artilheiro

Galo passou pela Chapecoense em 2010 com vitória por 6 a 0 no Mineirão

postado em 20/04/2018 14:30 / atualizado em 20/04/2018 20:39

Jorge Gontijo/EM/D.A Press
 
Atlético e Chapecoense voltam a se enfrentar na Copa do Brasil. O sorteio realizado nesta sexta-feira, na sede da CBF, apontou o duelo entre mineiros e catarinenses pelas oitavas de final. O Alvinegro inicia a disputa em casa (no dia 2 de maio, às 19h30) e decide a vaga nas quartas de final na Arena Condá (sem data e horário definidos). As equipes se reencontram na competição após oito anos. Na primeira oportunidade, o Galo levou a melhor depois de perder a primeira partida e vencer por goleada na volta.
 
O encontro entre as equipes aconteceu em 2010. Depois de eliminar o Juventus-AC, com uma goleada por 7 a 0, o Atlético encarou a Chapecoense, que havia passado pelo Brasiliense na fase inicial. No primeiro jogo, na Arena Condá, vitória da equipe catarinense por 1 a 0, gol marcado por Sagaz, que tinha 20 anos na época.
 
O Galo, comandado por Vanderlei Luxemburgo, não se abateu com o resultado do primeiro jogo e atropelou a Chapecoense na partida da volta, no Mineirão: 6 a 0. Os gols do Alvinegro foram marcados por Fabiano (2), Diego Tardelli (2), Júnior e Renan Oliveira. Naquela edição, o Atlético foi até às quartas de final, quando foi eliminado pelo Santos com vitória por 3 a 2, no Mineirão, e derrota por 3 a 1, na Vila Belmiro.
 
Mas aquela partida contra a Chapecoense ficou marcada por uma grave lesão do artilheiro Obina. Logo aos 13 segundos, ele sofreu falta dura do zagueiro Rodrigo, capitão da Chape, e saiu de campo de maca. O centroavante sofreu ruptura parcial dos ligamentos do tornozelo esquerdo e ficou afastado por exatos quatro meses. 
 
No momento da contusão, Obina já somava 12 gols em 12 partidas com a camisa alvinegra. Ele voltou a jogar no dia 1º de agosto, na derrota do Galo para o Cruzeiro, por 1 a 0, pelo Campeonato Brasileiro. Ele fez mais 27 jogos e marcou 15 gols até o fim da temporada 2010, quando não teve os direitos comprados por Alexandre Kalil e rumou ao Shandong Luneng. O ex-presidente disse que isso foi um de seus maiores erros como mandatário do Atlético.
 
Desde então, Atlético e Chapecoense já se enfrentaram mais sete vezes, todas pelo Campeonato Brasileiro. O Alvinegro venceu quatro, empatou uma e perdeu duas.
 
Veja a ficha do último jogo entre as equipes pela Copa do Brasil
 
FICHA TÉCNICA
 
ATLÉTICO 6 x 0 CHAPECOENSE
 
ATLÉTICO
Aranha; Coelho (Carlos Alberto), Cáceres, Werley e Leandro; Zé Luís, Fabiano, Júnior (Ricardinho) e Renan Oliveira; Diego Tardelli e Obina (Muriqui)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
 
CHAPECOENSE
Ricardo; Filipe, Rodrigo, Rafael Morisco; William Paulista, Sílvio Bido, Waldir (Waldison), Vagner Rosa e Marquinhos Cambalhota (Neílson); Luciano Ratinho e Mazinho
Técnico: Guilherme Macuglia
 
Gols: Fabiano, 9min 1ºT, Tardelli, 2min 2ºT, Júnior, 8min 2ºT, Fabiano, 14min 2ºT, Renan Oliveira, 22min 2ºT, e Tardelli, 32min 2ºT
 
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Público: 35.396 pagantes
Renda: R$ 535.127,50
Árbitro: José Henrique de Carvalho (SP)
Assistentes: Márcio Luiz Augusto (SP) e Alex Alexandrino (SP)
Motivo: Jogo de volta pela segunda fase da Copa do Brasil

Tags: atlético galo chapeco copadobrasil interiormg obina lesão goleada