Atlético

CAMPEONATO BRASILEIRO

Com gols de Róger Guedes e Luan, Atlético vira no fim e assegura vice-liderança do Brasileiro na parada da Copa do Mundo

Galo sofreu diante do lanterna Ceará, mas conseguiu a vitória no Horto

postado em 13/06/2018 23:50 / atualizado em 14/06/2018 00:41

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

Foi sofrido, mas o Atlético passará a Copa do Mundo na vice-liderança do Campeonato Brasileiro. Na noite desta quarta-feira, o Alvinegro lutou para bater o lanterna Ceará e só conseguiu garantir a vitória nos acréscimos. Róger Guedes, em clima de despedida, marcou o gol de empate. Luan, que foi um pedido dos torcedores nas arquibancadas do Independência, garantiu o triunfo aos 46 da etapa final, em jogo válido pela 12ª rodada.

Com a vitória, o Atlético encerra a primeira parte do Campeonato Brasileiro na segunda posição, com 23 pontos, quatro a menos que o líder Flamengo. Já o Ceará segue no fundo do poço, com apenas cinco.

As equipes voltam a campo apenas na segunda metade de julho. O Galo enfrentará o Grêmio, no dia 18 de julho, às 21h45, em Porto Alegre. No mesmo dia, mas às 19h30, o Ceará receberá o Sport no Castelão.

O jogo


O técnico Thiago Larghi manteve o Atlético com Tomás Andrade como titular e Luan no banco de reservas. A equipe foi a mesma que começou jogando na goleada sobre o Fluminense, no último domingo.

Desde o primeiro minuto, o Atlético tentou impor seu jogo diante de um retrancado Ceará. Ricardo Oliveira teve chance de cabeça, mas parou em Everson. O time visitante esperava um contra-ataque para tentar abrir o placar. O Galo, sem muitas alternativas, limitou-se a tocar para trás, sem buscar muito os jogadas em profundidade para abrir o sistema defensivo adversário.

A tônica do jogo seguiu a mesma até os 20', quando Patric virou o jogo e encontrou Cazares livre. O equatoriano dominou, fintou o zagueiro e chutou em cima de outro defensor. A bola sobrou para Gustavo Blanco, na pequena área, sem ninguém à frente, chutar no travessão. Pouco depois, Adilson sentiu dores na panturrilha e foi substituído por Yago.

As melhores jogadas do Ceará surgiam em cobranças de faltas laterais e escanteios. Quando achou um contragolpe, quase abriu o placar na famosa 'lei do ex'. Éder Luís arrancou, abriu para Samuel Xavier, que ganhou de Fábio Santos e acertou a trave.

No fim da etapa inicial, a torcida alvinegra começou a ficar impaciente e a reclamar da falta de ação da equipe, que se esforçava para abrir espaços, mas sem sucesso. Os chutes de longe, uma alternativa para o jogo, não surtiam efeito.

O segundo tempo começou com o Atlético, mais uma vez, errando em demasia, provocando a ira do torcedor. Patric e Cazares foram vaiados antes dos 5 minutos. A torcida cantava o nome Luan e, aos 9', Larghi atendeu o pedido; O 'Maluquinho' entrou no lugar do equatoriano. Como já virou rotina, a entrada do meia-atacante incendiou o jogo.

Ricardo Oliveira parou em boa defesa de Everson. Róger Guedes tentou tabelar com Blanco e o goleiro salvou. Luan, de cabeça, assustou o Ceará. Na sequência, um lance incrível. Patric tabelou com Yago e cruzou para trás. Blanco ajeitou e fuzilou, mas a zaga salvou em cima da linha. Na sobra, Ricardo Oliveira, na entrada da pequena área, chutou e a defesa, mais uma vez, tirou em cima da linha.

O Atlético pressionava, lutava pelo gol, mas a bola entrou mesmo foi na meta de Victor. Éder Luís ganhou a jogada da defesa e rolou para João Lucas. O jogador do Ceará cruzou, Yago errou o domínio e a bola sobrou limpa para Naldo bater por baixo do goleiro atleticano e abrir o placar: 1 a 0.

A reação, no entanto, veio rápida. Quando a torcida já vaiava alguns jogadores, Patric encontrou Elias com passe de calcanhar, que rolou para a entrada da área. Róger Guedes dominou e fuzilou para marcar seu nono gol no Campeonato Brasileiro: 1 a 1.

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

Esse pode ter sido o último gol de Róger Guedes com a camisa do Atlético. O artilheiro do Campeonato Brasileiro, com nove gols, tem propostas do mundo árabe e da Europa. O futuro dele começa a ser decidido nesta quinta-feira, em reuniões de seu empresário com dirigentes do Atlético.

Logo depois do gol, Patric, que era vaiado, passou a ser aplaudido. A torcida se inflamou no Horto. O tempo foi passando, a euforia virando nervosismo, principalmente com a arbitragem. E quando as esperanças pareciam se esgotar, a virada veio. E num lance irregular.

Luan arrancou pelo meio e lançou para Ricardo Oliveira, que estava em impedimento. O centroavante devolveu a bola para o Maluquinho. De frente para a meta, ele bateu no canto e deu números finais ao confronto: 2 a 1.
Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

No fim, ainda deu tempo para o coro: “Fica Róger Guedes”.

ATLÉTICO 2 X 1 CEARÁ

Atlético
Victor; Patric, Bremer, Gabriel e Fábio Santos; Adilson (Yago, aos 22 minutos do primeiro tempo); Tomás Andrade, Gustavo Blanco (Elias, aos 19 minutos do segundo tempo), Cazares (Luan, aos 9 minutos do segundo tempo) e Róger Guedes; Ricardo Oliveira
Técnico: Thiago Larghi

Ceará
Everson, Rafael Pereira, Tiago Alves e Luiz Otávio; Samuel Xavier (Douglas Coutinho, aos 36 minutos do segundo tempo), Naldo, Ricardinho, Pio (Arnaldo, aos 19 minutos do segundo tempo) e João Lucas; Éder Luís e Felipe Azevedo (Romário, aos 22 minutos do segundo tempo)
Técnico: Lisca

Gols: Naldo, aos 32 minutos do segundo tempo, Róger Guedes, aos 36 minutos do segundo tempo e Luan, aos 46 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Fábio Santos (do Atlético, aos 26 minutos do segundo tempo)

Motivo: 12ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: estádio Independência, em Belo Horizonte
Público: 22.119
Renda: R$ 303.035,00
Data e horário: quarta-feira, 13 de junho, às 21h45

Árbitro: Vinícius Furlan (SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Miguel Ribeiro Costa (SP)

Tags: atleticomg interiormg futnacional seriea galo cearace