Atlético

ATLÉTICO

Desvalorizada pelo presidente, Sul-Americana seria 'campeonato mais importante' para Levir no Atlético

Galo corre risco de ficar fora da disputa da Copa Libertadores de 2019

postado em 11/11/2018 21:00 / atualizado em 11/11/2018 21:51

Bruno Cantini/Atlético

Depois de 23 jogos, o Atlético pode encerrar uma rodada fora do G6 do Campeonato Brasileiro. Após o empate com o Palmeiras, neste domingo, por 1 a 1, no Independência, o Galo terá que torcer contra o Santos, nesta segunda-feira, para manter a 6ª posição na Série A. O clube, que planeja a temporada 2019 com a disputa da Copa Libertadores, corre o risco de não disputar a competição no ano que vem. Com isso, a Copa Sul-Americana, desvalorizada pelo presidente Sérgio Sette Câmara em 2018, restaria como ‘prêmio de consolação’.


O discurso do presidente, no entanto, não é o mesmo de Levir Culpi, atual treinador do Atlético. Após o empate com o Palmeiras, o técnico afirmou que, caso o time não vá para a próxima Libertadores, a Copa Sul-Americana vai ser o campeonato mais importante para ele em 2019.

“Se acontecer isso (não ir à Libertadores), vai ser o campeonato mais importante para mim. Não adianta chorar o leite derramado. Se você não conseguir, não tem mais volta. Você tem que conquistar para frente, e o para frente é a Copa Sul-Americana. Seria isso. Eu agiria dessa maneira. Nem todas as pessoas pensam da mesma forma. Vamos ver o que vai acontecer”, disse.

A declaração de Sette Câmara

O Atlético disputou a Sul-Americana neste ano, mas foi eliminado pelo San Lorenzo, na primeira fase. Depois da derrota na Argentina, com os titulares, por 1 a 0, Thiago Larghi escalou o Galo com reservas no Horto e a equipe acabou eliminada com o empate sem gols. Após o jogo, o presidente alvinegro deu declarações desvalorizando a competição.

“Em primeiro lugar, é o que paga pior, é um torneio que dá muito trabalho de logística, tudo pago pelo clube também. Então, se amanhã, a gente sai com um time lá da Bolívia, é tudo por conta do clube, hotel, enfim, os voos etc, e que obviamente também interfere muito na logística do semestre, que está muito apertado com os jogos da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro. Nós temos em mira, obviamente, o Campeonato Brasileiro, como falei no dia da minha posse. É um objetivo, obviamente sim é um objetivo, não é um sonho. Acho que temos totais de chegar lá e vamos enfrentar equipes que vão estar disputando outros campeonatos, né, a Libertadores, a própria Sul-Americana, a Copa do Brasil, podemos estar, podemos não estar, se acontecer uma tragédia lá na quarta-feira que vem, mas vamos continuar nosso caminho em busca do Campeonato Brasileiro, da classificação para a Copa Libertadores”, criticou o presidente, em entrevista à Fox Sports, logo após a desclassificação.

“É assim que eu enxergo, né? Se ela tivesse esse valor muito grande, as duas copas que o Atlético ganhou da Conmebol teriam mais valor do que na verdade têm. No entanto, a gente não vê sendo valorizadas assim, e olha que, naquela época, quem classificava para a Conmebol não era o nono, o décimo, o décimo primeiro não, era o segundo e o terceiro do Campeonato Brasileiro. Então, assim, eu acho que a Sul-Americana, além de pagar pouco, ela tem pouco valor, você vê até pelos próprios públicos que vem comparecendo nas partidas, são públicos pequenos se comparados com os públicos que você vê na Libertadores. E nós entendemos que é um campeonato que pode ser interessante, poderia ser interessante se nós tivéssemos passado com uma equipe alternativa e muito provavelmente nós iríamos continuar o torneio com essa equipe alternativa, e ia até onde fosse possível, tentar o título, obviamente, mas não foi, né? Entendemos que a equipe mostrou ter elenco sim. Nós dominamos o jogo, tivemos um controle de ações muito maior que o time do San Lorenzo, que é o terceiro maior, o terceiro colocado no Campeonato Argentino e inclusive já está classificado para a fase de grupos da Copa Libertadores do ano que vem, daí porque nosso time mostrou que está sim com um elenco muito interessante. O torcedor fica chateado, é óbvio, eu também fico chateado, a gente não entra em nenhum torneio para perder. Mas nós temos que fazer também um planejamento, nós sabemos também que participar de três campeonatos ao mesmo tempo pode fazer com que você não belisque nenhum deles. E aí, nós tivemos que fazer as nossas opções”, completou.

Tags: sérgio sette câmara levir culpi atlético galo sulamericana interiormg seriea