Atlético

ATLÉTICO

Comandado por Cazares, Atlético vence Botafogo e garante vaga na Copa Libertadores

Time mineiro jogou bem no Independência e conquistou objetivo no Brasileiro

postado em 01/12/2018 20:52 / atualizado em 01/12/2018 23:09

Leandro Couri/EM/D.A Press

Empurrado por um Independência lotado com mais de 22 mil torcedores, o Atlético superou os altos e baixos, deixou para trás as desconfianças criadas ao longo da temporada e encerrou 2018 com uma vitória importantíssima. Em jogo decisivo da última rodada do Campeonato Brasileiro na noite deste sábado, o time alvinegro contou com um gol de Cazares logo no primeiro tempo para bater o Botafogo por 1 a 0 e garantir uma vaga na próxima Copa Libertadores.



Após uma etapa inicial segura e de muitas oportunidades, o Atlético viveu momentos de tensão no Horto. Se tomasse o empate do Botafogo, os donos da casa perderiam lugar no G6. Isso porque o Atlético-PR, concorrente por uma vaga na Libertadores, vencia o Flamengo por 2 a 1, de virada, no Rio de Janeiro. Mas, no fim das contas, deu tudo certo para os mineiros.

Com o resultado, o Atlético termina o campeonato na sexta colocação, com 59 pontos. A caminhada na Libertadores se iniciará no segundo duelo de playoffs. Para chegar aos grupos, o time alvinegro precisa superar dois mata-matas, que já têm datas estipuladas:

  • Jogos da segunda fase: entre 5 e 7 (ida) e 12 e 14 (volta) de fevereiro
  • Jogos da terceira fase: entre 19 e 21 (ida) e 26 e 28 (volta) de fevereiro

O Atlético ainda não sabe qual será o adversário na segunda fase. O sorteio dos playoffs e dos grupos está marcado para o dia 17 de dezembro, em Luque, no Paraguai.

O Atlético-PR, por sua vez, chegou aos 57 pontos e se manteve em sétimo lugar. Os paranaenses ainda têm chance de Libertadores. Para isso, precisam vencer a Copa Sul-Americana. A final será contra o Junior, de Barranquilla-COL, nas duas próximas quartas-feiras.

Resultados dos sonhos


O jogo começou num ritmo alucinante. Sem preocupações, o Botafogo avançou a marcação e dificultou a saída de bola do Atlético. Porém, foram os donos da casa que criaram uma boa oportunidade primeiro. Aos 3’, Cazares cobrou escanteio no segundo pau. Após desvios de cabeça de Luan e Leonardo Silva, a bola sobrou para Ricardo Oliveira, na pequena área, finalizar. O chute saiu mascado e bateu na zaga, que tirou em cima da linha. No rebote, Elias bateu, mas a bola foi para fora.

Apenas seis minutos mais tarde, Ricardo Oliveira completou cobrança de escanteio novamente, mas sem direção. Enquanto o Atlético apostava em chegadas pelas laterais, o Botafogo encontrava espaço pelo meio. Aos 17’, saiu o gol que abriu o placar. Emerson recebeu de Luan pela direita e cruzou rasteiro para Cazares. Já dentro da área, o meia equatoriano completou de primeira para as redes.

Pouco depois do gol no Independência, outra boa notícia para torcedores do Atlético: Rhodolfo abria o placar para o Flamengo contra o Atlético-PR. Com isso, a vaga na Copa Libertadores estava ainda mais próxima.

O Atlético se atirou menos ao ataque após o gol, mas, mesmo assim, ainda criava boas oportunidades. Em bolas cruzadas na área, Adilson, Luan, Chará e Ricardo Oliveira, duas vezes, quase ampliaram o placar, mas mandaram ou para fora ou foram parados por Gatito. Defensivamente, os donos da casa foram bem e pouco sofreram até o final do primeiro tempo.

Vaga garantida… com emoção!


O segundo tempo começou com um lance que deu calafrios nos torcedores do Atlético. Leonardo Silva avançou pelo campo adversário e permitiu o contra-ataque botafoguense. Pimpão passou para Kieza, que chegava para finalizar. Iago Maidana, providencial, impediu o chute e evitou o lance de maior perigo dos visitantes até aquele momento.

Aos 9’, uma má notícia: com dores na coxa, Leonardo Silva precisou ser substituído por Gabriel. O jovem defensor alvinegro, de 23 anos, foi providencial seis minutos mais tarde. Foi dele o desarme que matou um novo contra-ataque promissor do Botafogo.

Apesar de estar à frente do marcador, o Atlético se atirou ao ataque na primeira metade do segundo tempo. A postura do time mandante dava espaço ao Botafogo. Aos 18’, Pimpão completou de cabeça um cruzamento de Matheus Fernandes. A bola saiu sem direção.

Nesse momento, uma má notícia veio do Rio de Janeiro. Matheus Rossetto acabava de empatar o jogo para o Atlético-PR. Mas, por enquanto, tudo seguia tranquilo para o Atlético. Afinal, o time mineiro só dependia de uma vitória para ir à Libertadores.

Mas a coisa piorou aos 26’ do jogo no Maracanã. Rony virou para os paranaenses. Nesse cenário, um gol do Botafogo tiraria o Atlético do G6. A resposta de Levir Culpi foi imediata. José Welison, volante de marcação, entrou no lugar de Elias, que gosta de jogar mais avançado. Pouco depois, o comandante tirou o centroavante Ricardo Oliveira para a entrada do meia-atacante David Terans.

Apesar da tensão do momento, o Atlético pouco sofria. Com dificuldades de criação, o Botafogo tentava abrir o campo e cruzar bolas na área. Nos acréscimos, Kieza cabeceou na entrada da pequena área e arrancou suspiros dos atleticanos, mas errou o alvo. No fim das contas, triunfo muito comemorado e vaga na Libertadores assegurada.

ATLÉTICO 1 X 0 BOTAFOGO

Atlético
Victor; Emerson, Leonardo Silva (Gabriel, aos 9’ do 2ºT), Iago Maidana e Fábio Santos; Adilson e Elias (José Welison, aos 28’ do 2ºT); Luan, Cazares e Chará; Ricardo Oliveira (David Terans, aos 34’ do 2ºT)
Técnico: Levir Culpi

Botafogo
Gatito; Marcinho, Marcelo Benevenuto, Igor Rabelo e Moisés; Gustavo Bochecha (João Paulo, aos 25’ do 2ºT), Matheus Fernandes e Yuri (Ezequiel, aos 17’ do 2ºT); Marcos Vinícius (Leandrinho, aos 18’ do 2ºT), Rodrigo Pimpão e Kieza
Técnico: Zé Ricardo

Gol: Cazares, aos 17’ do 1ºT (ATL)
Cartões amarelos: Leonardo Silva, aos 20’ do 1ºT, Elias, aos 38’ do 1ºT, Emerson, aos 5’ do 2ºT e Victor, aos 14’ do 2ºT (ATL); Yuri, aos 37’ do 1ºT, Matheus Fernandes, aos 14’ do 2ºT, e Rodrigo Pimpão, aos 25’ do 2ºT (BOT)

Público: 22.365 torcedores
Renda: R$ 313.452,00

Motivo: 38ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Independência, em Belo Horizonte
Data e horário: sábado, 1º de dezembro de 2018, às 19h (de Brasília)

Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC)
Auxiliares: Kleber Lúcio Gil (FIFA/SC) e Neuza Inês Back (FIFA/SC)

Tags: libertadores2018 botafogorj galo seriea futnacional interiormg atleticomg