Atlético

CAMPEONATO MINEIRO

Reservas do Atlético vão mal, levam gol de ex-jogador do Flamengo e perdem para Tombense

Juan, de 36 anos, definiu a vitória dos donos de casa nesta quarta, pelo Mineiro

postado em 23/01/2019 21:07 / atualizado em 23/01/2019 22:30

Bruno Cantini/Atlético

Se os titulares do Atlético convenceram na goleada por 5 a 0 sobre o Boa Esporte no último domingo, o mesmo não pode ser dito sobre a atuação reservas nesta quarta-feira. Com uma formação cheia de jovens e até de atletas que formariam um ‘terceiro time’, a equipe do técnico Levir Culpi sofreu com a falta de entrosamento, jogou mal no Almeidão, em Tombos, e perdeu por 1 a 0 para o Tombense, em jogo válido pela segunda rodada do Campeonato Mineiro.

O gol do jogo foi marcado pelo experiente Juan, ex-lateral-esquerdo do Flamengo. O jogador de 36 anos, que atualmente joga como meio-campista, aproveitou rebote do goleiro Cleiton e apenas empurrou para as redes.

No primeiro tempo, o Tombense foi superior e conseguiu criar boas oportunidades, mas o 0 a 0 seguiu no placar. Logo aos 4’ da segunda etapa, os donos da casa decidiram a partida. O Atlético, que teve dificuldades para criar durante todo o jogo, não conseguiu o empate.

Com a derrota, o Atlético estaciona nos três pontos e perde a liderança da fase inicial do Mineiro. O Tombense, por sua vez, alcança os quatro pontos.

Na terceira rodada do Campeonato Mineiro, o Atlético visita o Cruzeiro, neste domingo, às 11h (de Brasília), no Mineirão. O clássico foi o principal motivo de Levir Culpi ter poupado os titulares em Tombos. Às 17h do mesmo dia, o Tombense visita a URT, no Zama Maciel, em Patos de Minas.

Jogo morno


Nos primeiros minutos de jogo, o Tombense se aproveitou da falta de entrosamento dos reservas do Atlético e conseguiu esboçar uma pressão. Logo a 1’, o atacante Edson concluiu de perto da pequena área, mas parou em boa defesa de Cleiton, substituto de Victor. Apenas quatro minutos depois, os donos da casa levaram perigo de novo em uma bola aérea.

Ponto forte do time titular, o meio-campo alvinegro foi bastante modificado para a partida em Tombos. Neto, de apenas 16 anos, Nathan, mais recuado na posição de volante, e Bruninho, outro jovem formado na base do Atlético, tinham a missão de substituir José Welison, Elias e Cazares. Naturalmente, a equipe apresentou maiores dificuldades para criar e recorreu seguidas vezes a lançamentos sem precisão.

Leandrinho, que entrou bem na goleada sobre o Boa Esporte por 5 a 0, foi quem mais se apresentou no momento ofensivo, com finalização de fora da área e jogadas interessantes pelas pontas. Mas não foi suficiente para furar o bloqueio do Tombense do técnico Ricardo Drubscky.

Ao fim dos mornos primeiros 47 minutos, o Atlético só havia conseguido uma finalização em direção ao gol. Os donos da casa, por outro lado, tiveram 55% de posse de bola, criaram boas oportunidades e acertaram a meta quatro vezes, mas pararam em Cleiton. Com isso, o 0 a 0 seguiu no placar.

Experiência decide

Aos 4’ da segunda etapa, o Tombense conseguiu transformar o bom desempenho do primeiro tempo em gol. Denílson finalizou em cima de Cleiton, que espalmou mal para o lado direito da área. O meia Juan, ex-lateral-esquerdo do Flamengo, aproveitou o espaço nas costas de Carlos César e mandou para as redes.

O nível técnico da partida continuava baixo. Os jovens do Atlético não conseguiam criar oportunidades. Diante do cenário de domínio do Tombense, o técnico Levir Culpi resolveu mexer no time. No banco de reservas, seis garotos formados na base. O comandante, então, deu oportunidades a Hélio Júnior e Felipe Sousa, que entraram nas vagas de Bruninho e Alerrandro, respectivamente. Depois, Igor Reis ocupou a vaga de Nathan.

Aos poucos, o ataque do Atlético tentava se soltar. Daniel Penha, aos 23’, fez bela jogada pela esquerda, se desvencilhou da marcação de dois adversários, invadiu a área e finalizou para boa defesa de Felipe. Por ter avançado, o time alvinegro ficou mais suscetível aos contra-ataques do Tombense. No fim das contas, o placar não se alterou.

TOMBENSE 1 X 0 ATLÉTICO

Tombense
Felipe, David, Lincoln, Reynaldo e Bruninho; Rodrigo, Lucas Chapecó (Marquinhos, aos 19’ do 2ºT), Ortega, Juan (Trindade, aos 45' do 2ºT) e Edson (Abner, aos 25’ do 2ºT); Denílson
Técnico: Ricardo Drubscky

Atlético
Cleiton; Carlos César, Martín Rea, Matheus Mancini e Hulk; Neto e Nathan (Igor Reis, aos 35’ do 2ºT); Daniel Penha, Bruninho (Hélio Júnior, aos 16’ do 2ºT) e Leandrinho; Alerrandro (Felipe Sousa, aos 16’ do 2ºT)
Técnico: Levir Culpi

Gol: Juan, aos 4’ do 2ºT (TOM)
Cartões amarelos: Bruninho, aos 23’ do 1ºT, e Hélio Júnior, aos 30’ do 2ºT (ATL)

Motivo: 2ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: Almeidão, em Tombos (Minas Gerais)
Data e horário: quarta-feira, 23 de janeiro de 2019, às 19h15
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira
Assistentes: Augusto Magno de Ramos e Breno Rodrigues

Tags: tombense galo seriea futnacional interiormg atleticomg