Atlético

COPA LIBERTADORES

Tribunal pune times chilenos envolvidos no mesmo caso do Atlético por erro em inscrição

Clubes terão que pagar multa, que será descontada de premiações

postado em 21/02/2019 18:59 / atualizado em 21/02/2019 19:19

<i>(Foto: Joaquin Sarmiento/AFP)</i>


O Tribunal Disciplinar, órgão independente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), determinou, na noite desta quinta-feira, a punição dos seis clubes chilenos envolvidos na polêmica do atraso na inscrição de atletas na Copa Libertadores ou na Copa Sul-Americana. Universidad de Chile, Palestino, Colo Colo, Antofagasta, Unión La Calera e Unión Española pagarão uma multa de 15 mil dólares (cerca de R$ 56,5 mil). O valor será descontado de premiações pagas por direitos de televisão ou patrocínio, ainda que a Associação Nacional de Futebol Profissional (ANFP), do Chile, tenha informado que assumirá o pagamento.

A expectativa inicial é que o Tribunal Disciplinar decida pela cobrança de multa também para os clubes brasileiros envolvidos, como o Atlético, por exemplo. O entendimento é que o erro foi da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que não teria repassado as listas de inscrição no período determinado pela Conmebol.

A ANFP assumiu responsabilidade pelas irregularidades envolvendo os clubes do país. Até o momento da publicação desta matéria, a CBF ainda não havia se posicionado sobre o caso. Ao Superesportes, a entidade que rege o futebol brasileiro prometeu se pronunciar ainda nesta quinta-feira.

Em nota, a Conmebol informou que "uma vez recebidos os descargos por parte dos demais clubes investigados, o Tribunal Disciplinar se pronunciará a respeito".

O caso

Nessa quarta, a Conmebol divulgou a relação das 21 equipes investigadas pelo tribunal por conta do não cumprimento do prazo na inscrição de atletas nas competições (veja a relação ao final da matéria). Incluído na lista, o Atlético garante ter enviado a documentação no período determinado no regulamento. O processo de registro dos elencos entre clube e confederação é intermediado pelas federações nacionais.

“Em relação ao Atlético, o Atlético cumpriu o prazo, não tem absolutamente nenhum problema”, declarou o presidente do Atlético, Sérgio Sette Câmara. “Enviamos a lista no dia 1º de fevereiro. O prazo era dia 2. Enviamos até com 24 horas de antecedência. Se existe um problema, é entre CBF e Conmebol, não é problema do Atlético”, acrescentou.

Os clubes com irregularidade, segundo a Conmebol, são:

Copa Libertadores (2ª fase)

Clube Atlético Mineiro (BRA)
São Paulo FC (BRA)
Club Universidad de Chile (CHI)
Club Deportivo Palestino (CHI)
Club Libertad (PAR)

Copa Sul-Americana

Botafogo de Futebol e Regatas (BRA)
Santos Futebol Clube (BRA)
Esporte Clube Bahia (BRA)
Fluminense Football Club (BRA)
Sport Club Corinthians Paulista (BRA)
Associação Chapecoense de Futebol (BRA)
Club Social y Deportivo Colo-Colo (CHI)
Club de Deportes Antofagasta (CHI)
Deportes Unión La Calera (CHI)
Unión Española (CHI)
Club Sol de América (PAR)
Independiente FBC (PAR)
Club Deportivo Santaní (PAR)
Club Guaraní (PAR)
Estudiantes de Mérida Fútbol Club (VEN)
Zulia Fútbol Club (VEN)

Tags: atleticomg interiormg futnacional seriea galo libertadores2019