Atlético

COPA LIBERTADORES

Defensor aciona Conmebol para conseguir pontos de jogo contra o Atlético, pela Libertadores

Clube uruguaio espera reverter, nos tribunais, derrota por 2 a 0 no jogo de ida

postado em 21/02/2019 20:12 / atualizado em 21/02/2019 21:36

<i>(Foto: Bruno Cantini/Atlético)</i>


O Defensor acionou a Unidade Disciplinar da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) na noite desta quinta-feira para conseguir os pontos da partida contra o Atlético, disputada nessa quarta-feira. O clube alvinegro é um dos 21 investigados pelo Tribunal Disciplinar da entidade que rege o futebol sul-americano por conta de irregularidades na inscrição de jogadores na Copa Sul-Americana e na Copa Libertadores. A informação foi inicialmente publicada pela ESPN do Uruguai e confirmada pela reportagem.

Pablo Brandy, chefe de imprensa do Defensor, confirmou ao Superesportes a reclamação feita à Conmebol. “Decidimos, de forma pertinente, efetuar a reclamação por questão de coerência e de forma. Enviamos a nota à Conmebol”.

O Atlético venceu o Defensor por 2 a 0 no Estádio Luis Franzini, em Montevidéu, capital do Uruguai, pela partida de ida da terceira fase da Libertadores. O clube uruguaio entende que pode reverter o placar nos tribunais, a exemplo do que ocorreu na fase anterior diante do Barcelona de Guayaquil-EQU.

Incluído na lista dos investigados (veja ao fim da matéria), o Atlético garante ter enviado a documentação no período determinado no regulamento. O processo de registro dos elencos entre clube e confederação é intermediado pelas federações nacionais.

“Em relação ao Atlético, o Atlético cumpriu o prazo, não tem absolutamente nenhum problema”, declarou o presidente do Atlético, Sérgio Sette Câmara. “Enviamos a lista no dia 1º de fevereiro. O prazo era dia 2. Enviamos até com 24 horas de antecedência. Se existe um problema, é entre CBF e Conmebol, não é problema do Atlético”, acrescentou.

Por meio de nota divulgada na noite desta quinta, a CBF garantiu que enviou as listas de atletas dos oito clubes brasileiros dentro do prazo. Segundo a entidade que rege o futebol nacional, "o que está em apuração junto à Conmebol é um possível erro de autenticação no sistema COMET (em que são realizadas as inscrições), durante a realização de uma das etapas de homologação do processo, o que de forma alguma configura a irregularidade na inscrição das equipes".

Segundo a CBF, o máximo que pode ocorrer nos tribunais é a cobrança de uma multa. "A CBF está investiganto as causas dessa possível situação e fornecendo os esclarecimentos necessários aos clubes envolvidos e à entidade sul-americana", lê-se na nota.

Segunda vez

Após perder o jogo de ida da segunda fase por 2 a 1 para o Barcelona de Guayaquil, o clube uruguaio acionou a Conmebol por conta da escalação irregular do volante Sebastián Pérez por parte dos equatorianos. A derrota em casa se reverteu em vitória por 3 a 0.

O entendimento da Conmebol é que o caso do Barcelona e o dos 21 clubes - incluindo-se o Atlético - são distintos. A entidade afirma que Pérez estava mesmo irregular, já que ainda estava inscrito como jogador do Pachuca-MEX quando foi registrado pelo clube equatoriano no sistema da Copa Libertadores.

Clubes multados

O Tribunal Disciplinar, órgão independente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), determinou, na noite desta quinta-feira, a punição dos seis clubes chilenos envolvidos na polêmica do atraso na inscrição de atletas na Copa Libertadores ou na Copa Sul-Americana. Universidad de Chile, Palestino, Colo Colo, Antofagasta, Unión La Calera e Unión Española pagarão uma multa de 15 mil dólares (cerca de R$ 56,5 mil). O valor será descontado de premiações pagas por direitos de televisão ou patrocínio, ainda que a Associação Nacional de Futebol Profissional (ANFP), do Chile, tenha informado que assumirá o pagamento. Ainda não há definição sobre os oito clubes brasileiros envolvidos no caso.

Os clubes que apresentaram irregularidade, segundo a Conmebol, foram os seguintes:

Copa Libertadores (2ª fase)

Clube Atlético Mineiro (BRA)
São Paulo FC (BRA)
Club Universidad de Chile (CHI)
Club Deportivo Palestino (CHI)
Club Libertad (PAR)

Copa Sul-Americana

Botafogo de Futebol e Regatas (BRA)
Santos Futebol Clube (BRA)
Esporte Clube Bahia (BRA)
Fluminense Football Club (BRA)
Sport Club Corinthians Paulista (BRA)
Associação Chapecoense de Futebol (BRA)
Club Social y Deportivo Colo-Colo (CHI)
Club de Deportes Antofagasta (CHI)
Deportes Unión La Calera (CHI)
Unión Española (CHI)
Club Sol de América (PAR)
Independiente FBC (PAR)
Club Deportivo Santaní (PAR)
Club Guaraní (PAR)
Estudiantes de Mérida Fútbol Club (VEN)
Zulia Fútbol Club (VEN)

Tags: futinternacional libertadores2019 galo seriea futnacional interiormg atleticomg