Atlético

ATLÉTICO

Ídolo do Atlético, Reinaldo avalia futebol de Alerrandro e compara atacante a Ricardo Oliveira: 'A diferença é só a idade'

Maior artilheiro da história do Galo falou sobre o jovem atacante

postado em 22/03/2019 12:30 / atualizado em 22/03/2019 11:40

<i>(Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)</i>
O ano de 2019 tem sido especial para o atacante Alerrandro. Dono da posição de centroavante no Atlético na maioria dos jogos do Campeonato Mineiro, o atacante aproveitou muito bem as oportunidades dadas pelo técnico Levir Culpi e é o artilheiro do Estadual, com oito gols.

Toda essa evolução na carreira de Alerrandro é observada por alguém que, também muito novo, brilhou com a camisa do Galo. Reinaldo, maior artilheiro da história do Atlético e atualmente membro da comissão técnica alvinegra, avaliou o jovem atacante. Em entrevista ao Superesportes, o Rei da torcida do Galo falou sobre a convivência com Alerrandro no centro de treinamento e sobre as orientações dadas ao atual goleador. (Leia a íntegra da entrevista ao final da matéria).

Para Reinaldo, Alerrandro tem qualidades comparadas às de Ricardo Oliveira. Na visão do ex-camisa 9, o que diferencia os dois centroavantes do Atlético é apenas a data de nascimento. “São dois centroavantes que sabem fazer gols. A diferença é só a idade”, disse.

Voz da experiência


Observador técnico das categorias de base do Atlético, Reinaldo faz questão de orientar Alerrandro. Dicas de quem marcou 255 gols com a camisa do Galo e que podem ser preciosas para o jovem atacante.

“Converso com ele sobre posicionamento. Não jogar muito de costas para o beque. Ficar sempre de frente para o jogo. Se oferecer para um lançamento, uma penetração”, disse o ex-centroavante.

<i>(Foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)</i>
Além da evolução profissional, o camisa 44 deu um passo importante na vida fora dos gramados: Alerrandro se tornou pai em fevereiro deste ano. A pequena Emanuelly veio ao mundo minutos antes do jogador marcar seu primeiro gol pela equipe profissional do Atlético, na vitória por 2 a 0 sobre o Guarani, no Independência, pela quinta rodada do Mineiro.

Reinaldo não poupou elogios a Alerrandro, e acha que o ‘menino’ está no caminho certo, pois já tem o mais importante – sabe fazer gols.

“Alerrandro é um menino bom. É bastante dedicado, atencioso. A conversa com ele é mais sobre o aproveitamento. Ele se cobrar, estar bem treinado para fazer gols. Saber que tem que ter esses fundamentos ali de dentro da área. Sempre conversei com ele nesse sentido. Para ele pensar em gols. Saber que mesmo não tendo muita participação ou se estiver mal no jogo, vai surgir uma oportunidade para fazer gol. E ele tem que estar preparado, atento, para fazer esse gol”, afirmou.

Números e trajetórias


Alerrandro está no Atlético desde 2014, quando passou a integrar a equipe sub-15. Ao todo, foram 96 jogos e 81 gols pelas categorias infantil, infanto-juvenil, juvenil e júnior. O bom desempenho rendeu várias convocações para as Seleções Brasileiras de base. Vestindo a amarelinha, foi campeão Sul-Americano sub-17 em 2017, marcando um gol na competição. Na base do Galo, foi campeão mineiro sub-15 (2015) e sub-17 (2017), sendo artilheiro nas duas competições.

Pelo profissional, fez sua estreia na derrota atleticana para por 1 a 0 pelo Villa Nova, pela terceira rodada do Campeonato Mineiro de 2018.

Em agosto daquele mesmo ano, foi mandado de volta para o sub-20, por causa de um desentendimento entre seu empresário e a diretoria
alvinegra na negociação da renovação de contrato. Uma semana depois, foi reintegrado ao elenco profissional.

No time principal do Galo, o atacante já fez 21 jogos e marcou oito gols. Alerrandro tem contrato com o Atlético até dezembro de 2021.

Reinaldo é o jogador que mais marcou gols pelo Atlético, com 255 gols em 475 jogos. Para muitos, ele é um dos maiores atacantes da história do futebol. Pelo Galo, o ‘Rei’ ganhou oito Campeonatos Mineiros pelo Galo (1976, 1978, 1979, 1980, 1981, 1982, 1983 e 1985), além de duas Taças Minas Gerais (1975 e 1976). Ele foi artilheiro do Campeonato Brasileiro de 1977, com a marca de 28 gols em 18 jogos. Naquele ano, o Atlético foi vice-campeão brasileiro, curiosamente, sem perder nenhuma partida na competição.

Ricardo Oliveira, titular do ataque alvinegro, chegou ao Atlético no início de 2018 com um currículo vitorioso: campeão da Copa América (2004) e da Copa das Confederações (2005) pela Seleção Brasileira, da Liga dos Campeões pelo Milan (2006/07), da Copa da Uefa e do Campeonato Espanhol pelo Valencia (ambos na temporada 2003/04) e da Copa do Rei (2004/05) pelo Betis. O centroavante ainda foi artilheiro do Brasileirão em 2015, quando atuava pelo Santos e marcou 20 gols. Já em sua primeira temporada foi quem marcou mais gols com a camisa alvinegra. Foram 22 tentos e oito assistências no ano passado. No total, são 31 gols em 65 jogos com a camisa do Galo.

Veja a íntegra da entrevista de Reinaldo ao Superesportes


Como é a sua convivência com Alerrandro na Cidade do Galo?

“Alerrandro é um menino bom. É bastante dedicado, atencioso. A conversa com ele é mais sobre o aproveitamento dele. Ele se cobrar, estar bem treinado para fazer gols. Saber que tem que ter esses fundamentos ali de dentro da área. Sempre conversei com ele nesse sentido. Para ele pensar em gols. Saber que mesmo não tendo muita participação ou se estiver mal no jogo, vai surgir uma oportunidade para fazer gol. E ele tem que estar preparado, atento, para fazer esse gol.”

Você que foi especialista da área, dá alguma orientação técnica para ele?

“Sim, converso com ele sobre posicionamento. Não jogar muito de costas para o beque. Ficar sempre de frente para o jogo. Se oferecer para um lançamento, uma penetração.”

Que avaliação você faz do momento atual do Alerrandro?

“Excelente. Ele sabe fazer gols. Tem esse ofício. Centroavante tem um ofício. É o cara que sabe fazer gol. Ele aprendeu esse ofício. Agora é só ele dar essa manutenção. Se dedicar cada vez mais para fazer gols.”

Ele recebe bem essas orientações?

“Tranquilo. Ele é um menino bom. A gente sempre conversa lá (na Cidade do Galo).”

Como é para Alerrandro e outros jogadores mais novos receber orientações de Reinaldo, Éder, jogadores que fizeram história com a camisa do Galo?

“Eles são bem atentos. Têm muito respeito e o que a gente fala eles estão sempre procurando fazer. Eles recebem bem esses comentários nossos.”

Comparando Alerrandro e Ricardo Oliveira, quais as diferenças que você vê nas características desses dois jogadores?

“São dois centroavantes que sabem fazer gols. A diferença é só a idade.”

Tags: atleticomg seriea nacional alerrandro