Atlético

CAMPEONATO BRASILEIRO

Em jogo com golaço contra e três pênaltis, Atlético cede empate ao Fortaleza no Horto

Alvinegro abriu 2 a 0 no começo do jogo, cedeu empate no segundo tempo e desperdiçou chance da vitória com pênalti perdido por Luan

postado em 21/07/2019 18:03 / atualizado em 21/07/2019 18:37

<i>(Foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)</i>

A tarde foi de um jogo maluco no Independência. O dia, que começou com muitas homenagens e festa da torcida com dois gols rápidos do Atlético, terminou com muitas vaias e frustração. O Fortaleza buscou o empate por 2 a 2 na etapa final. O alvinegro ainda teve duas chances em cobranças de pênalti para garantir a vitória, mas Alerrandro e Luan desperdiçaram as batidas. O resultado foi frustrante para o Galo, que deixou escapar a chance de encostar nos líderes do Brasileiro. 

O jogo começou "fácil" para o Atlético. Juninho, do meio-campo, aos 6', marcou um golaço contra. Cazares, de pênalti, ampliou aos 10'. O Galo desperdiçou um caminhão de chances e o castigo veio na etapa final. Após cruzamento, o baixinho Carlinhos marcou de cabeça. No lance seguinte, pênalti de Igor Rabello em André Luís. Na cobrança, Juninho empatou o duelo. O alvinegro teve a chance de garantir a vitória após Alerrandro sofrer pênalti. O centroavante cobrou e o goleiro Felipe Alves defendeu. A árbitra Edina Alves Batista mandou voltar porque o camisa 12 se adiantou. Luan assumiu a responsabilidade, cobrou mal e, mais uma vez, o goleiro defendeu.

Antes do jogo, muitas homenagens. Adilson, que foi forçado a se aposentar por causa de problemas cardíacos, deu o pontapé inicial e foi aplaudido pelos torcedores. O família do torcedor Luciano Palhares, que morreu durante o clássico da última quarta-feira, foi homenageada. Foi respeitado 1 minuto de silêncio no Independência.

Com o empate, o Atlético segue em quarto no Campeonato Brasileiro. O Galo soma 20 pontos, um a menos do que o Flamengo, terceiro colocado. Já o Fortaleza está em 14º, com 14 pontos.

O foco do Galo agora é na Copa Sul-Americana. Na próxima quarta-feira, às 21h30, o Atlético visita o Botafogo, no Estádio Nilton Santos. 


O jogo

O técnico Rodrigo Santana escalou um time mesclado para enfrentar o Fortaleza. Victor, com tendinite no joelho esquerdo, deu lugar a Cleiton. Patric, Fábio Santos, Otero e Chará foram poupados. Em seus lugares entraram, respectivamente, Guga, Lucas Hernández, Vinicius e Geuvânio.

O jogo começou com as duas equipes se estudando, mas o placar foi inaugurado rapidamente. Juninho, volante do Fortaleza, tentou recuar do meio-campo para Felipe Alves, mas encobriu o goleiro e marcou um golaço contra: 1 a 0.

O gol deixou os visitantes mais tensos em campo. E, quatro minutos depois, o VAR chamou a árbitra Edina Alves Batista. O volante Elias foi derrubado na área pelo zagueiro Roger Carvalho. Com auxílio do vídeo, o pênalti foi marcado. Na cobrança, Cazares deslocou Felipe Alves e ampliou: 2 a 0.

O lance gerou muita reclamação dos jogadores do Fortaleza. Para os atletas e comissão técnica, Geuvânio cometeu falta em Carlinhos pouco antes do pênalti. O auxiliar de Rogério Ceni, Charles Hembert, foi expulso. Wellington Paulista levou o cartão amarelo.

Os ânimos ficaram menos exaltados e o jogo deu uma acalmada. O Fortaleza controlava a posse da bola e o Atlético tentava os contra-ataques, principalmente pelo lado direito, explorando a velocidade de Geuvânio. Wellington Paulista, de cabeça, obrigou Cleiton a fazer boa defesa. Pelo lado do Galo, Alerrandro, livre, perdeu chance incrível de ampliar o placar.

Na reta final do primeiro tempo, as duas equipes quase balançaram as redes. André Luís fez jogada individual e finalizou. A bola desviou em Jair, mas Cleiton conseguiu fazer grande defesa. A bola ainda explodiu no travessão. Já no último lance da etapa inicial, Cazares encontrou Vinicius livre, mas a finalização de primeira acertou o travessão.

Os dois times voltaram com a mesma formação na etapa final, e o Atlético esteve muito próximo do terceiro gol logo no início. Lucas Hernández saiu na cara do gol, driblou o defensor e chutou para defesa de Felipe Alves. No rebote, Alerrandro chutou forte e o camisa 12 do Fortaleza salvou com os pés. A bola caiu nos pés de Cazares, de fora da área, que finalizou no ângulo. O goleiro voou para espalmar para escanteio.

O Atlético seguiu desperdiçando chances. Geuvânio, livre, tentou driblar o goleiro e chutou para fora. Depois disso, o time viveu um inferno astral. Após jogada trabalhada pelo time cearense, Tinga cruzou e Carlinhos subiu livre para cabecear e balançar as redes: 2 a 1.

No lance seguinte, após confusão na área, a defesa do Atlético saiu jogando errado, André Luís carregou a bola e foi derrubado por Igor Rabello dentro da área: pênalti. Na cobrança, Juninho bateu no meio do gol e empatou o jogo: 2 a 2.

O jogo ficou quente. Alerrandro foi derrubado na área e o terceiro pênalti foi marcado. Depois de muita reclamação dos jogadores do Fortaleza, o próprio centroavante foi para a cobrança. Ele bateu no canto e o goleiro Felipe Alves voou para defender. 

No entanto, o goleiro se adiantou, levou cartão amarelo e a árbitra mandou a cobrança voltar. Luan assumiu a responsabilidade e bateu muito mal, no canto de Felipe Alves, que fez defesa tranquila. Depois do lance, o camisa 27 passou a ser vaiado pela torcida.

O alvinegro lutou até o fim. Luan desperdiçou chance clara nos acréscimos. Após o apito final, muitas vaias dos atleticanos nas arquibancadas do Independência.


ATLÉTICO 2 X 2 FORTALEZA

Atlético
Cleiton; Guga, Igor Rabello, Réver e Lucas Hernández; Jair (Ramón Martínez, aos 17/2°T) e Elias; Geuvânio (Luan, aos 30/2°T), Vinicius e Cazares (Chará, aos 14/2°T); Alerrandro
Técnico: Rodrigo Santana

Fortaleza
Felipe Alves; Tinga, Quintero, Roger Carvalho e Carlinhos; Juninho, Araruna e Romarinho (Marlon, aos 53/2°T); Kieza, Wellington Paulista e André Luís (Gabriel Dias, aos 41/2°T)
Técnico: Rogério Ceni

Gols: Juninho, contra, aos 6/1°T; Cazares, aos 13/1°T; Carlinhos, aos 19/2°T; Juninho, aos 26/2°T
Cartões amarelos: Wellington Paulista, aos 12/1°T; André Luiz, aos 42/1°T; Quintero, aos 42/1°T; Lucas Hernández, aos 17/2°T; Felipe Alves, aos 34/2°T

Motivo: 11ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: estádio Independência
Público: 16.043
Renda: R$292.563,00
Data e horário: domingo, 21 de julho, às 16h

Árbitra: Edina Alves Batista (SP)
Auxiliar: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Neuza Ines Back (SP)
VAR: Paulo Roberto Alves Júnior (PR)

Tags: atlético galo interiormg fortaleza fortalezace brasileiro seriea pênaltis