Atlético

ATLÉTICO

Percepção muda, e Sul-Americana vira prioridade do Atlético

Clube estabeleceu metas para o torneio continental e para o Brasileiro

postado em 22/07/2019 14:21 / atualizado em 22/07/2019 14:28

<i>(Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)</i>
Conquistar o título da Copa Sul-Americana é o principal objetivo do Atlético para o restante da temporada. O torneio continental, que em 2018 foi colocado em segundo plano em meio à disputa do Campeonato Brasileiro, se tornou, neste ano, o grande foco do clube.


Na Copa Sul-Americana, o Atlético enfrentará o Botafogo nas oitavas de final. A equipe também está na disputa do Brasileirão, em que ocupa a quarta posição, com 20 pontos após 11 rodadas.

“A gente vai focar muito no mata-mata, pode ter certeza. Vamos focar no mata-mata. E temos a prioridade de manter no mínimo na (zona de classificação à) Libertadores na competição brasileira”, admitiu o técnico Rodrigo Santana.

As escolhas do treinador na escalação da equipe no empate por 2 a 2 contra o Fortaleza, pela Série A, indicam o planejamento traçado por comissão técnica e diretoria. Rodrigo Santana mandou a campo nesse domingo, no Independência, um time misto. Tudo para poupar os titulares mais desgastados para o compromisso desta quarta-feira, contra o Botafogo, pela Sul-Americana.

“É evidente que a gente tem um time base na cabeça, tem uma ideia, e procura colocar no mata-mata. O mata-mata não dá tempo. No Brasileiro, a gente perdeu dois pontos (contra o Fortaleza), somamos um dentro de casa. Dá para recuperar na próxima rodada”, disse.

Contra o Botafogo, o Atlético terá força máxima. Poupados contra o Fortaleza, o lateral-direito Patric, o lateral-esquerdo Fábio Santos, o meia Otero e o atacante Chará devem retornar à equipe. Diagnosticado com uma tendinite no joelho esquerdo, o goleiro Victor é dúvida.

“A gente tem que estar com nossos melhores e em condições físicas e psicológicas perfeitas. É evidente que no mata-mata a gente dá prioridade para esse time base que a gente tem na cabeça. No Brasileiro, dá para a gente sempre recuperar na próxima rodada”, finalizou Rodrigo Santana.

Prioridade


Em 9 de maio de 2018, o presidente do Atlético, Sérgio Sette Câmara, deu polêmica declaração em que afirmou: “Eu acho que a Copa Sul-Americana é a segunda divisão da Libertadores da América”. Naquela noite, o time alvinegro havia sido eliminado da competição já na primeira fase, após empate sem gols com o San Lorenzo-ARG, no Independência.

A percepção sobre a competição mudou internamente. Em 2019, o Atlético voltou a disputar a Sul-Americana, após ser eliminado da Copa Libertadores como terceiro colocado do Grupo E - Cerro Porteño-PAR e Nacional-URU avançaram às oitavas de final. Após a queda na Copa do Brasil, o torneio continental se tornou prioridade.

Na segunda fase - etapa da Sul-Americana em que entram times eliminados da Libertadores -, o Atlético derrotou o Unión La Calera-CHI nos pênaltis. A partida de ida das oitavas de final, contra o Botafogo, está marcada para esta quarta-feira, às 21h30, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. A volta será em Belo Horizonte, na quarta-feira seguinte, também às 21h30.



Como assistir?


O duelo entre Atlético e Botafogo terá transmissão exclusiva do DAZN, plataforma de streaming esportivo. Novos assinantes terão um mês de acesso grátis, e o cancelamento pode ser feito a qualquer momento. Do segundo mês em diante, o custo mensal é de R$ 37,90, sem contrato de fidelização.

Tags: atleticomg interiormg futnacional seriea galo sulamericana