Atlético

COPA SUL-AMERICANA

Torcida do Atlético entoa gritos homofóbicos em reposições de Burián, goleiro do Colón

Atos aconteceram no primeiro tempo da partida no Mineirão

postado em 26/09/2019 22:54 / atualizado em 27/09/2019 03:13

<i>(Foto: Túlio Kaizer/EM/D.A. Press)</i>

Apesar dos pedidos recentes do Atlético para que gritos homofóbicos não sejam entoados nos estádios, a torcida voltou a cometer os atos na partida contra o Colón, pela semifinal da Copa Sul-Americana, no Mineirão. No primeiro tempo, uma parte dos alvinegros nas arquibancadas gritaram ‘bicha’ para Burián, goleiro da equipe argentina, em algumas cobranças de tiro de meta.
 
 
Antes do jogo contra o Bahia, em agosto, pelo Campeonato Brasileiro, o Atlético divulgou em suas redes sociais um pedido para que os cantos homofóbicos fossem extinguidos das arquibancadas. O posicionamento se deu após o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) enviar ofício aos clubes alertando para a possibilidade de punição em caso de homofobia.
 
Antes do comunicado, torcedores atleticanos já haviam direcionado gritos homofóbicos ao goleiro Fábio, do Cruzeiro, durante jogo das quartas de final da Copa do Brasil. O clube não recebeu nenhuma punição. 

Punição na Conmebol

Na estreia da Copa América deste ano, realizada no Brasil, a CBF foi punida pelo grito dos torcedores brasileiros. Na partida contra a Bolívia, o ato homofóbico foi contra o goleiro Lampe. Por causa disso, a Conmebol aplicou multa de 15 mil dólares na entidade brasileira.
 
A CBF foi enquadrada nos artigos 8 e 14 do Regulamento de Disciplina da Conmebol, que falam em "insulto ou atentado contra a dignidade humana de outra pessoa ou grupo de pessoas, por qualquer meio, por motivos de cor de pele, raça, etnia, idioma, credo ou origem".

Tags: sulamericana interiormg atleticomg