Atlético

COPA SUL-AMERICANA

Atlético frustra Mineirão, perde nos pênaltis para o Colón e é eliminado da Sul-Americana

Galo dominou argentinos no tempo regulamentar, mas foi punido com gol no segundo tempo e não evitou o pior nos pênaltis diante de 45 mil torcedores

postado em 26/09/2019 23:46 / atualizado em 27/09/2019 02:26

(Foto: Ramon Lisboa/EM/D. A Press)
Estádio cheio, jogo decisivo, necessidade de conseguir uma virada. Tudo indicava uma daquelas noites de tensão, alívio e festa para os mais de 45 mil torcedores do Atlético que foram ao Mineirão nesta chuvosa noite de quinta-feira. O início até foi promissor. O time abriu vantagem, mas foi punido no fim com um gol do Colón-ARG. A vitória por 2 a 1 levou a decisão para os pênaltis. Nas cobranças, melhor para os argentinos, que venceram por 4 a 3 e avançaram à final da Copa Sul-Americana.

Nas cobranças alternadas, Réver e Cazares foram parados pelo goleiro Burián, do Colón, grande herói da classificação dos argentinos. O time de Santa Fé garantiu presença na final única marcada para 9 de novembro, em Assunção. 

Esta será a primeira vez que o Colón disputará uma final continental em sua história. Já o Galo desperdiçou a chance de chegar à sua oitava decisão de um torneio internacional.



A eliminação tende a aumentar muito a pressão da torcida sobre o técnico Rodrigo Santana, os jogadores e a diretoria. Isso porque, no Campeonato Brasileiro, a fase é das mais difíceis. O Galo está em queda-livre, vem de seis derrotas seguidas e está na 10ª posição, com 27 pontos. Para se aproximar do G4 e brigar por uma vaga na Copa Libertadores de 2020, a equipe precisará de uma reação consistente.

O próximo compromisso pela Série A será no domingo, às 19h, contra o Ceará, no Independência, pela 22ª rodada.

O jogo

Melhor desde o início do jogo, o Atlético abriu o placar com um gol de Franco Di Santo, no fim do primeiro tempo. No início da etapa complementar, Chará recebeu de Cazares e concluiu com precisão um contra-ataque perfeito para abriu 2 a 0. Já nos minutos finais, ‘Pulga’ Rodríguez marcou de pênalti e igualou o confronto para os argentinos.

O adversário na final será o Independiente Del Valle-EQU, que eliminou o Corinthians. A decisão, disputada em jogo único, está marcada para o dia 9 de novembro (sábado), a partir das 17h30. As equipes se enfrentam em La Nueva Olla Azulgrana, estádio do Cerro Porteño-PAR, em Assunção, capital do Paraguai.

Antes da decisão da Copa Sul-Americana, o Atlético terá pela frente 11 partidas do Campeonato Brasileiro. A primeira será contra o Ceará, neste domingo, a partir das 19h, no Independência, pela 22ª rodada.

Já o Colón-ARG enfrenta o Argentinos Juniors-ARG na próxima segunda-feira, às 21h10. O jogo no estádio Cemitério dos Elefantes, em Santa Fé, vale pela oitava rodada da Superliga Argentina.


Intensidade recompensada

A sequência de cinco derrotas seguidas na temporada não desanimou os torcedores do Atlético, que compareceu em bom número e fez bastante barulho no Mineirão desde antes de a bola rolar. E o ambiente ficou ainda mais hostil ao Colón-ARG com as voltas do volante Jair e do meia-atacante Luan à formação titular, novidades que inflamaram a torcida.

A postura agressiva do Atlético logo no começo manteve as arquibancadas acesas. Réver, Patric, Luan, Elias e Cazares finalizaram contra o gol defendido por Burián. Na metade inicial do primeiro tempo, a equipe alvinegra finalizou impressionantes 11 vezes - mais que o dobro da quantidade de todo o jogo de ida. Mas a bola insistia em não entrar.

Aos poucos, o Colón-ARG esfriava o ímpeto inicial alvinegro. O time argentino, porém, tinha muitas dificuldades de manter a bola, trocar passes e construir jogadas ofensivas. Com marcação forte do início ao fim do primeiro tempo, o Atlético conseguiu voltar a ser mais incisivo por volta dos 35’.

Aos 37’, Chará recebeu de Patric e desperdiçou chance incrível, praticamente sem goleiro. Apenas dois minutos depois, Di Santo aproveitou sobra e, na entrada da pequena área, finalizou firme, no alto, para explodir de alegria a torcida alvinegra: 1 a 0. Pouco depois, porém, a má notícia: Jair, que se recuperara de estiramento muscular na coxa direita, caiu no gramado com dores na região. Zé Welison o substituiu.

(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D. A Press)

Tensão cresce, e pênalti muda rumos do jogo

O Colón-ARG até tentou esboçar uma pressão no começo do segundo tempo. Mas logo aos 5’, o Atlético ampliou o placar num contra-ataque perfeito. Luan afastou após cobrança de escanteio. Elias passou para Cazares arrancar no meio-campo. O equatoriano deu passe em profundidade para Chará, que saiu na frente do goleiro Burián e bateu cruzado, no cantinho: 2 a 0.

(Foto: Ramon Lisboa/EM/D. A Press)


Com a obrigação de buscar um gol para levar a decisão para os pênaltis, o Colón-ARG partiu para cima. O técnico Pablo Lavallén fez alterações, mas o time argentino tinha dificuldades de criação. Em vantagem no placar, o Atlético se dava ao luxo de cadenciar o jogo e até mesmo fazer cera em alguns momentos.

O Colón-ARG equilibrou a posse de bola e levou perigo com uma finalização de letra de ‘Pulga’ Rodríguez. O Atlético se armava para contra-ataques e segurava o jogo o quanto podia. Tanto é que o goleiro Cleiton, aos 32’, foi advertido com cartão amarelo por conta da cera.

Aos 34’, Elias cometeu pênalti em Morelo. Na cobrança, ‘Pulga’ Rodríguez deslocou Cleiton e diminuiu: 2 a 1. O gol diminuiu a empolgação da torcida alvinegra, que passou a pedir pressa ao time. Rodrigo Santana respondeu imediatamente: Geuvânio substituiu Elias. Mas pouco aconteceu depois disso. E o jogo foi para os pênaltis.

(Foto: Ramon Lisboa/EM/D. A Press)





Pênaltis: Atlético 3 x 4 Colón

Cleiton defendeu a cobrança de Morelo
Fábio Santos marcou para o Atlético
Ortiz marcou para o Colón
Vinícius marcou para o Atlético
Chancalay marcou para o Colón
Franco Di Santo marcou para o Atlético
Olivera marcou para o Colón
Burián defendeu a cobrança de Réver
‘Pulga’ Rodríguez marcou para o Colón
Burián a última cobrança de Cazares

ATLÉTICO (3) 2 X 1 (4) COLÓN-ARG

Atlético
Cleiton; Patric, Igor Rabello, Réver e Fábio Santos; Jair (Zé Welison, no intervalo) e Elias (Geuvânio, aos 39’ do 2ºT); Luan (Vinicius, aos 27’ do 2ºT), Cazares e Chará; Di Santo 
Técnico: Rodrigo Santana
 
Colón-ARG
Burián; Vigo, Ortiz, Olivera e Escobar (Esparza, aos 17’ do 2ºT); Zuqui, Lértora, Aliendro (Bernardi, aos 9’ do 2ºT) e Estigarribia (Chancalay, aos 48’ do 2T); ‘Pulga’ Rodríguez e Morelo
Técnico: Pablo Lavallén

Gols: Franco Di Santo, aos 39’ do 1ºT, e Chará, aos 5’ do 2ºT (ATL); ‘Pulga’ Rodríguez, aos 36’ do 2ºT (COL)
Cartões amarelos: Patric, aos 30’, Cleiton, aos 32’, e Vinicius, aos 46’ do 2T (ATL); Olivera, aos 16’, e Burián, aos 49’ do 2ºT (COL)

Motivo: partida de volta da semifinal da Copa Sul-Americana
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Data e horário: quinta-feira, 26 de setembro de 2019, às 21h30

Público: 45.560 torcedores
Renda: R$ 1.706.915,00

Árbitro: Andrés Rojas (COL)
Assistentes: Alexander Guzmán e Dionísio Ruiz (COL)
VAR: Esteban Ostojich (URU)

 

Tags: atlético final assunção decisão sulamericana colón