Atlético

ATLÉTICO

Exatamente um mês após saída polêmica, Mancini revê São Paulo, agora à frente do Atlético

Treinador voltará ao Morumbi neste domingo, pela 28ª rodada do Brasileirão

postado em 22/10/2019 06:30

<i>(Foto: Rubens Chiri/São Paulo)</i>
No dia 27 de setembro, Vagner Mancini deixava o São Paulo horas após a contratação de Fernando Diniz para o cargo de treinador. Exatamente um mês depois da polêmica saída, que envolveu vazamento de áudio e versões contraditórias da mesma história, o agora comandante do Atlético voltará ao Morumbi. Neste domingo, a partir das 16h, o Galo visita o Tricolor em jogo válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Mancini teve uma passagem cheia de reviravoltas pelo São Paulo. Em 2 de janeiro, assumiu o cargo de coordenador técnico, posição que nunca havia exercido. “Respeito muito a profissão de treinador, mas vi nessa oportunidade que o São Paulo me proporciona uma grande chance de aproveitar o conhecimento adquirido como atleta e fora do campo em uma nova função”, disse, à época.

Demorou pouco mais de um mês até que Mancini se tornasse treinador do São Paulo. Foi ele o responsável por substituir André Jardine no comando da equipe a partir de 14 de fevereiro. O acordo previa que o agora técnico do Atlético ficasse no cargo até que Cuca, afastado por recomendação médica, pudesse assumir o posto.

Nesse período, Mancini ajudou a classificar o São Paulo ao mata-mata do Campeonato Paulista. Desacreditado, o time tricolor ganhou moral, eliminou o Palmeiras na semifinal e foi à decisão. O título ficou com o Corinthians, mas o trabalho à frente da equipe do Morumbi foi avaliado positivamente.

De volta à coordenação técnica, viu Cuca alternar altos e baixos até que veio o pedido de demissão, em 26 de setembro. E foi aí que os problemas começaram... Naquela mesma tarde, o diretor executivo de futebol Raí anunciou que Mancini seria o substituto interino. “Mancini é quem vai comandar a equipe contra o Flamengo e vamos ter mais tempo para falar quem será o treinador e avisar a todos nos próximos dias”, disse, em entrevista coletiva.

No dia seguinte, tudo mudou. O São Paulo anunciou a contratação de Fernando Diniz para o cargo de treinador - e, consequentemente, o retorno de Mancini à coordenação. Horas depois, porém, o atual técnico do Atlético pediu demissão e desejou ao novo comandante “tranquilidade e leveza no desafio de uma reestruturação e no trabalho da nova comissão técnica”.


A justificativa do pedido de demissão mudou quando um áudio enviado por Mancini vazou. “Sabe por que eu saí, boleirão? Eu fui efetivado no cargo, aí quatro horas depois disso o Daniel Alves foi lá e pediu o Fernando Diniz. Eles me chamaram e falaram que estavam em dúvida. Eu falei: ‘Olha, se vocês estão em dúvida, então vão atrás do Diniz porque eu estou indo embora’. Foi isso”. 

A versão do técnico foi contradita pelo São Paulo, que negou ter prometido efetivação. O nome de Fernando Diniz foi apresentado pela diretoria tricolor a líderes do elenco, que aprovaram. Com isso, Mancini optou por deixar o clube.

E em campo?


<i>(Foto: Bruno Cantini/Atlético)</i>

Os nove meses no São Paulo facilitam a preparação para o jogo de domingo? Para Mancini, sim. Mas tudo depende de estudos do atual time tricolor, que já passou por mudanças desde que Fernando Diniz assumiu o comando.

“Vi muito o São Paulo jogar, mas o dia da minha saída foi o dia da chegada do Fernando Diniz. Então, de lá para cá, o time foi alterado em algumas coisas. Eu vou, sinceramente, assistir a um jogo por dia esta semana, porque acho isso muito importante para que você possa detectar detalhes que são importantes dentro da partida. É óbvio que eu conheço um pouco mais o elenco do São Paulo que o Diniz o elenco do Atlético. Não sei se isso vai me dar vantagem ou não. Ao término dos 90 minutos a gente vai ver”, concluiu Mancini.

Tags: mancini saopaulosp galo seriea futnacional interiormg atleticomg