Atlético

ATLÉTICO

Cazares ganha confiança de Dudamel para ser o maestro do meio-campo do Atlético

Em sua quinta temporada no Atlético, armador equatoriano divide opiniões da torcida

postado em 18/01/2020 11:29 / atualizado em 18/01/2020 12:27

(Foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)

Adorado por uns e severamente criticado por outros, status de craque e dono de uma personalidade peculiar. Desde o início da temporada de 2016 no Atlético, o armador equatoriano Cazares viveu várias polêmicas extracampo e por poucas vezes conseguiu de fato mostrar o que a torcida espera dele. Mas neste início de 2020 o jogador de 27 anos contará com um importante aliado na busca pelos objetivos individuais e coletivos: ninguém menos que o técnico Rafael Dudamel.

O treinador venezuelano já conhecia o atleta nos tempos em que o enfrentava nos confrontos com o Equador, pelas Eliminatórias Sul-Americanas. Mas no dia a dia, o comandante tem tido a chance para conversar e motivar o meio-campista, rotineiramente é cobrado pela torcida por não se doar em campo como os demais.

Com contrato até dezembro, o camisa 10 chegou a ser posto na lista de negociáveis neste ano pela diretoria, que gostaria de recuperar o investimento de R$ 5 milhões feito há quatro temporadas. Porém, com o aval de Dudamel ele deve seguir no grupo para ser um dos líderes técnicos alvinegros.

O técnico entende que Cazares pode ser um jogador fundamental no grupo em 2020. Um dos desafios é mantê-lo concentrado nos treinos de pré-temporada: “É um jogador fantástico. Todos nós sabemos. Está trabalhando muito bem e, como todos, tem alguma inquietude ou aspiração diferente. É bom que um jogador tenha um sonho diferente. A melhor forma de ganhar e conquistar é dentro do campo, buscando as vitórias”.

Pela possibilidade de negociar Cazares, a diretoria optou pela contratação do armador Hyoran por empréstimo do Palmeiras, entendendo que ele poderia ser o substituto do equatoriano.

A posição de armador central tem sido uma das maiores carências do Galo nos últimos anos. O prata da casa Bruninho, de 19 anos, vem ganhando mais chances, mas ainda não tem experiência necessária para atuar em grandes competições. Neste ano, Vinícius – titular com Rodrigo Santana em vários jogos em 2019 – optou por se transferir para o Ceará.

Na visão do treinador, Cazares tem demonstrado ter uma personalidade que pode ajudá-lo dentro de campo: “Cazares tem todos os méritos para jogar. Está se preparando bem. Estou conhecendo um ser humano nobre, respeitoso, a quem temos de dar afeto e cuidar muito para que ele possa dar o melhor dentro do campo. Não me encanta somente o futebolista. Me encanta também o ser humano. E ele é um ser humano fantástico”.

Cazares se envolveu em polêmicas nos últimos anos, como ter se atrasado em treinos, ter perdido um voo depois de voltar de um jogo da Seleção do Equador e ser pivô numa briga com mulheres após uma festa em sua casa, em que foi acusado de agressão – posteriormente, a polícia encerrou o caso por falta de provas. Porém, a diretoria alvinegra sempre deu nova chance ao jogador.

Entrar para a história

Ainda que o desempenho desagrade em campo, Cazares pode fazer história em 2020 ao se transformar no estrangeiro com mais gols pelo clube. Com 41, está a dois de superar o argentino Lucas Pratto, que atuou pelo Galo em 2015 e 2016 e se transferiu para o São Paulo.

Cazares foi homenageado pelo Atlético no ano passado por ter completado 200 jogos pela equipe, feito que somente o goleiro Victor (419), o zagueiro Réver (229) e o lateral-esquerdo Fábio Santos (203) têm no grupo atual.

Tags: Galo interiormg futnacional seriea Cazares Dudamel