Atlético

COPA SUL-AMERICANA

Sob pressão, Atlético recebe Unión pela Sul-Americana em busca de reviravolta histórica

Times se enfrentam a partir das 21h30 desta quinta-feira, no Independência

postado em 20/02/2020 06:00 / atualizado em 20/02/2020 09:04

(Foto: Bruno Cantini/Atlético)
Há duas semanas, o Atlético de Rafael Dudamel sofreu, nas palavras do próprio treinador, um ‘duro golpe’ ao perder por 3 a 0 pelo Unión-ARG, na Argentina. A partir das 21h30 desta quinta-feira, o pressionado time alvinegro tem a chance de reverter a desvantagem e fazer história no Independência, na partida de volta da primeira fase da Copa Sul-Americana. Para isso, precisa golear e conseguir um feito raríssimo. 

As atuações e os resultados ruins do Atlético deixaram a torcida desconfiada com o trabalho de Rafael Dudamel e da diretoria no início da temporada. Ainda em negociação com a Minas Arena para definir o Mineirão como ‘casa’ em 2020, o Galo mandará o jogo contra o Unión-ARG no Independência. O desempenho irregular da equipe em 2020 reflete a baixa procura por ingressos para o duelo decisivo desta quinta. Segundo o clube, apenas 13.067 bilhetes haviam sido vendidos até o fim da tarde dessa quarta-feira. Não haverá comercialização nas bilheterias do estádio.




A derrota no Estádio 15 de Abril, em Santa Fé, faz com que o Atlético necessite de uma vitória por pelo menos quatro gols de diferença para avançar ao fim do tempo regulamentar. Triunfo alvinegro por 3 a 0 leva a decisão para os pênaltis. Qualquer outro resultado é favorável aos argentinos. O rival da equipe classificada será definido posteriormente em sorteio na Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).

O Superesportes fez um levantamento sobre todos os jogos do Atlético em competições oficiais para além do âmbito regional. Em quase 112 anos de história, o time alvinegro perdeu a partida de ida de confrontos mata-mata por pelo menos três gols de diferença em 12 oportunidades. Em nenhuma delas, foi possível reverter a vantagem e se classificar à fase seguinte.

O mais perto que o Atlético chegou de alcançar uma reviravolta foi nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2009. Na ocasião, o Vitória goleou por 3 a 0 na partida de ida, no Barradão. No Mineirão, o time alvinegro - que contava com Diego Tardelli no comando de ataque - devolveu o placar, com gols de Renan, Welton Felipe e Alessandro. Nos pênaltis, derrota por 5 a 4, que sacramentou a eliminação em casa.

Inspirações


(Foto: AFP / FEDERICO PARRA)
Não é simples para clube nenhum reverter uma desvantagem como a do Atlético. Em toda a história da Copa Sul-Americana, apenas dois times conseguiram o feito: Libertad-PAR e Huracán-ARG. Entre 2002 - ano em que o torneio começou a ser disputado - e 2020, houve 39 confrontos cujos primeiros jogos terminaram com vitória de um dos times por três gols de diferença. Em 37 deles, ou 94,8% das vezes, não houve reviravolta.

A primeira vez que a improvável virada se concretizou foi na fase inicial da edição 2003 da Sul-Americana. Naquele ano, o Nacional-URU fez 3 a 0 no Libertad-PAR no jogo de ida, em Montevidéu. Na partida de volta, os paraguaios devolveram o placar, em Assunção. Nos pênaltis, venceram por 3 a 2 e avançaram.

O feito se repetiu 14 anos anos depois, novamente na primeira fase da Copa Sul-Americana. Em 2017, o Deportivo Anzoátegui-VEN abriu o confronto com um 3 a 0 sobre Huracán-ARG, na Venezuela. Em casa, os argentinos reverteram o placar, aplicaram um 4 a 0 e avançaram.

Há, ainda, episódios na própria história do Atlético que podem servir de inspiração para a equipe nesta quinta-feira. Nas campanhas vitoriosas da Copa Libertadores de 2013 e da Copa do Brasil de 2014, o time alvinegro conseguiu viradas heroicas em confrontos com Newell’s Old Boys-ARG, Olimpia-PAR, Corinthians e Flamengo.


O Atlético já é conhecido por isso. É o time do impossível. A gente está trabalhando, a gente está totalmente focado neste jogo. A gente sabe que não vai ser fácil fazer três, quatro gols. Não é coisa fácil, mas para a gente nada é impossível. Pézinho no chão, porque tenho certeza que nós vamos sair classificados”, disse o meia-atacante Marquinhos, em entrevista ao Superesportes.

Quem joga?


A escalação para buscar a virada foi mantida sob total sigilo por Dudamel, que não permitiu a presença dos jornalistas durante os dois últimos treinamentos antes da partida. Certo é que jogadores como o volante Allan, suspenso, e o atacante Diego Tardelli, sem condições físicas e fora da lista de inscritos na Sul-Americana, não atuarão. O meia-atacante Jefferson Savarino também não foi regularizado para a primeira fase da competição.

Dudamel não deu pistas sobre a formação do Atlético, mas garantiu que armará uma equipe ofensiva. "O Atlético deve ter uma postura ofensiva, os torcedores podem esperar uma equipe que irá buscar a partida. Vai ser uma partida de muito desgaste, o Unión-ARG vem de derrota nas últimas duas partidas, todo o foco é na Sul-Americana. Temos que ir para o tudo ou nada. Combinar jogar bem com ambição, combinar jogar bem com caráter”, disse.

Rival


(Foto: Divulgação/Unión-ARG)
Nos últimos quatro jogos, o Unión-ARG perdeu três. A única vitória foi justamente a conquistada sobre o Atlético. O mau desempenho no Campeonato Argentino - no qual ocupa apenas a 18ª posição - faz com que a equipe ‘tatengue’ concentre energias na Sul-Americana. Tanto é que cerca de dois mil torcedores deixaram Santa Fé rumo a Belo Horizonte para acompanhar a partida.

Após o revés da última sexta-feira diante do Patronato, o técnico do Unión-ARG admitiu que o elenco já pensava no Atlético: “Vai ser um jogo duríssimo, difícil. O Atlético é uma equipe grande que ficou ferida, vai vir com tudo para atacar. Teremos que ter muita inteligência, teremos que jogar bem. Estávamos um pouco distraídos (contra o Patronato), estávamos um pouco aqui (na Argentina) e um pouco lá (no Brasil)”, disse Leo Madelón.

Confrontos em que o Atlético perdeu jogo de ida por pelo menos três gols de diferença


Copa do Brasil 2019 (quartas de final)

Cruzeiro 3 x 0 Atlético
Atlético 2 x 0 Cruzeiro

Copa do Brasil 2009 (oitavas de final)

Vitória 3 x 0 Atlético
Atlético 3 (4) x (5) Vitória

Copa do Brasil 2006 (quartas de final)

Flamengo 4 x 1 Atlético
Atlético 0 x 0 Flamengo

Copa do Brasil 2004 (2ª fase)

Santo André 3 x 0 Atlético
Atlético 2 x 0 Santo André

Copa do Brasil 2003 (quartas de final)

Sport 4 x 0 Atlético
Atlético 3 x 1 Sport

Campeonato Brasileiro 2002 (quartas de final)

Atlético 2 x 6 Corinthians
Corinthians 2 x 1 Atlético

Copa do Brasil 2002 (semifinal)

Atlético 0 x 3 Brasiliense
Brasiliense 2 x 1 Atlético

Copa do Brasil 2000 (semifinal)

São Paulo 3 x 0 Atlético
Atlético 3 x 3 São Paulo

Copa Mercosul 2000 (semifinal)

Palmeiras 4 x 1 Atlético
Atlético 0 x 2 Palmeiras

Copa do Brasil 1989 (quartas de final)

Goiás 3 x 0 Atlético
Atlético 2 x 0 Goiás

Taça Brasil 1964 (quartas de final)

Atlético 1 x 4 Santos
Santos 5 x 1 Atlético

Taça Brasil 1959 (quartas de final)

Atlético 1 x 4 Grêmio
Grêmio 1 x 0 Atlético

ATLÉTICO X UNIÓN-ARG

Atlético
Michael; Mailton, Réver, Gabriel (Igor Rabello) e Fábio Santos (Guilherme Arana); Jair, Nathan e Otero (Dylan Borrero); Marquinhos, Hyoran e Franco Di Santo
Técnico: Rafael Dudamel

Unión-ARG
Sebastián Moyano; Brian Blasi, Franco Calderón, Jonathan Bottinelli, Claudio Corvalán; Javier Cabrera, Jalil Elías, Javier Méndez, Gabriel Carabajal, Franco Troyansky e Walter Bou
Técnico: Leo Madelón

Motivo: jogo de volta da primeira fase da Copa Sul-Americana
Data e horário: quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020, às 21h30
Local: Independência, em Belo Horizonte

Árbitro: Nicolas Gallo (COL)
Assistentes: Sebástian Vela (COL) e Wilmar Navarro (COL)

Tags: galo sulamericana atleticomg interiormg futnacional seriea