Atlético

JUSTIÇA

TJMG julga recurso do jornalista Fred Melo Paiva contra sentença favorável a Zezé Perrella

Condenado a indenizar ex-senador em R$ 15 mil por causa de postagem no Twitter em 2016, colunista terá apelação apreciada em segunda instância

postado em 04/08/2020 20:19

(Foto: Edésio Ferreira/EM/DAPress)
Condenado em primeira instância a indenizar o ex-senador Zezé Perrella em R$ 15 mil, o jornalista Fred Melo Paiva, colunista do Estado de Minas, terá recurso apreciado nesta quarta-feira, a partir das 14h, na Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O processo foi movido pelo então integrante do Senado Federal depois de postagem de Fred Melo Paiva no Twitter, durante sessão de votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff na Casa, em agosto de 2016. O advogado de Perrella é Sérgio Santos Rodrigues, presidente do Cruzeiro.

Na ocasião, o jornalista utilizou o Twitter para comentar a participação de Perrella na votação pelo impeachment de Dilma. “Lá vai o Perrella, sem um votinho, mas com 450 quilos de pasta base”, postou Fred Melo Paiva. Foi uma referência ao fato de o então senador ter assumido o mandato como suplente de Itamar Franco, falecido em 2011, e também ao caso do helicóptero de propriedade particular do político apreendido pela Polícia Federal quando transportava quase 500kg de cocaína, em 2013. 

O advogado do jornalista, Humberto Lucchesi de Carvalho, sustenta que não houve crime na postagem no Twitter. Segundo ele, a manutenção da pena seria um caso de censura à liberdade de expressão. O responsável pela defesa considera que houve outras citações sobre o caso, como a música ‘Baile do pó royal’, premiada em concurso de marchinhas de carnaval em 2014, que também fez referência ao episódio e não foi alvo de ação na Justiça. 

Tags: indenização recurso TJMG colunista cruzeiroec fred melo paiva zezé perrella helicoca