Atlético

ATLÉTICO

Briga pelo título? Jornalistas de todo o país projetam Atlético de Sampaoli no Brasileiro

Campanha alvinegra na competição começa neste domingo, contra o Flamengo

postado em 07/08/2020 07:00 / atualizado em 07/08/2020 11:37

(Foto: Pedro Souza/Atlético)
Investimento alto em reforços, contratação do renomado treinador Jorge Sampaoli, dedicação exclusiva à competição... Esses foram os principais motivos citados por jornalistas de 14 estados para apontar o Atlético como favorito na disputa por uma vaga na Copa Libertadores e forte "ameaça" ao atual campeão Flamengo na briga pelo título doCampeonato Brasileiro.

Leia também:

O Superesportes ouviu 24 profissionais da imprensa de estados com representantes nas Séries A e B. Cada um deles fez uma análise da equipe alvinegra e projetou o desempenho esperado na competição, que se inicia neste fim de semana. O Atlético estreia justamente contra o Flamengo, a partir das 16h deste domingo, no Maracanã.

A seguir, leia algumas opiniões de jornalistas sobre o Atlético:

Minas Gerais


Álvaro Duarte
Editor de esportes do jornal Estado de Minas

O Atlético briga pelo título. Conseguiu reforçar bem o time, mesclando bem experiência e juventude – como Savarino e Keno, Marrony e Mariano – e tem um grande goleiro, Rafael. E sem contar que tem um grande treinador, Jorge Sampaoli, que conseguiu chegar ao vice-campeonato brasileiro com o time do Santos em 2019. Acho que ainda falta um grande finalizador. E Sampaoli precisa manter a regularidade do time, que tem feito bons primeiros tempos e caído de produção nos segundos.

Júnior Brasil
Comentarista da Rádio Itatiaia

O Atlético luta pelo título e pela Libertadores. Principalmente, pelo investimento feito e promessa de mais reforços, a chegada do Sampaoli e com os reforços, o Atlético passou a ter não só um time forte e versátil, mas um grupo qualificado. Atlético pelos reforços, Sampaoli e a parceria com os investidores (está entre os favoritos ao título). O grupo pode ficar mais forte no decorrer do ano. O Flamengo tem equipe qualificada, vitoriosa e acertada, mesmo com a troca do técnico. Grêmio por ter time cascudo, experiente, com virtudes e  o competente Renato Gaúcho. Por fim, o Palmeiras pelo elenco que é bom, ter um time de forte e um bom conjunto.

Cadu Doné
Comentarista da Rádio Itatiaia

A briga do Atlético, a priori, é pelo título. Em um futebol tomado pela pobreza de ideias dos técnicos, ter um profissional vanguardista, intelectualizado, como o Sampaoli, acaba sendo um privilégio muito único. De quebra, a diretoria contratou peças tão qualificadas quanto adequadas à filosofia de jogo do argentino. No papel, tem tudo para dar liga.

Paraná

André Pugliesi
Editor de esportes do jornal Gazeta do Povo, de Curitiba

Há uma curiosidade grande sobre o impacto do trabalho do Sampaoli no Galo, considerando ainda a reformulação do elenco e a contratação de alguns reforços interessantes, como o avante Keno. Creio que possa garantir uma vaga na Libertadores.  

Goiás 

Charlie Pereira
Comentarista da Rádio Sagres, de Goiânia

Imaginava o Atlético mais forte no ano passado, mas o clube decepcionou. A mesma impressão tive no início do ano, quando buscou um técnico de fora – tentando sair da mesmice. Não deu certo com Dudamel, mas pode dar com Sampaoli, que é mais experiente e qualificado, além de contar com vários reforços que já chegaram e acredito que vão seguir chegando.

Bahia

Marcello Góis
Repórter da Rádio Metrópole, de Salvador

Acho que o Galo, com a contratação de bons jogadores e especialmente sob o comando de Sampaoli, dará trabalho aos principais postulantes ao título (inclusive o Flamengo). Tem um elenco com bons reforços, um treinador com ótimo repertório tático e com objetivos bem traçados. O Atlético briga fortemente pelo G4.

Marinho Júnior
Repórter da Rádio Metrópole, de Salvador

Acho que o Galo vem passando por mudanças com Sampaoli. Uma hora o Atlético anima a gente, você pensa que vai, que pode encarar, brigar por um título e, de repente, acontece algo inexplicável, e o time começa a perder jogos bobos. Mas é uma equipe forte, qualificada. Acho que tem tudo para ser uma das equipes que brigará pela Libertadores.

Marcos Valença
Repórter da Rádio Sociedade, de Salvador 
 
A expectativa é boa por conta da contratação do Sampaoli para comandar o time. Em 2019, ele comandou uma bela campanha do Santos. Agora é aguardar. Acredito que o Atlético brigue entre os cinco primeiros da Série A.

Rio de Janeiro

Renan Damasceno
Editor assistente dos jornais O Globo e do Extra

Investiu, reforçou e, principalmente, tem um técnico com ideias claras de jogo, que não vai fazer concessões de acordo com um ou dois resultados. 

São Paulo 

Raphael Prates
Comentarista da Rádio CBN e do canal ESPN

Forte candidato ao título. Moldou o grupo a um técnico que varia muito sistemas, jogadores e até exagera nisso algumas vezes. Mas é muito bom no campo. Briga diretamente pelo título brasileiro

Ceará

Fernando Graziani
Editor de esportes do jornal O Povo, de Fortaleza

O Atlético briga por vaga na Libertadores com favoritismo. O elenco mescla juventude e experiência, velocidade e cadência. Sampaoli é bom técnico e fará trabalho relevante no pontos corridos, como fez em 2019.

Rio Grande do Sul 

Felipe Bortolanza
Editor de esportes do jornal Zero Hora, de Porto Alegre

Jorge Sampaoli já mostrou que faz um time modesto jogar bem, caso do Santos em 2019. Agora, está ganhando um elenco, na teoria, bem mais forte. Resta saber se este casamento dará liga.

Leonardo Oliveira
Comentarista da Rádio Gaúcha, de Porto Alegre

Flamengo, Atlético e Palmeiras contam com grupos numerosos e cheio de alternativas, Isso vai fazer grande diferença. O Atlético tem um diferencial, que é jogar apenas o Brasileirão até fevereiro. O Atlético buscou nomes interessantes, como Junior Alonso, Léo Sena, Keno e Marrony. Agregou-os a um grupo que já tinha Arana, o jovem venezuelano Savarino, que tem mostrado grande talento, Allan e Jair, por coincidência, formados no Inter e que saíram sem nem jogar direito no Beira-Rio. Sampaoli é um técnico com ideia clara de jogo e, se conseguir implantá-la, tem boas chances de disputar o título.

Santa Catarina

Polidoro Júnior
Repórter da agência de notícias Mix Mídia

O Brasileirão vai fazer bem ao Atlético pela sequência de jogos, e o trabalho do Sampaoli deve, sim, deslanchar. Não vejo chance alguma de o Galo perder o título mineiro para o Tombense, e a conquista vai motivar o elenco para o Brasileirão, sob a liderança de Réver. O Atlético é time grande e tem uma apaixonada e numerosa torcida, que cobra muito e já sentiu o gostinho amargo de um rebaixamento para a Série B. Tenho acompanhado o Galo e acredito que estão no caminho certo do sucesso nesta temporada, principalmente nas metas de lutar pelo título e de conseguir a vaga na Libertadores. É o mínimo que se espera do Atlético.

Sergipe

Thiago Barbosa
Do Globo Esporte

Tem tudo para fazer uma ótima campanha pelo time que montou e pelo técnico que tem.

Alagoas

Elísio Silva
Comentarista da Rádio Maceió

Sobre a Série A, a gente pode enaltecer o Atlético, que fez uma contratação excelente, que foi o treinador Jorge Sampaoli. Mas o treinador sozinho não ganha jogo. É preciso ainda fortalecer o elenco para brigar pelo título. No meu entendimento, o Atlético vai entrar para brigar nas cabeças com Flamengo, Palmeiras, Grêmio, Inter, equipes que costumam chegar ao G4 e brigar pelo título. Há muitas equipes que ainda disputam Libertadores e Copa do Brasil este ano. O Atlético terá dedicação exclusiva à Série A. É uma competição que, por isso, pode reservar surpresas. É uma chance de o Atlético voltar a conquistar o Brasileiro após 49 anos.

Luciano Costa
Repórter da Rádio Maceió

Ficará entre os seis melhores do Brasil. Além do bom elenco, tem um técnico que credencia o time a brigar diretamente pelo título.

Mato Grosso

Pedro Lima
Editor chefe do portal Olhar Esportivo, de Cuiabá

O Atlético tem um excelente técnico, que mostrou competitividade com o Santos no Brasileiro, mesmo sem um elenco recheado. Aproveitando o momento que o rival está em crise, seria um ano mágico para o Galo chegar ao topo.

Maranhão

Afonso Diniz
Do Globo Esporte

O Atlético mudou de patamar com a chegada de Sampaoli. Tem um treinador acima da média no banco de reservas e já formou um excelente elenco. Aponto como um dos times a fazer frente ao Flamengo.


Tags: galo brasileiro jornalistas atleticomg interiormg futnacional palpites seriea