Atlético

ATLÉTICO

Rotatividade: desde a estreia, Sampaoli utilizou 19 jogadores na equipe titular do Atlético

Foram 24 jogadores utilizados em sete partidas sob comando do treinador

postado em 13/08/2020 07:00 / atualizado em 13/08/2020 01:41

(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

Não há apenas 11 titulares para o técnico Jorge Sampaoli. Desde a sua estreia no Atlético, foram sete partidas e 19 jogadores diferentes na equipe titular. Na vitória sobre o Corinthians, por 3 a 2, de virada, no Mineirão, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro, o argentino colocou dois jogadores, até então incontestáveis na equipe, como opção para o segundo tempo.

Sampaoli não faz cerimônia para mexer na equipe. Contra o Corinthians, Allan e Savarino, titulares em todos os jogos anteriores com o treinador, ficaram como opção no banco de reservas. Eles foram acionados na etapa complementar.

Desde a estreia de Sampaoli, em março, contra o Villa Nova, pelo Campeonato Mineiro, foram sete partidas. Apenas o goleiro Rafael e o meia Nathan começaram todos os jogos – essa lista deve diminuir, já que o meio-campista deixou o Mineirão lesionado durante a partida contra o Corinthians.

E isso será um problema para o técnico Jorge Sampaoli. Ele deixou claro após a vitória sobre o Corinthians que Nathan só jogou todas as partidas porque não tem substituto no Atlético.

“Nesta realidade, em que temos que ser extremamente ativos no ataque, necessitamos de muita rotação de jogadores, porque não dá para manter este ritmo com os mesmos 10 (titulares). Hoje, Nathan não pôde participar da rotatividade, porque não havia outra alternativa e acabou se machucando. Se não tivermos trocas constantes, seguramente vamos pagar caro por esta intensidade”. 


Outros preferidos

Alguns outros jogadores só não foram titulares em todas as partidas com Sampaoli por motivos que fugiram ao controle do treinador: Guilherme Arana cumpriu suspensão em jogo contra o América pelo Campeonato Mineiro; Guga estava em processo de negociação de transferência para o Spartak Moscou, da Rússia, e por isso não jogou; e Junior Alonso, que chegou ao clube depois da estreia do argentino. Todos eles somam seis jogos sob comando do técnico.

Depois da retomada do futebol brasileiro após pausa em função da pandemia do novo coronavírus, Réver e Marrony também participaram de quase todos os jogos como titulares. Os dois só ficaram no banco de reservas na vitória sobre o Flamengo, por 1 a 0, na rodada de abertura do Campeonato Brasileiro. O treinador argentino armou uma estratégia diferente para a ocasião.

Só atuaram saindo do banco de reservas

Além dos 19 jogadores que começaram jogando as partidas pelo Atlético no comando de Jorge Sampaoli – a lista conta com os atacantes Franco Di Santo e Ricardo Oliveira, que já deixaram o clube -, outros cinco atletas só entraram em campo saindo do banco de reservas.

Três deles são reforços pedidos por Sampaoli para a sequência da temporada: o lateral-direito Mariano, o zagueiro Bueno e o volante Léo Sena. Além deles, a lista conta com o meia Otero e o lateral-direito Mailton.


Cada jogador como titular no Atlético de Jorge Sampaoli

Rafael – 7 jogos
Nathan – 7 jogos
Guga – 6 jogos
Guilherme Arana – 6 jogos
Allan – 6 jogos
Savarino – 6 jogos
Junior Alonso – 6 jogos
Réver – 5 jogos
Marrony – 5 jogos
Keno – 4 jogos
Gabriel – 3 jogos
Marquinhos – 3 jogos
Hyoran – 3 jogos
Alan Franco – 3 jogos
Igor Rabello – 2 jogos
Jair – 2 jogos
Fábio Santos – 1 jogo
Franco Di Santo – 1 jogo
Ricardo Oliveira – 1 jogo 

Jogadores que entraram em campo durante as partidas

Marquinhos – 4 jogos
Hyoran – 4 jogos
Jair – 3 jogos
Alan Franco – 2 jogos
Léo Sena – 2 jogos
Otero – 2 jogos
Fábio Santos – 2 jogos
Mariano – 2 jogos
Réver – 1 jogos
Mailton – 1 jogo
Igor Rabello – 1 jogo
Keno – 1 jogo
Marrony – 1 jogo
Bueno – 1 jogo
Savarino – 1 jogo
Allan – 1 jogo

Tags: galo atlético brasileiro interiormg sampaoli seriea