Atlético

ATLÉTICO

Léo Sena, Cazares, Otero... Galo liberou jogadores por decisão técnica de Sampaoli

Alexandre Mattos disse que atletas não se adequaram ao perfil do treinador

postado em 28/09/2020 23:54 / atualizado em 29/09/2020 00:26

(Foto: Pedro Souza/Atlético)
No Atlético é assim: quem não se encaixa no perfil de jogo do técnico Jorge Sampaoli dificilmente terá espaço. Por causa disso, a diretoria abriu mão de dois atletas que tinham identificação com o clube - os meias Otero (135 jogos / 26 gols) e Cazares (205 jogos / 41 gols) - e encaminhou o empréstimo do volante Léo Sena para o Spezia, da Itália. Em entrevista ao quadro Papo de Bola, do canal do jornalista Paulo Azeredo no YouTube, o diretor de futebol Alexandre Mattos disse que “100% das decisões” ocorreram com o aval do comandante argentino.

“100% do que está vindo e do que saiu vem do Sampaoli. Ele tem uma característica muito própria e ímpar no nosso futebol. Se você contrata o Sampaoli e não segue uma linha de característica determinada por ele, está perdendo seu tempo. É muito claro. Da maneira como ele joga, é preciso encaixar jogadores com a característica dele. Em 15 anos que tenho de carreira, foi o treinador que mais tomou conta dessa área”.

Segundo Alexandre Mattos, Léo Sena foi contratado por indicação de Sampaoli. Com ajuda de investidores, o Galo pagou ao Goiás R$ 4 milhões por 80% dos direitos econômicos do jogador, que, por sua vez, esteve em campo em apenas três partidas após enfrentar dificuldades para se adaptar ao “estilo Sampaoli”.

“O Léo Sena foi um jogador indicado por ele sim. Depois, no dia a dia, ele entendeu que não teria oportunidade com frequência. Daí apareceu uma oportunidade do mesmo time que disputou com o Atlético (Spezia, da Itália). O empresário do Léo e o próprio Sampaoli entenderam que ele poderia ganhar um pouco mais de maturidade. Aí sim pode voltar ao Atlético, continuamos com a ideia de que pode ser um bom jogador, ser útil, pode fazer uma carreira aqui dentro. Ou então ser vendido por uma situação de recurso financeiro, que é tão importante quanto. Com muita naturalidade a gente viu isso”, afirmou o dirigente, que garantiu ter contado com a compreensão de quem ajudou o clube a investir no ativo.

“Óbvio que ninguém quer uma situação como essa, um jogador com poucas oportunidades e custou aos nossos investidores. Mas todos entenderam que, por questão de características que ele imaginava vendo vídeos e jogando contra pelo Santos, no dia a dia não estava encaixando. A gente optou por essa saída, que pode render para o Atlético financeiramente ou um jogador mais maduro no futuro, que vimos acontecer tantas vezes”, complementou.

Conforme Alexandre, os casos de Otero e Cazares, negociados com o Corinthians, foram semelhantes ao de Léo Sena. Sampaoli analisou exclusivamente a parte técnica, sem entrar em detalhes quanto ao comportamento extracampo.

“A questão do Cazares do Sampaoli foi técnica e de característica de jogo. Ele nunca chegou para mim e falou: ‘ah, esse cara bebe’. Nunca falou nada de extracampo comigo do Cazares. É um daqueles jogadores que num primeiro momento ele queria. Otero e Cazares ele queria. Depois, no dia a dia, desencantou”.

Nas saídas de Léo Sena, Cazares e Otero, a diretoria não se opôs ao treinador. Entretanto, houve outras situações em que Alexandre Mattos precisou convencer Sampaoli a observar melhor os jogadores. Sem citar nomes, o dirigente ressaltou que cinco integrantes do elenco chegaram a figurar em uma lista de dispensas da comissão técnica e hoje estão atuando com frequência.

“Volto a repetir: tenho cinco jogadores que ele não queria e pediu para tirar. Nós falamos: ‘calma, estamos no meio da pandemia, conheça o jogador primeiro, é um jogador importante’. E hoje estão jogando. Ele não se considera dono da verdade e reconhece quando erra”, concluiu o executivo de futebol.

Em meio às decisões conjuntas de Sampaoli e a diretoria em relação à montagem do grupo, o Atlético faz grande campanha no Campeonato Brasileiro, do qual é líder isolado, com 24 pontos em 11 jogos (72,7% de aproveitamento). No próximo domingo, às 20h30, o alvinegro defenderá a primeira posição diante do Vasco, no Mineirão, pela 13ª rodada.

Tags: interiormg futnacional seriea Mattos mercadobola Sampaoli Cazares Otero Léo Sena