Atlético

ATLÉTICO

Atlético + 37: Libertadores 2021 tem novo classificado; veja a lista

Restam nove vagas na próxima edição do torneio continental

postado em 08/02/2021 17:38 / atualizado em 08/02/2021 17:45

(Foto: Pedro Souza/Atlético)
Atlético já conhece 37 potenciais adversários na Copa Libertadores de 2021. Nesta segunda-feira, o 38º de 47 clubes que disputarão a próxima edição do principal torneio de futebol da América do Sul foi definido. Será o Liverpool, que aceitou o “convite” da Associação Uruguaia de Futebol (AUF), recusado anteriormente por quatro equipes.

Restam nove vagas na competição. São quatro no Brasil (hoje, seriam São Paulo, Fluminense, Grêmio e Corinthians), duas no Chile (hoje, seriam Unión Española e Palestino) e três no Uruguai (ainda indefinido).

Na galeria a seguir, veja os 38 times já garantidos na Libertadores de 2021:

“Convite” da AUF


O Uruguai terá quatro representantes na Libertadores: um a partir da primeira fase (Liverpool), um a partir da segunda fase (indefinido) e dois garantidos na fase de grupos (indefinidos).

O Liverpool disputará a Libertadores a partir da primeira fase e precisará superar três adversários em confrontos eliminatórios para assegurar lugar nos grupos. O rival na estreia será a Universidad Católica, do Equador, em partidas marcadas para 23 de fevereiro e 2 de março.

Mas por que a vaga ficou para o Liverpool? Por que outras quatro equipes uruguaias simplesmente recusaram o convite? E mais: por que um lugar na Libertadores está sendo “oferecido”? Nas próximas linhas, vamos tentar explicar.

Calendário de 2020


Por conta da pandemia de COVID-19, o futebol do país vive o calendário de 2020, e não haverá tempo hábil para definir as vagas na próxima Libertadores com os mesmos critérios adotados tradicionalmente. Afinal, o Campeonato Uruguaio ainda estará em disputa quando a competição continental começar.

Novos parâmetros


Por conta do atraso no calendário, a AUF se viu obrigada a modificar o regulamento e definir novos parâmetros sobre a definição dos seus representantes nas competições internacionais de 2021.

A entidade decidiu que as vagas na Libertadores (e também na Copa Sul-Americana) serão preenchidas com base na “fotografia de momento” da Tabla Anual, classificação que leva em consideração o desempenho dos times nos três torneios nacionais disputados na temporada (Apertura, Intermedio e Clausura). Tudo isso obedecendo prazos pré-estabelecidos pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).

Exemplo: a AUF tinha até 7 de fevereiro (esse domingo) para notificar à Conmebol qual seria seu representante na primeira fase da Libertadores. A entidade uruguaia, então, convidou o primeiro colocado da Tabla Anual (Nacional) para ocupar o posto. O time, porém, recusou o chamado, já que crê ser possível conseguir um lugar na fase de grupos, a depender de resultados das próximas rodadas.

Com o ‘não’ do Nacional, a AUF convidou o segundo colocado da Tabla Anual, que é o Montevideo City Torque. A resposta também foi negativa. O mesmo aconteceu, posteriormente, com o terceiro colocado, Peñarol, e o quarto, Rentistas.

E é aí que entra o Liverpool, que ocupa a quinta posição da Tabla Anual e aceitou o chamado para jogar a Libertadores a partir da primeira fase.

(Foto: Divulgação/Liverpool)

A AUF tem até 21 de fevereiro para enviar à Conmebol seu representante para a segunda fase e até 11 de abril para comunicar os dois times que jogarão a Libertadores a partir da fase de grupos.

Tags: galo atleticomg interiormg futinternacional futnacional seriea libertadores2020