Atlético

CAMPEONATO BRASILEIRO

Com golaço do estreante Diego Costa, Atlético busca empate com Bragantino

Em partida intensa do início ao fim, time alvinegro saiu atrás, pressionou o tempo quase todo e contou com estrela do centroavante para buscar o empate

postado em 29/08/2021 22:25 / atualizado em 29/08/2021 23:08

(Foto: Pedro Souza/Atlético)
A ansiedade pela estreia de Diego Costa parece mesmo ter sido justificável. Estrela do futebol espanhol em temporadas recentes, o centroavante de 32 anos saiu do banco de reservas na noite deste domingo para debutar ao melhor estilo: com um golaço que garantiu ao Atlético o empate por 1 a 1 contra o Red Bull Bragantino, em partida disputada no Nabi Abi Chedid, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Nathan Silva, contra, fez para os donos da casa.

Com o resultado, o Atlético continua na liderança, mas vê a vantagem em relação ao segundo colocado Palmeiras cair para quatro pontos. O time mineiro soma 39, contra 35 do paulista. O Red Bull Bragantino é o quarto, com 34.

O Atlético terá um período de duas semanas até o próximo jogo. Os comandados do técnico Cuca só voltam a campo em 12 de setembro (domingo), às 16h, contra o Fortaleza. A partida será no Castelão, na capital do Ceará, e vale pela 20ª rodada - a primeira do returno.

O duelo com o Grêmio, pela 19ª rodada, foi adiado e ainda não tem data marcada. A mudança no calendário é uma adaptação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para evitar que times com atletas convocados pelo Brasil para partidas das Eliminatórias - caso do Atlético, com Everson, Guilherme Arana e Hulk - sejam desfalcados.

Já o Red Bull Bragantino joga a rodada final do primeiro turno no feriado de 7 de setembro (terça-feira). A equipe vai a Porto Alegre enfrentar o Internacional em partida marcada para 21h30, no Beira-Rio.

Intensidade alta

Atlético e Red Bull Bragantino iniciaram a rodada como líder e quarto colocado, respectivamente. E a expectativa por uma boa partida entre dois dos melhores times da competição se cumpriu.

Intensos desde o primeiro toque na bola, as equipes - cada uma com mecanismos próprios - fizeram um grande primeiro tempo. Marcação alta, toques rápidos e muita velocidade marcaram o jogo dos dois times.

Mesmo fora de casa, o Atlético foi melhor. O time alvinegro sufocou o adversário e finalizou 12 vezes na etapa inicial - de cabeça, de perna direita, de canhota, de dentro e fora da área.

Mas o Red Bull Bragantino foi mais efetivo. As três conclusões na primeira metade do jogo bastaram. Aos 15 minutos, Cuello foi lançado às costas de Mariano, do lado direito da defesa atleticana. O atacante fintou o lateral adversário e cruzou rasteiro para trás.

O passe chegou rasante à pequena área. O zagueiro Nathan Silva se antecipou ao goleiro Everson e tentou cortar para a linha de fundo, mas a bola pegou um caminho inesperado, tocou no travessão e entrou.

Brilho do estreante

Nada mudou no início do segundo tempo - nem as formações das equipes, nem a pressão alvinegra. As oportunidades eram criadas, mas o gol de empate insistia em não sair.

E, quando falta pontaria, a melhor saída é apostar em um goleador. E foi isso que fez Cuca: colocou o estreante Diego Costa em campo aos 14 minutos no lugar de Eduardo Vargas. Keno também entrou - na vaga de Savarino. Com as mudanças, Hulk saiu do comando do ataque e foi deslocado para a ponta direita (mas sempre se movimentando para o meio).

Com as mudanças, porém, a pressão do Atlético arrefeceu. O Red Bull Bragantino continuava recuado, mas passou a sofrer menos e levar perigo nos raros contra-ataques que conseguia puxar.

Quando a derrota parecia certa, brilhou a estrela do estreante. Aos 39 minutos, Eduardo Sasha fez boa jogada individual e cruzou na medida para Diego Costa. O centroavante bateu de primeira, de voleio, e fez um golaço para empatar e dar números finais ao jogo: 1 a 1. Resultado justo para um time que foi muito melhor que o adversário.

RED BULL BRAGANTINO 1 X 1 ATLÉTICO

Red Bull Bragantino
Cleiton; Aderlan, Léo Ortiz, Fabrício Bruno e Edimar (Luan Cândido, aos 37' do 2ºT); Jadsom, Eric Ramires e Praxedes (Vitinho, aos 25' do 2ºT); Artur (Natan, aos 38' do 2ºT), Cuello (Helinho, aos 29' do 2ºT) e Alerrandro (Jan Hurtado, aos 30' do 2ºT)
Técnico: Maurício Barbieri

Atlético
Everson; Mariano (Eduardo Sasha, aos 30' do 2ºT), Nathan Silva, Junior Alonso e Guilherme Arana; Tchê Tchê, Matías Zaracho (Nathan, aos 38' do 2ºT) e Nacho Fernández (Guga, aos 38' do 2ºT); Savarino (Keno, aos 14' do 2ºT), Vargas (Diego Costa, aos 14' do 2ºT) e Hulk
Técnico: Cuca

Motivo: 18ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: domingo, 29 de agosto de 2021, às 20h30 (de Brasília)
Local: Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)

Gols: Nathan Silva (contra), aos 15' do 1ºT (BGT); Diego Costa, aos 39' do 2ºT (ATL)
Cartões amarelos: Jadsom, aos 25', Léo Ortiz, aos 41', e Aderlan, aos 42' do 2ºT (BGT); Tchê Tchê, aos 30' do 1ºT, Eduardo Sasha, aos 43', Matheus Mendes, aos 44', e Nathan, aos 45' do 2ºT (ATL)

Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Kléber Lúcio Gil (FIFA/SC) e Thiago Henrique Netto Corrêa Farinha (RJ)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)

Tags: brasileiro campeonato brasileiro brasileirao atleticomg interiormg futnacional seriea bragantinosp