Atlético

COPA LIBERTADORES

Apontado como favorito, Atlético tem desvantagem na história com Palmeiras

Galo e Verdão iniciam o confronto pela semifinal da Copa Libertadores na terça, no Allianz Parque

postado em 19/09/2021 14:24 / atualizado em 19/09/2021 15:10

(Foto: Pedro Souza / Atlético)
O técnico do Palmeiras, o português Abel Ferreira, fez questão de colocar todo o favoritismo no Atlético no duelo pela semifinal da Copa Libertadores. A história, porém, mostra que é o Verdão que leva ampla vantagem sobre o time mineiro. 

O tradicional clássico nacional já foi disputado 72 vezes por competições oficiais, de acordo com dados do site de estatísticas ogol.com.br. O Palmeiras tem 34 vitórias (47% do total) contra 26 (36%) do Atlético, sendo que houve 12 empates (17%). 

As oito vitórias a mais do Alviverde foram construídas também com um saldo positivo de 15 gols. O Verdão balançou as redes 96 vezes contra 81 do Galo. 

Retrospecto recente

Se o retrospecto acima foi construído ao longo de décadas de rivalidade, os números recentes também mostram vantagem do Palmeiras. Nos últimos 10 jogos, foram três vitórias do Verdão, duas do Atlético e cinco empates. 

Todas essas partidas foram válidas pelo Campeonato Brasileiro. Na última delas, porém, foi o Atlético que se sobressaiu. A vitória por 2 a 0, no Mineirão, confirmou o Galo como líder do Campeonato Brasileiro 2021.

Em casa x fora

O Palmeiras é ainda mais carrasco do Atlético quando joga em casa. Em 34 partidas, o Verdão venceu mais do que o dobro quando é o mandante: 20 contra nove. Houve ainda cinco empates. 

Já quando joga em seus domínios, é o Galo quem manda no terreiro. Nos 27 jogos, o Atlético saiu de campo vitorioso em 17, enquanto o Palmeiras ganhou 13. O número de empates na casa atleticana é de sete. 

O site ogol.com.br ainda registra uma partida em campo neutro. Válida pela extinta Copa dos Campeões Regionais de 2002, ela foi vencida pelo Palmeiras, por 2 a 1, no Estádio Albertão, em Teresina-PI.  
 
 

Inédito pela Libertadores 

Atlético e Palmeiras já fizeram duelos oficiais históricos por Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana, e também pelos extintos Robertão, Copa Mercosul, entre outros. 

A disputa pela Copa Libertadores, porém, é inédita. Será a primeira vez que Atlético e Palmeiras estarão frente a frente no maior torneio do continente.  O primeiro encontro está marcado para a próxima terça (21), às 21h30, no Estádio Allianz Parque, em São Paulo. A volta acontece exatamente uma semana depois, na terça (28), às 21h30, no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte. 

O time que avançar terá como rival o Flamengo ou o Barcelona de Guayaquil-EQU que duelam na outra semifinal. A decisão em jogo único acontece em 27 de novembro, um sábado, no Estádio Centenário, no Uruguai.
 
 

Tags: atletico river atleticomg interiormg futinternacional futnacional flamengorj palmeirassp seriea libertadores2021