BRASÍLIA

Estádio Nacional

Gustavo Marcondes - Correio Braziliense

Galeria de fotos completa do Estádio Nacional de Brasília, o Mané Garrincha, palco da abertura do torneio (Laycer Tomaz/Camara dos Deputados )
Galeria de fotos completa do Estádio Nacional de Brasília, o Mané Garrincha, palco da abertura do torneio


Inaugurado em 18 de maio, com a final do Campeonato Candango, entre Brasília e Brasiliense, o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha é o segundo maior do país, podendo abrigar até 70.064 espectadores. A nova arena, que custou cerca de R$ 1,2 bilhão, mudou a paisagem no centro da capital federal, impondo respeito com seus 288 pilares de 36m de altura cada.

O estádio fica ao lado do Eixo Monumental, uma das principais vias de Brasília, e próximo a alguns dos maiores ícones turísticos da cidade, como a Torre de TV e o Memorial JK. A curta distância para os setores hoteleiros Norte e Sul, localizados a cerca de três quilômetros da arena, deve facilitar o acesso dos turistas.
Cobertura do Estádio Nacional atuará como ponto de
captação de energia solar e de água da chuva (Marcello Casal Jr./ABr. Brasilia )
Cobertura do Estádio Nacional atuará como ponto de
captação de energia solar e de água da chuva


O local será o palco da abertura da Copa das Confederações, em 15 de junho, com o jogo entre Brasil e Japão. Além disso, receberá sete confrontos da Copa do Mundo, no ano que vem, incluindo o jogo decisivo da Seleção Brasileira na fase de grupos, em 23 de junho de 2014, e a decisão do 3º lugar.

A preocupação com a sustentabilidade também está presente no Mané Garrincha, que pode ser a primeira arena do mundo a receber o selo LEED Platinum, um dos mais importantes do segmento. A cobertura do atuará como ponto de captação de energia solar e de água, que será armazenada em reservatórios com capacidade para até 10,5 milhões litros.

Porém, o estádio ainda apresenta problemas. Logo na partida de abertura, torcedores reclamaram da dificuldade de acesso, da falta organização e de problemas em alguns serviços básicos. Banheiros inacabados, limpeza precária, cadeiras e vidros quebrados e até falta de água foram observadas em algumas instalações. O serviço de telefonia móvel e internet também deixou a desejar, tornando ligações, envios de SMS e publicações em redes sociais tarefa difícil.

Alguns desses problemas foram repetidos no segundo teste, na partida entre Santos e Flamengo, que levou mais de 63 mil pessoas à arena. O Governo do Distrito Federal promete sanar a maioria dos erros até a Copa das Confederações.

ESTÁDIO NACIONAL

Estádio: Estádio Nacional Mané Garrincha (Brasília)
Capacidade: 70.064
Valor final da construção: R$ 1,2 bilhão (investimento público)
Tempo de construção: três anos
Data de inauguração: 18 de maio de 2013
Jogo de inauguração: Final do Campeonato Candango 2013, em 18 de maio, entre Brasília e Brasiliense
Modelo de gestão: Pública
Empresa responsável pela administração: Governo do Distrito Federal

Comentar notícia

Verificando informações

Esta matéria tem:

(2) comentário(s)

Autor:

Carlos Gomes


Deveríamos exigir o mesmo investimento em saúde e educação em um prazo de 2 anos, sem contar a merreca que já é investido.
Autor:

Rafael


1,2 Bilhão !! Que absurdo..