Santa Cruz

SANTA CRUZ

Com um a menos, Santa Cruz é dominado, perde para o América e vira lanterna no Estadual

Tricolor não conseguiu repetir a boa organização das partidas anteriores e conheceu com justiça a primeira derrota da temporada neste domingo

postado em 21/01/2018 17:52 / atualizado em 21/01/2018 19:12

Peu Ricardo/DP
O gosto amargo da primeira derrota do ano chegou para o Santa Cruz. Fazendo a terceira partida em um intervalo inferior a uma semana, a equipe coral esteve em um domingo onde nada deu certo. Além de sentir a maratona de jogos, a própria organização que fez do time coral competitivo nos dois duelos anteriores, já não existiu. O Tricolor fez uma partida coletivamente sofrível. Com o lateral Ítalo expulso no começo do segundo tempo, o time sentiu a inferioridade numérica e acabou dominado na etapa final. Resultado: vitória justa do América, por 2 a 0, no estádio Ademir Cunha. 

Com a derrota, os tricolores caíram para a lanterna, a 11ª colocação do Estadual, com um ponto em dois jogos. O Santa Cruz, que ainda não sabe o que é vencer na temporada (empatou os dois primeiros jogos do ano, um pelo Campeonato Pernambucano e outro pela Copa do Nordeste), volta a campo agora na próxima quinta-feira, quando receberá o Central, no Arruda, novamente pelo Estadual.

O jogo

Se nas duas primeiras partidas do ano, o Santa Cruz não venceu, mas surpreendeu pela organização tática e boa troca de passes, o mesmo não pode se dizer do futebol apresentado nesta tarde. Pisando em um gramado longe do ideal, indo para a terceira partida em menos de uma semana e com quatro mudanças em relação à última partida, a apresentação tricolor sofreu uma acentuada queda. Do time que enfrentou o Vitória na última quinta-feira, quatro mudanças: o goleiro Ricardo Ernesto, o zagueiro Renato Silveira, o lateral Ítalo e o volante Ilaílson. Eles substituíram Tiago Machowski, Vítor, Genílson e Jorginho, respectivamente.


Diante de um adversário nada mais do que disposto em campo, o Santa Cruz encontrou muita dificuldade para criar jogadas. Em todo o primeiro tempo, nenhum lance de maior perigo. Para nenhuma das duas equipes, vale salientar. Aos 13 minutos, fatigado pela maratona de jogos, o atacante Augusto sentiu a coxa e foi substituído por Robinho Mota. As únicas finalizações do time vieram aos 22 e 31 minutos, ambas com Arthur Rezende. Antes, aos 8, Tiago Bagagem arriscou de longe e mandou por cima do gol para o América.

O lance que mais se aproximou de um gol na etapa veio aos 41 minutos. Um lance bizarro, diga-se. O goleiro Filipe recebeu uma recuada horrível, tentou dominar com o peito e errou. Jeremias parecia que ia roubar a bola, mas escorregou e o goleiro americano conseguiu a recuperação.

Segundo tempo

Na etapa final, um lance logo aos 4 minutos mudou o panorama da partida. O lateral-direito Ítalo recebeu o segundo cartão amarelo por falta dura e foi expulso. Com um a mais, o América ficou mais afoito em campo. Aos 7, Caxito ganhou de Paulo Henrique e mandou com perigo de cabeça por cima do gol. No lance seguinte, três minutos depois, o gol do Mequinha. Puxando contra-ataque em velocidade pelo lado direito coral, o da expulsão, o Bili acabou recebendo livre na grande área e só teve o trabalho de empurrar para as redes.

Aos 18, por muito pouco não sai o segundo do time da casa. Novamente pelo lado onde ficou um buraco na defesa tricolor, o América trocou passes com liberdade até Wallacy ficar cara a cara com Ricardo e bater firme. O goleiro coral desviou e bota bater na parte interna do travessão. Aos 23, o Tricolor não teve a mesma sorte. Em jogada individual, Tiago Bagagem partiu pela direita, cortou para o meio e bateu rasteirinha, no cantinho. O estreante Ricardo alcançou: 2 a 0. Aos 42, Augusto Silva testou para ótima defesa de Filipe. Foi o mais perto do gol que o Santa Cruz chegou no jogo.

Ficha do jogo

América 2

Filipe, Ricardo (Popila), Walter Guimarães, Júlio César e Wallacy; Bia (Cleber), Kandhir , Tiago Bagagem e Iran; Bili (Emerson) e Caxito. Técnico: Roberto de Jesus.

Santa Cruz 0

Ricardo Ernesto, Ítalo, Renato Silveira, Augusto Silva e Paulo Henrique; Ilaílson, João Ananias e Jeremias; Arthur Rezende (Wallison), Robinho e Augusto (Robinho Mota) (Anderson). Técnico: Júnior Rocha.

Local: Ademir Cunha, em Paulista.
Árbitro: José Woshington (PE).
Assistentes: Albert Júnior (PE) e Francisco Chaves (PE).
Gols: Bili (10’ do 2ºT) e Tiago Bagagem (23’ do 2ºT) (A).
Cartão vermelho: Ítalo (5’ do 2ºT) (S).
Cartões amarelos: Ilaílson, Ítalo, Augusto Silva (S); Saullo e Cleber (A).
Público: 1.824.
Renda: R$ 19.560,00.