Santa Cruz

SANTA CRUZ

Em evolução, Santa Cruz engata sequência invicta e atesta em campo otimismo do técnico

Após iniciar ano com jejum de seis jogos sem vencer, técnico Júnior Rocha conseguiu ajustar equipe e comanda invencibilidade de cinco partidas

postado em 22/02/2018 08:54 / atualizado em 22/02/2018 08:55

Ricardo Fernandes/DP
A largada do Santa Cruz em 2018 não foi boa. Foram seis jogos sem resultados positivos. No momento mais delicado da temporada até aqui, a eliminação precoce na primeira fase da Copa do Brasil e a irreparável perda de R$ 600 mil em premiações. Em meio ao caos, um insistente e repetitivo otimismo partia justamente de quem se questionava, o técnico Júnior Rocha: “Esse time vai crescer, vocês vão ver”, afirmava como que em um mantra mesmo após resultados e apresentações frustrantes. Coube ao tempo comprovar que o treinador coral não insista em um discurso vazio. Desde a eliminação no torneio nacional, o Tricolor não sabe o que é perder.

A derrota para o Fluminense-BA foi a última do Santa Cruz, em 31 de janeiro. A partir de então, cinco jogos: três vitórias e dois empates. Resultados que colocaram a equipe na liderança da Copa do Nordeste e permitiram uma reação no Campeonato Pernambucano - onde clube chegou a figurar na lanterna.

"Podemos evoluir mais. Tem alguns erros que faz parte processo de reconstrução nosso e vamos ajustar. O mais importante é saber que podemos trabalhar com humildade e melhorar mais. Saímos bem felizes com a apresentação da equipe", disse Júnior Rocha após a vitória coral sobre o CRB na última terça-feira.

Após ver o time patinar nos jogos primeiros jogos, Júnior Rocha foi obrigado a ceder. Deixou de lado o conceito de futebol mais vistoso, com saída de bola cadenciada e trocas de passe a fim de envolver o adversário. Pressionado, entendeu que a qualidade técnica do elenco que tinha em mãos não era suficiente para alcançar o modelo de jogo que pretendia. Foi quando passou a priorizar uma marcação mais arrojada e um futebol de resultados que as vitórias começaram a chegar. O entrosamento e a evolução individual de atletas como Tiago Machowski, Ávila, Jorginho e Robinho ajudaram o coletivo.

Treinos

O elenco do Santa Cruz volta a treinar nesta quinta-feira em dois expedientes, após folgar na quarta-feira. A equipe inicia os trabalhos visando ao jogo contra o Pesqueira, no próximo domingo, no Arruda. Três jogadores que não enfrentaram o CRB vivem a expectativa de se recuperar a tempo. O lateral-direito Vitor (lesão na coxa) e os meia-atacantes Jeremias (lesão no joelho direito) e Arthur Rezende (lesão na coxa direita).

A sequência invicta do Santa Cruz

Salgueiro 1 x 1 Santa Cruz (Campeonato Pernambucano)
Santa Cruz 3 x 0 Treze (Copa do Nordeste) 
Afogados 0 x 1 Santa Cruz (Campeonato Pernambucano)
Santa Cruz 0 x 0 Náutico (Campeonato Pernambucano)
Santa Cruz 2 x 1 CRB (Copa do Nordeste)