Santa Cruz

SANTA CRUZ

Sem vencer nenhum jogo em mata-matas em 2018, Santa Cruz tem trunfo contra Operário

Equipe coral perdeu últimas quatro disputas no formato e conta com reforço do técnico Roberto Fernandes, que terá primeiro mata-mata pelo Tricolor

postado em 16/08/2018 13:00 / atualizado em 16/08/2018 16:44

Paulo Paiva/DP
O Santa Cruz precisa reencontrar o espírito de decisão em mata-matas. Equipe das mais tradicionais da atual edição da Série C, o Tricolor enfrenta o Operário-PR pelas quartas de final da competição carregando consigo um retrospecto recente que não faz jus à sua tradição. Afinal de contas, o Mais Querido foi eliminado em todos os três mata-matas em que esteve envolvido nesta temporada, em três competições distintas. Mais do que isso, perdeu todas as partidas envolvidas nas disputas. A seu favor, neste momento, o clube tem o efeito Roberto Fernandes, treinador acostumado a decisões e com seu bom retrospecto recente.

Todas as eliminações corais aconteceram antes da chegada do técnico no Arruda.  Ainda sob o comando de Júnior Rocha, a equipe caiu na primeira fase da Copa do Brasil para o Fluminense de Feira. Em seguida, nas quartas de final do Pernambucano para o Sport. Em ambas as competições, em situações de decisão com jogo único e fora de casa. Por fim, o Tricolor ainda foi eliminado da Copa do Nordeste para o ABC, com duas derrotas - a última, uma goleada por 4 a 1 no Arruda que provocou a demissão do técnico Paulo César Gusmão.

A última vitória coral em um mata-mata veio no dia 6 de maio do ano passado - o que significa que o clube perdeu as últimas quatro disputas no formato. Na ocasião, o Santa Cruz disputava o fatídico terceiro lugar do Estadual com o Náutico, quando venceu na Arena de Pernambuco o rival por 2 a 1. O Tricolor venceria, assim, sua última disputa mata-mata. No retrospecto conjunto dos dois últimos anos, o clube realizou oito confrontos no sistema, com seis eliminações e duas classificações. Foram 14 partidas nesse contexto e apenas cinco vitórias. Pouco para um clube do tamanho coral.

Por que acreditar?

Dois pontos podem ser destacados como fatores “novos” para o Tricolor no mata-mata que acontecerá às 17h do próximo domingo, no jogo de ida, no Arruda. Primeiro porque, pela primeira vez na temporada, o Tricolor terá a oportunidade de começar a decidir a classificação em casa. “Quem sabe não gira chave, mudam os fluidos e o Santa Cruz sai vencedor desse confronto”, brincou Roberto Fernandes.

A segundo razão nova é justamente o treinador. Pelo Náutico, nesta mesma temporada 2018, Roberto Fernandes realizou oito disputas de mata-matas. Venceu sete vezes. Perdeu somente quando foi eliminado já na quarta fase da Copa do Brasil, pela Ponte Preta - após passar por três fases anteriores. No mais, conseguiu a classificação na pré-fase do Nordestão e venceu três disputas até conquistar o título do Campeonato Pernambucano. “Diria que (o mata-mata) força você a ter mais equilíbrio no jogo na disputa. É você entender que o primeiro jogo, por a gente fazer o jogo em casa, precisamos buscar nos impor, vai ter apoio do torcedor, vamos procurar fazer jogo onde nos dê qualquer vantagem, sem desorganização, sem oba-oba, para não acabar tendo uma surpresa negativa”, pontuou o treinador.

Santa Cruz em mata-matas em 2018

3 competições
3 eliminações
4 partidas
4 derrotas
10 gols sofridos
1 gol marcado

Copa do Brasil (primeira fase, jogo único)
Fluminense-BA 2 x 0 Santa Cruz

Copa do Nordeste (quartas de final)
ABC 1 x 0 Santa Cruz
Santa Cruz 1 x 4 ABC

Campeonato Pernambucano (quartas de final, jogo único)
Sport 3 x 0 Santa Cruz

Santa Cruz em mata-matas em 2017

3 competições
3 eliminações
2 classificações
10 partidas
5 vitórias
2 empates
3 derrotas
9 gols sofridos
6 gol marcado

Copa do Brasil (oitavas de final)*
Santa Cruz 0 x 0 Atlético-PR
Atlético-PR 2 x 0 Santa Cruz

Campeonato Pernambucano (disputa pelo 3º lugar)
Santa Cruz 1 x 1 Náutico
Náutico 1 x 2 Santa Cruz 

Copa do Nordeste (semifinal)
Sport 1 x 2 Santa Cruz
Santa Cruz 0 x 2 Sport

Campeonato Pernambucano (semifinal)
Santa Cruz 1 x 0 Salgueiro
Salgueiro 2 x 0 Santa Cruz

Copa do Nordeste (quartas de final)
Itabaiana 0 x 1 Santa Cruz
Santa Cruz 1 x 0 Itabaiana

*Santa Cruz iniciou na competição nesta fase.