Santa Cruz

SANTA CRUZ

Com dez atletas da base integrados, Santa Cruz terá elenco mais jovem para começar 2019

Média de idade tende a cair em relação ao time que terminou a Série C; direção começa a discutir reforços e contratação do técnico a partir desta semana

postado em 20/10/2018 15:00 / atualizado em 18/10/2018 14:48

Santa Cruz/Divulgação
Ao que tudo indica, o Santa Cruz terá um time jovem, bastante jovem para começar 2019. Com o planejamento de subir entre 10 e 15 atletas das divisões de base para compor o elenco principal, a direção de futebol tem no trabalho que vem sendo desenvolvido neste o ano o alicerce para colocar em ação o plano de integrar a garotada ao grupo principal. A ação é uma maneira de aliar o desenvolvimento de um plantel de baixo custo com a maior possibilidade de encontrar e lançar bons valores caseiros para o seguimento da temporada.

Destaques no Campeonato Brasileiro de Aspirantes (sub-23), dez atletas já têm presença garantida no time que começará a pré-temporada, na primeira quinzena de novembro. Com tantos jovens sendo integrados, a primeira consequência imediata é uma baixa na média de idade. A equipe titular que terminou a Série C, por exemplo, tinha 29,2 anos de média. Somadas as idades apenas dos nove jogadores do elenco profissional que atualmente têm contrato para seguir no Arruda e que, neste momento, tendem a ser titulares em 2019, o número cai para 26,4 anos. Se forem somados os dez jogadores da base já integrados, a queda vai para 23,6 anos.
 
“A partir do momento que a gente tem um contingente maior de atletas da base essa média de idade tende a cair”, avaliou com naturalidade o vice-presidente de futebol do clube, Felipe Rêgo Barros. “Tudo está sendo realizado à base de muito planejamento, muita integração e profissionalismo”, ressaltou.
 
De acordo com o dirigente, as primeiras contratações do Santa Cruz visando as quatro disputas do ano, o Campeonato Pernambucano, as Copas do Nordeste e do Brasil, além da última e mais importante, o Campeonato Brasileiro da Série C, serão discutidas a partir desta semana. Com definições em curso, Rêgo Barros afirmou que o perfil dos reforços, se mais novos ou mais experientes (a fim de dar um equilíbrio ao grupo), dependerá das considerações do futuro técnico. 
 
“Essa avaliação, se contrataremos jogadores mais novos ou mais velhos, será feita por nós em conjunto com o novo treinador. A gente vai oferecê-lo o elenco que temos na casa e sentaremos para discutir em cima dele. Mas ressalto que temos no elenco uma mescla entre jogadores experientes, de meia idade que despontaram e de pratas da casa que já têm boa experiência”, afirmou. No planejamento, o Tricolor estima para o ano que vem uma folha salarial que gire em torno de R$ 250 mil - tal qual foi em 2019.

Renovações

Em meio ao processo de formulação do elenco, o Santa Cruz ainda trabalha para sacramentar algumas renovações de contrato. Casos do lateral direito Vítor (36 anos), do zagueiro Sandoval (32) e do meia-atacante Jailson (26). Os dois primeiros têm maior chance de ficar, enquanto o último quer uma valorização - aumento salarial. Caso obtenha êxito, o Tricolor consequentemente terá em contrapartida o ganho de mais “rodagem” no grupo. 

Base testada

Apesar de conviver com um longínquo problema relativo à falta de um centro de treinamento, o Santa Cruz conseguiu neste ano montar times fortes nas divisões de base.  a disputa do Campeonato Brasileiro de Aspirantes, onde acabou eliminado na primeira fase, na sexta colocação do Grupo B, com cinco pontos, após enfrentar clubes como Grêmio e o São Paulo, e possuem tradição nas suas categorias de base. 
 
Pelo Campeonato Pernambucano, o Tricolor está atualmente na semifinal do sub-20 (enfrenta o América neste domingo, às 18h, no Ademir Cunha); foi eliminado na semifinal do sub-17 para o Sport; e está na final do sub-15 (enfrenta o Sport na próxima quarta-feira, às 15h, na Ilha, após perder o jogo de ida em casa por 1 a 0). 
 
“Essa equipe de transição que foi criada no Santa, o sub-23, já foi uma equipe montada visando isso (montagem do elenco) para 2019. É um projeto da diretoria do profissional, e da diretoria da base, de utilizar esses garotos no Estadual de 2019. Por isso, a partir desse trabalho que está sendo desenvolvido hoje temos dez jogadores predefinidos para a pré-temporada 2019, oriundos dessa equipe de transição”, afirmou o técnico do sub-20 e sub-23 do clube, Rômulo Oliveira. 

“Jogamos Brasileiro, entramos no estadual e agora estamos entrando na Copa do Nordeste (sub-20). São atletas que chegam de competições de alto nível e estão prontos para compor o elenco”, pontuou o técnico.

Jogadores com contrato para 2019

Ricardo Ernesto (goleiro) - 31 anos
Danny Morais (zagueiro) - 33 anos
Eduardo (volante) - 23 anos
Charles (volante) - 23 anos
Geovani (meia) - 25 anos
Hericlis (meia) - 22 anos
Jeremias (meia-atacante) - 21 anos
Augusto (atacante) - 27 anos
Pipico (atacante) - 33 anos

Atletas do sub-23 integrados

Augusto Potiguar (lateral direito) - 23 anos
Warley (lateral direito) - 19 anos
João Victor (zagueiro) - 19 anos
Jeffinho (volante) - 23 anos
Caetano (volante) - 21 anos
Ítalo Henrique (volante) - 20 anos
Paulo Victor (atacante) - 18 anos
Elias (atacante) - 18 anos
Sillas Gomes (atacante) - 23 anos
Wallyson Pequeno (atacante) - 19 anos