Santa Cruz

SANTA CRUZ

Sem lesões na pré-temporada, preparação física do Santa Cruz tem elenco pronto para estreia

Fisiologista Marcos Galgaro vê grupo homogêneo e em evolução para início da temporada, na próxima terça-feira, contra o Botafogo-PB, em João Pessoa

postado em 13/01/2019 12:00 / atualizado em 13/01/2019 13:09

Jota Santana/Santa Cruz
Com um núcleo de profissionais trabalhando em conjunto, de maneira multidisciplinar, o Santa Cruz encerra a pré-temporada de 2019 com um saldo bastante positivo. Primeiramente, porque de acordo com o departamento de fisiologia do clube, os atletas irão estrear na próxima terça-feira, contra o Botafogo-PB, pela Copa do Nordeste, em condições propícias para atuar em alto rendimento. E, além disso, o grupo coral atravessou os cerca de 40 dias de treinos, jogos-treinos e amistoso sem somar nenhuma lesão que levasse a necessidade de maiores cuidados do departamento médico.  

Fisiologista do Santa Cruz, Marcos Galgaro, trazido pelo técnico Leston Júnior (com quem trabalhou no Botafogo-PB no ano passado), afirmou que parte do trabalho foi facilitado pela forma como os jogadores se apresentaram para a pré-temporada, em 3 de dezembro. “Muitos atletas se apresentaram em condições ideais. E hoje estão com o percentual de gordura e massa muscular propícia para o alto rendimento”, destacou.

Para fazer o grupo ficar homogêneo e evoluir no quesito fôlego, uma série de providências foram tomadas ao longo das semanas. Um planejamento foi seguido à risca. O uso da tecnologia com ferramentas como o “Firstbeat” (carga interna) e o “Catapult” (carga externa) foram utilizadas, aliadas aos três pilares fundamentais da preparação física: treinamento, descanso (a recuperação) e alimentação. 

“Pudemos contar com uma equipe multidisciplinar, que tem fisioterapeuta, médico sempre à disposição e toda a estrutura que o clube deu... Ficamos em um hotel fora do centro da cidade, com os atletas em um bom nível de descanso, alimentação, bons campos. O resultado vamos colher ao longo do ano”, ressaltou Galgaro.

Satisfeito com a evolução física do elenco, o técnico Leston Júnior também comemorou o balanço da pré-temporada. “Sempre é válido destacar que estamos vindo com a maior parte do grupo de um período de inatividade de cerca de cem dias. Conduzimos a pré-temporada com um controle carga para não perder ninguém e conseguimos êxito com mérito dos departamentos físico e de fisiologia, que vêm controlando bem isso”, pontuou.