Santa Cruz

SANTA CRUZ

Após vistoria, Arruda é liberado para receber Clássico das Multidões entre Santa Cruz e Sport

Gramado do estádio tricolor vinha passando por tratamento para melhoria das condições desde outubro de 2018; Presidente coral confirmou a liberação

postado em 14/02/2019 18:04

Divulgação/Santa Cruz
Finalmente, o Santa Cruz vai poder estrear na temporada 2019 em sua casa. Após levar os primeiros quatro jogos como mandante do ano para a Arena Pernambuco, o Tricolor terá o reforço do Arruda no primeiro Clássico das Multidões da atual edição do Campeonato Pernambucano. A situação mudou depois da terceira vistoria realizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no local, que liberou o gramado para a prática do futebol. 

A estimativa inicial para a liberação do gramado do estádio do Arruda era para a estréia no Campeonato Pernambucano, contra o América-PE, jogo que ocorreu no dia 20 de janeiro. O Santa Cruz havia tentado liberar seu campo para os jogos contra Bahia e ABC, pela Copa do Nordeste, ocasiões em que as condições da cobertura vegetal foram reprovadas a partir de vistorias da CBF e da Federação Pernambucana de Futebol (FPF).

Nesta quinta-feira, os profissionais responsáveis pela inspeção do gramado do Arruda se agradaram ao ver a condição do campo e deram parecer favorável à liberação. Segundo, o presidente do Santa Cruz, Constantino Júnior, a partida está assegurada para o reduto coral e os ingressos para a partida começam a ser comercializados na próxima sexta-feira. “Foi feita a vistoria e o gramado está liberado. O jogo será no Arruda. Os ingressos começam a ser comercializados na sexta-feira”, contou o mandatário coral.

O Clássico das Emoções diante do Sport será o primeiro jogo do time profissional do Santa Cruz que o Arruda receberá desde a vitória coral contra o Operário-PR, pelas quartas de final da Série C de 2018. A partida também marcará o 400º embate entre as equipes pelo Campeonato Pernambucano. 

Entenda o caso

Alvo de críticas de adversários e dos próprios corais na temporada passada, o gramado do Arruda precisava de cuidados. Assim, o processo de renovação foi iniciado em outubro de 2018 e orçado em torno de R$ 100 mil. Devido a isso, o Santa Cruz precisaria fazer o início de sua pré-temporada em outras praças, para tal, foram escolhidos o Centro de Treinamento do Clube Português, em Aldeia e, após a inauguração do primeiro campo, o Centro de Treinamento Ninho das Cobras. 

Até o momento, foram investidos, segundo o Núcleo de Gestão do Clube, R$ 200 mil em tabletes de grama do tipo Bermuda Celebration, o mesmo utilizado em Arenas de Copa do Mundo em 2014, como a Arena de Pernambuco, o Mineirão e o Maracanã, para a troca de 80% da cobertura vegetal do Arruda.